Petiscos
Outubro 22, 2014, 22:55:26 pm *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Moamba de Galinha do Mateus (pois, de Angola e com fotos)  (Lida 39930 vezes)
J&S
Mestre de Culinária

« em: Agosto 21, 2008, 14:23:58 pm »

Esta é uma receita antiga — de um clássico africano, a interpretação do Mateus, que era o bem-amado cozinheiro da avó da S. lá na fazenda que tinham em Angola...

(etc, lol...)

Tempera-se um frango grande, sem pele e partido aos bocados, com uma pasta grossa que se faz misturando 8 dentes de alho esmagados, sal, jindungo seco, desfeito, a gosto — aqui é sempre muito — e óleo de palma liquefeito, só um pouco, para ligar a mistura. Deixa-se o frango absorver os temperos — no frigorífico, claro — durante pelo menos um par de horas.

Para dentro de uma panela grande, cortam-se 400g de abóbora e 3 cebolas grandes em cubos, a que se juntam 100/150ml de óleo de palma — o chamado azeite-de-dendê — e refoga-se um pouco. Adicionam-se então os pedaços de frango, tentando fazer com que fiquem todos levemente dourados de ambos os lados e rectificam-se o sal e o picante. Cobre-se depois o frango com água e deixa-se cozinhar, com o lume no mínimo e a panela destapada — para o molho ir reduzindo — durante mais ou menos 40 ou 45 minutos.

Lavam-se 400/500g de quiabos, a que se removem os pedúnculos, caso os tenham. Se forem grandes, cortam-se ao meio no sentido da largura e juntam-se ao cozinhado, que se deixa ao lume mais um quarto de hora para a goma do interior dos quiabos sair e se incorporar no molho.

Enquanto isto, vai-se fazendo o acompanhamento — o pirão. Para nós os dois e a acompanhar um frango grande, costumamos usar 350/400g de carolo de milho. Deita-se num tacho 1 litro de água e espera-se que ferva. Tempera-se de sal a gosto. Para dentro desta água se vai depois vertendo, muito lentamente, o carolo de milho, mexendo sempre e deixando-o cozinhar entre as adições. Quando a mistura de milho e água parecer uma papa mole, deixa-se de se adicionar o carolo e, mexendo sempre, espera-se que engrosse até ficar consistente. Quando a consistência da pasta já dificultar muito o movimento da colher de pau, desliga-se o lume — está pronto. Ao arrefecer até à temperatura de ser consumido, o pirão engrossará ainda mais.

Fica óptimo. No Inverno, aconchegue-se com um tinto encorpado. De Verão, regue-se com cerveja.

Mais e melhor, com links para aquelas coisas que causam dúvidas (e isso)

@ o covil dos ratinhos (bebés) que bebem...

Registado

Never argue with an idiot. They drag you down to their level, then beat you with experience.

— Dilbert's Rules of Order.

E este é o link para o nosso blog, que está muito bonito, muito bem feito, lol.
carmelina
Petiscólico

no poupar é que está o ganho

« Responder #1 em: Agosto 30, 2008, 21:10:07 pm »

Ainda gostava de experimentar uma receita de moamba, mas como não tenho nenhun conhecimento de certos produtos, fico sempre sem perceber ou melhor saber o que posso substituir, uma vez que vivo longe da cidade grande onde se encontra de tudo....
óleo de palma liquefeito - onde se adquire? -pode ser substituído?
pirão?
carolo de milho = farinha de milho?
Obrigada
carmelina
Registado
MariaCity
Cozinheiro

« Responder #2 em: Agosto 30, 2008, 21:16:21 pm »

eu ainda nao tinha aberto o topico e ja estava a babar......

nunca tentei fazer em casa... sera dificil?Huh

Kiss

Registado
J&S
Mestre de Culinária

« Responder #3 em: Agosto 30, 2008, 21:46:09 pm »

carmelina, Oleo de palma podes encontrar em qualquer hiper ou super mercado. Pode ser liquido ou tipo "manteiga" dentro de um frasco de vidro. Costuma haver na zona de comidas internacionais no hipermercados. Se  não tiveres hipermercados perto, vai a um supermercado e pergunta a uma empregada, decerteza que há. Pede oleo de denden ou palma.
Pirao é o nome da "pasta" feita com o milho e a agua
carolo de milho é uma farinha de milho mas menos fina, costuma haver em todo o lado da Globo também é usada para aquelas papas doces de milho, de certo que conheces.

Maria City
Dificil... nao!! o mais dificil é picar a cebola que faz sempre chorar Tongue
a serio é so juntar os ingredientes conforme a receita. A receita pode parecer que tem muitas voltas mas é porque esta tudo descrito para que calhe sempre bem nem que seja a primeira vez.
O pirao, desde que nao faças com o fogo no maximo para nao queimar e que nao adiciones muita farrinha de cada vez para nao ficar muito grosso tambem nao tem nada demais, exprimenta, vais ver que é bom... Com umas cervejinhas a acompanhar. Se fizeres, nao te esqueças de dizer como ficou Smiley
Registado

Never argue with an idiot. They drag you down to their level, then beat you with experience.

Anocas-Pipocas
Petiscólico

« Responder #4 em: Setembro 02, 2008, 08:00:53 am »

Muitas palminhas j.. e sara  Smiley
Sou uma apreciadora de comida africana. Está tudo muito bem explicado, vou fazer.
Bjocas
Registado

patyxa
Visitante
« Responder #5 em: Fevereiro 24, 2009, 09:27:06 am »

Eu adoro esta comidinha, quando era mais nova comia tanto! Nunca fiz, mas ja esta guardada para fazer! Wink
Registado
jcmac
Cozinheiro

« Responder #6 em: Fevereiro 25, 2009, 22:05:48 pm »

Xiiiiiiiiiii, já há tanto tempo que não como uma Moamba de Galinha  Babar!
E esta deve ser deliciosa  Wink!

j..., só tenho uma pequena dúvida: sempre que comi a moamba era acompanhada por funge e não por pirão. Aliás, do pouco que sei o funge é o acompanhamento tradicional de vários pratos angolanos e principalmente daqueles que levam óleo de palma. Pirão nunca sequer ouvi falar  Huh!
Registado

http://bichanosdoporto.blogspot.com/

"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)
kindin
Petiscólico

Aprender é a melhor coisa da vida!!!

« Responder #7 em: Fevereiro 25, 2009, 22:25:51 pm »

Adorei. Lindo, lindo
Registado

Kika_18
Cozinheiro

« Responder #8 em: Fevereiro 25, 2009, 22:38:46 pm »

Gosto bastante deste prato, não fosse a minha mãe Angolana. Costumo comer quando vou à casa de um primo angolano que tem uma mão para a cozinha upa upa.
Cá em casa nunca experimentamos fazer mas quem sabe um dia..
Registado
patyxa
Visitante
« Responder #9 em: Fevereiro 25, 2009, 22:50:37 pm »

O meu pai tb é angolano, qdo vivia no Seixal ia muito a um restaurante na Arrentela que se chama Os Bons Amigos, tem muitos pratos africanos...
Este prato é mesmo uma maravilha!  Babar
Registado
tita15
Petiscólico

Dê asas à sua imaginação

« Responder #10 em: Fevereiro 26, 2009, 11:47:50 am »

Há muito tempo que ouço falar em Moamba de Galinha,e tenho imensa vontade de experimentar,o pior é arranjar alguns dos ingredientes,o óleo de palma eu conheço o pior são os outros imgredientes como por exemplo o jim... jim o quê?  e quiabos ,também não conheço.
Registado

Tudo o que é bom dura o suficiente para que se torne inesquecível
J&S
Mestre de Culinária

« Responder #11 em: Fevereiro 26, 2009, 23:02:07 pm »

obrigado ppl Smiley

Há muito tempo que ouço falar em Moamba de Galinha,e tenho imensa vontade de experimentar,o pior é arranjar alguns dos ingredientes,o óleo de palma eu conheço o pior são os outros imgredientes como por exemplo o jim... jim o quê?  e quiabos ,também não conheço.

são todos razoavelmente fáceis de arranjar.

jindungo seco pode ser substituído com facilidade por malaguetas secas, daquelas que se vendem pré-embaladas em qualquer supermercado (até há quem diga que são a mesma coisa);

quiabos... costumam existir nos hipermercados, normalmente na zona dos cogumelos (frescos), maçarocas de milho fresco embalado em vácuo, saladas «gourmet» pré-embaladas... etc..

aí fica uma imagem:

« Última modificação: Fevereiro 26, 2009, 23:06:35 pm por j... » Registado

J&S
Mestre de Culinária

« Responder #12 em: Fevereiro 26, 2009, 23:05:15 pm »

Xiiiiiiiiiii, já há tanto tempo que não como uma Moamba de Galinha  Babar!
E esta deve ser deliciosa  Wink!

j..., só tenho uma pequena dúvida: sempre que comi a moamba era acompanhada por funge e não por pirão. Aliás, do pouco que sei o funge é o acompanhamento tradicional de vários pratos angolanos e principalmente daqueles que levam óleo de palma. Pirão nunca sequer ouvi falar  Huh!

thankie! Smiley

tanto quanto consegui apurar, são palavras que indicam a mesma coisa.

de http://pt.wikipedia.org/wiki/Funge ...

«Funge ou pirão é um acompanhamento culinário típico de Angola, confeccionado com farinha de milho ou de mandioca.»

P.S.

vi o blog. aquilo que andam a fazer com os bichanos é louvável.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2009, 23:15:35 pm por j... » Registado

ana_carina
Petiscólico

« Responder #13 em: Fevereiro 27, 2009, 10:40:14 am »

Por acaso nunca comi, mas tenho curiosidade de experimentar
Registado

Já tenho o meu blog Smiley

http://www.prazeresegourmet.blogspot.com
bombokita
Petiscólico

1 aninho e meio de casada...

« Responder #14 em: Fevereiro 27, 2009, 19:20:48 pm »

bemmmmmmmmmm os teus topicos sao sempre uma AGRADAVEL supresa!!! sempre!!! e o PIRÃO???!!!! bem nunca ouvi tal!!! aprendo sempre BASTANTE GASTRONOMIA CTG!!! Grin

nunca comi moamba, mas a foto tem um aspectooooooooooooooooo DELICIOSO!!! MESMO!!!!

Enfim resumo GOSTEI DE TUDO!! bom bom era ter ido a tua casa comer!!! Roll Eyes

PS: esta a gostar da intrudoção do "bla bla bla LOL" heheheheh a pensar q ias contar a historia Oh! Cheesy
Registado

O verdadeiro amor não tem final feliz porque simplesmente não tem final!
http://atrofatemcozinheira.blogspot.com/
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: