21666      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Tarte de natas (Bimby)" "Coelho Assado no Forno Fácil"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: caramelo caseiro
Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: caramelo caseiro  (Lida 60419 vezes)
joanavazcruz
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Junho 17, 2008, 21:58:16 pm »

oi jeitosas Kiss Wink

Alguem me diz p.f. quando se faz caramelo caseiro normalmente usa-se logo para barrar a forma, e se quisermos fazer caramelo e guardar num recepiente para usos futuros?

È q o meu fica duro duro duro Shocked Cry

O que estarei a fazer de mal Undecided

Já agora eu faço a "olhometro" voces usam alguma medida?Huh

Desculpem lá os montes de perguntas (quase quase q preciso de tirar um curso)
Registado
amazonas
Cozinheiro

« Responder #1 em: Junho 17, 2008, 22:15:32 pm »

Olá  Wink,

podes fazer o caramelo em casa e guardá-lo em frascos, no frigorífico, sem que ele endureça.
Faz da seguinte forma: colocas num tachinho bem alto a mesma quantidade de água e açúcar, deixas ferver e quando atingir o ponto de caramelo (ou seja, quando atingir uma cor acastanhada), altura em que supostamente desligarias o lume, juntas um pouco de água quente (atenção aqui, pois tens de colocar a água aos poucos, caso contrário pode sair tudo para fora e queimares-te) e deixas fervilhar durante alguns segundos (ou aproximadamente 1 minuto). Depois, é só deixares arrefecer, colocar em frasquinhos que esterilizaste previamente e guardar no frigorífico até à próxima utilização.

Fácil, não é?  Wink

Espero ter ajudado.

Kiss Kiss Kiss Kiss Kiss
Registado

Morango e Menta
fiorenza
Petiscólico

« Responder #2 em: Junho 17, 2008, 22:16:00 pm »

só sei que nao se deve mexer o caramelo porque senao ele fica com grumos...mas nao sei mais segredos..Sad
Registado
joanavazcruz
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #3 em: Junho 17, 2008, 22:50:03 pm »

é pá agora o meu cerebro deu um nó cego Roll Eyes

não mexer?o caramelo? deixo-o estar ali a ganhar cor e depois desligo?

é pá desculpem mas pelos visto tenho mt dificuldade com as coisas (supostamente) faceis
Registado
BocaDoce
Visitante
« Responder #4 em: Junho 18, 2008, 01:21:35 am »

Não se deve mexer com a colher de pau, porque fica em pedra agarrado à colher e não só...vai-se girando a frigideira, fazendo o molho girar.
Eu não gosto do caramelo queimado, gosto dele dourado...como já disseram, quando chega à cor desejada, junta-se água (eu junto mesmo fria) para parar de caramelizar...depois deixa-se ferver até fazer o ponto.
nunca guardei, faço sempre para utilizar na hora...mas se o teu fica duro é porque deixaste num ponto muito forte...é juntar um pouco mais de água e levar ao lume até ficar mais fluido.

« Última modificação: Junho 18, 2008, 01:24:01 am por BocaDoce » Registado
Ena
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #5 em: Junho 18, 2008, 09:50:58 am »

(atenção aqui, pois tens de colocar a água aos poucos, caso contrário pode sair tudo para fora e queimares-te)
CUIDADO !!!! Shocked
Da ultima vez k fiz caramelo(á 1 mes e meio+/-), estava com pressa....... resultado.....
tenho 4 dedos da mao esq. com queimaduras de 2ºgrau profundo(como me disseram no hospital)
Passado este tempo todo ainda não esta completamente cicatrizado, por isso volto a recomendar....
TENHAM MUITO CUIDADO
Registado
rosalina
Petiscólico

« Responder #6 em: Junho 18, 2008, 09:57:39 am »

Concordo completamente com a Ena. Pois já alguns me aconteceu a mim também e ainda hoje tenho a marca no dedo que queimei. Tem que ser realmente com muito cuidado
Registado
danimira
Mestre de Culinária

« Responder #7 em: Junho 18, 2008, 12:04:50 pm »

Atenção que o açúcar fica caramelo a 145ºC! Muito mais que os 100ºC da água a ferver, e esta já faz umas ricas queimaduras... É preciso ter sempre cuidado..  Wink
Registado

joanavazcruz
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Junho 18, 2008, 20:22:36 pm »

obrigado pelos concelho é q eu sou mt azelha (mãos de manteiga mesmo)

terei cuidado Kiss
Registado
CEREJA35
Servente de Cozinha

« Responder #9 em: Junho 26, 2008, 15:18:42 pm »

eu quando preciso de caramelo, pego no carro, dirigo-me ao super mais próximo, tiro da prateleira, dirigo-me á cx, pago e já esta pronto a utilizar Grin
Não queima e não suja loiça Grin Grin
Registado
rosalina
Petiscólico

« Responder #10 em: Junho 26, 2008, 15:43:12 pm »

eu quando preciso de caramelo, pego no carro, dirigo-me ao super mais próximo, tiro da prateleira, dirigo-me á cx, pago e já esta pronto a utilizar Grin
Não queima e não suja loiça Grin Grin

Assim é muito mais prático e não perdes tanto tempo a fazer Cool Cool
Registado
BocaDoce
Visitante
« Responder #11 em: Junho 27, 2008, 02:47:33 am »

Mas não é tão bom e nem fica tão bonito...há coisas como os molotofes que uso desse, mas na maioria das coisas prefiro fazer...acho o de compra demasiado queimado, eu gosto dele douradinho, não escuro.
Registado
CEREJA35
Servente de Cozinha

« Responder #12 em: Junho 27, 2008, 10:41:37 am »

nem que o caramelo de compra fosse roxo ás bolinhas azuis e não ficasse a condizer com o pudim cor de laranja! Eu comprava na mesma
Registado
rosalina
Petiscólico

« Responder #13 em: Junho 27, 2008, 10:45:07 am »

nem que o caramelo de compra fosse roxo ás bolinhas azuis e não ficasse a condizer com o pudim cor de laranja! Eu comprava na mesma

Ficava o pudim mais fixe  laugh laugh
Registado
Ena
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #14 em: Junho 27, 2008, 11:29:28 am »

Eu tambem uso quase sempre o de compra...... mas naquele dia queria fazer a decoração
de um semifrio ( folhas e arabescos em relevo) e só o caseiro é que fica solido para esse
tipo de coisas...... acabou por não sair nada, a não ser um fogão sujo e uma mão bastante queimada. Shocked
Registado
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: caramelo caseiro
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar