21316      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Sopa de feijão verde" "pudim colchao de noiva"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: espargos
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: espargos  (Lida 19179 vezes)
primata
Mestre de Culinária

« em: Janeiro 26, 2008, 23:19:43 »

amigas
hoje a minha vizinha deu-me espargos e disse-me k foi o marido k apanhou,só k o meu marido disse-me k era mlhor não os utilizar porke podiam não ser bons.
alguem conhece os k sao bons para comer? como se conhecem?
se me poderem ajudar...
bigada
Registado
Anocas-Pipocas
Petiscólico

« Responder #1 em: Janeiro 26, 2008, 23:39:20 »

Espargos , julgo que os que se cultivam ou nascem naturalmente são todos bons para comer.
É habito dizer isso dos cogumelos, nem todos se podem comer.

Vamos aguardar por mais comentário de outras Meninas/os.
Posso até estar a dizer uma grande burrada. Wink
 Kiss Kiss
Registado

ProserpinA
Visitante
« Responder #2 em: Janeiro 27, 2008, 08:47:05 »

os espargos não devem ser comidos por quem sofre de problemas renais, das vias urinárias e de gota.
Baci e ciao!
Registado
Betsy
Petiscólico

« Responder #3 em: Janeiro 27, 2008, 18:20:18 »

Até hoje ainda só comi espargos enlatados, e sinceramente detestei porque são moles e parece que não sabem a nada Grin
Registado
primata
Mestre de Culinária

« Responder #4 em: Janeiro 27, 2008, 20:58:25 »

pois, anocas eu tb acho k só os cogumelos são duvidosos mas o meu marido deixou-me apreensiva
Proserpina felizmente cá em casa ninguem sofre de problemas renais e de gota , mas de qualquer modo obrigada pelo aviso
BETSY
pois eu tb não gosto nada dos enlatados
obrigado a todas mas acho que vou mesmo fazer uma boa omolete de espargos
Registado
Missy
Mestre de Culinária

« Responder #5 em: Janeiro 27, 2008, 22:15:54 »

podes comer á vontade !

eu costumo cozer em água e sal, deixo arrefecer e depois como com maionese ou vinagreta Wink

Registado

primata
Mestre de Culinária

« Responder #6 em: Janeiro 27, 2008, 22:20:23 »

obrigada missy
pois vou mesmo come-los o meu marido é que me deixou apreensiva
Registado
ella
Mestre de Culinária

« Responder #7 em: Fevereiro 07, 2008, 22:11:42 »

Eu costumo comprer espargos frescos, dou-lhes uma boa lavadela e ponho a grelhar  Tongue depois deito sal marinho e azeite e como-os assim. Gosto bastante  Smiley
Registado
francisfar
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Setembro 12, 2008, 11:08:11 »

Bom, apesar desta resposta vir desactualizada para este ano.... será actualizada para o próximo ano.

Os espargos naturais (aqueles q crescem no campo...) fazem-se da seguinte forma:

Vão-se cortando em bocadinhos de cerca de 0,5cm até á parte onde começam a endurecer e atira-se a parte mais rija fora. Cozem-se em água com sal durante 20 min. Coa-se a água e reservam-se os espargos.

Faz-se uma omelete com ovos (o seu número depnde da quantidade de espargos), adicionando-se pão cortado em bocadinhos muito pequenos e os espargos. Envolve-se tudo muito bem e põe-se ao lume a fritar.

nham nham

atenção: como um amigo já referiu, cuidado com os rins (não é para assustar), mas no outro dia a urina fica um pouco verde... eu vejo isso antes como um depurante, se calhar um médico "inventa" logo uma doença... rsrsrs
« Última modificação: Setembro 12, 2008, 11:10:23 por francisfar » Registado
Moraedin
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #9 em: Setembro 13, 2008, 15:43:16 »

Bom, apesar desta resposta vir desactualizada para este ano.... será actualizada para o próximo ano.

Os espargos naturais (aqueles q crescem no campo...) fazem-se da seguinte forma:

Vão-se cortando em bocadinhos de cerca de 0,5cm até á parte onde começam a endurecer e atira-se a parte mais rija fora. Cozem-se em água com sal durante 20 min. Coa-se a água e reservam-se os espargos.

Faz-se uma omelete com ovos (o seu número depnde da quantidade de espargos), adicionando-se pão cortado em bocadinhos muito pequenos e os espargos. Envolve-se tudo muito bem e põe-se ao lume a fritar.

nham nham

atenção: como um amigo já referiu, cuidado com os rins (não é para assustar), mas no outro dia a urina fica um pouco verde... eu vejo isso antes como um depurante, se calhar um médico "inventa" logo uma doença... rsrsrs

Discordo totalmente. Cozer espargos é a pior maneira de os cozinhar, se bem que muito utilizada. O problema em cozer os espargos é que as suas moléculas de sabor são hidrosoluveis, ou seja, dissolvem-se na água, perdendo o espargo muito do seu sabor (provem a água onde cozeram os espargos e verão como sabe a espargos - indicação de que muitas das moléculas de sabor lá ficaram).

Isto é um problema que não se põe quando são cozinhados em gordura. Para mim, a melhor maneira de cozinhar espargos é salteá-los numa mistura de manteiga sem sal e azeite, que consegue extraír o melhor sabor deste vegetal. Outra opção, como já referiram, é grelhar os espargos na brasa ou sobre chama aberta, como o bico de um fogão a gás. Aí, é só esperar que a pele queime (fique negra mesmo) temperar com sal e comer.

Outra nota para o tempo de cozedura. 20 minutos é extremamente exagerado. As membranas celulares rompem e o espargo perde a sua textura, ficando mole e ensopado. Um tempo de cozedura breve, não mais do que 5 minutos, cozinha o espargo, mantém a estrutura celular quase intacta, o que resulta em vegetais estaladiços.

Se não gostarem da casca do espargo, tirem-na com um descascador e reservem. É óptima quando adicionada a um risotto de espargos para intensificar o sabor.

Bem, só os meus dois centimos.

Abraço
Jorge
« Última modificação: Setembro 13, 2008, 15:45:41 por Moraedin » Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: espargos
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar