21862      

Últimas Receitas Pesquisadas:"BOLO DE LARANJA de chorar por mais" "Pudim de Laranja Fácil"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Dúvida em relação à Tintureira
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Dúvida em relação à Tintureira  (Lida 27736 vezes)
Dama do Lago
Aventureiro da Cozinha
**

« em: Setembro 15, 2007, 16:27:29 pm »

Caros Todos,

Noutro dia comprei duas postas de tintureira, para experimentar. Nunca tinha provado nem sabia como é que se cozinhava, mas como achei que havia de ser parecido com o cação, fiz uma sopa de coentros com uma delas. Acontece que, quando fui provar, achei o peixe... amargo  Huh
Alguém me pode dizer se aquilo é mesmo assim ? Ou será que meti água  Huh ??

Agora tenho ali a outra posta congelada e não sei bem o que lhe hei-de fazer... dicas aceitam-se...
Registado
ken
Cozinheiro

« Responder #1 em: Setembro 15, 2007, 20:22:27 pm »

tintureira é um tubarão ...

há quem a faça como cação mas...

Registado

If Barbie is so popular, why do you have to buy her friends?
http://my-2ndchance.blogspot.com/
Dama do Lago
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #2 em: Setembro 15, 2007, 20:26:05 pm »

Mas é amargo Huh ?
Registado
ken
Cozinheiro

« Responder #3 em: Setembro 16, 2007, 15:29:45 pm »

pois , isso não sei ,  porque nunca comi

Registado

ken
Cozinheiro

« Responder #4 em: Setembro 16, 2007, 15:35:18 pm »

ok, pronto , vou ser curto e grosso  Shocked

é um peixe de pouco valor comercial , que se utiliza sobretudo nas caldeiradas

para rentabilizar comercialmente as ditas .

costuma-se exportar para espanha , mas nem sei se é para secar ou outra coisa qualquer .

Lips Sealed Lips Sealed Lips Sealed
Registado

hydros
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #5 em: Setembro 16, 2007, 22:00:39 pm »

Muito bem,

Para acabar com as dúvidas sobre a tintureira, aqui vai :
Portugal pratica a pesca de tubarão desde a década de 80, inicialmente apenas em Sesimbra e, posteriormente, um pouco por todo o lado. Este tipo de pesca tem tendência a ser reduzido uma vez que certas espécias de tubarão como é o caso da tintureira, aliás tubarão azul (ver link http://www.horta.uac.pt/species/Piscis/Condrichthyes/Carcharhiniformes/Carcharhinidae/Prionace_glauca/Prionace_glauca.html).

Embora de pouco valor gastronómico, tal como todos os tubarões de médio/grande porte, cerca de 25% do seu corpo é constituído pelo fígado. E aqui reside o principal factor que nos leva a exportá-lo para Espanha, não é para secar, é para proceder à extracção de Vitamina A, abundante no seu óleo, que é depois utilizada na manufactura de cosméticos. Voilá !

De resto e para que se saiba, apenas tenho os valores de meados da década de 80 em que nós (Portugueses) vendíamos o Tubarão inteiro a 800$00/Kg aos Espanhóis para depois comprar-mos o óleo a cerca de 8.000$00/l. Bom negócio não ?! Visto que a sua pesca é bastante perigosa para o homem.

Gastronomicamente, pode ser preparado como se faz com o espadarte mas fica muito seco, outra tentativa é como se faz o atum fresco - de tomatada ou cebolada. De qualquer das formas terá que ser muito bem condimentado para que não se sinta o seu sabor característico.

Atenção, porque se trata de um peixe cujo consumo incrementa (e muito) os níveis de ácido úrico.

As postas vendidas embaladas e ultra-congeladas não costumam deixar sabor quase nenhum, pois já foram tratadas, se for o caso é de desconfiar pois como todos os cartilagíneos é um peixe que passa a uma fase de decomposição muito rapidamente (efeito do ácido úrico em excesso). Neste caso ao descongelar deixa um cheiro fenílico intenso.

Eu costumo comer tubarão, mando vir por um amigo dos Açores, e não é só do Azul...

Bons petiscos.
Registado
ddar
Petiscólico

« Responder #6 em: Setembro 17, 2007, 09:56:46 am »

Há uns dias comprei uma posta de tintureira - dessas ultra-congeladas - para experimentar pois nunca tinha comido.
Juntamente com essa comprei uma posta de perca. Grelhei ambas.
Confesso que não apreciamos muito, apesar de não notar nenhum sabor amargo, mas achei muito mole e ... nada de especial.
Experiências!
Registado

Cris
Servente de Cozinha

« Responder #7 em: Setembro 17, 2007, 11:36:13 am »

Curiosamente, hoje aqui no refeitório a ementa incluí tintureira panada... Ainda não tenho feedback pois ninguem optou por isso ehehe
Se almoçasse provaria pois sou louca por panados  Grin
Registado

Silence is the most powerful scream.
olie
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Setembro 17, 2007, 17:33:42 pm »

Encontrei esta receita de tintureira numa visita ao blog da colher de pau, tem optimo aspecto... talvez te possa ajudar, ora espreita aqui

http://paracozinhar.blogspot.com/2007/09/tintureira-com-molho-de-mangerico.html
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Dúvida em relação à Tintureira
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar