20684      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Folar (bimby)" "Bolo de Casca de Banana"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Vegetariana  |  Tópico: Pudim de Tapioca - receita japonesa
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Pudim de Tapioca - receita japonesa  (Lida 2167 vezes)
DanSan
Petiscólico

« em: Agosto 23, 2012, 12:45:03 »

Hello!
Experimentei esta receita, do livro "Japão - Sabores do Mundo" - Edição EuroImpala.
É simples e adorei-a Cheesy

Quero só deixar aqui uma pequena nota para pessoas que possam não entender a cozinha vegetariana como deve ser. Eu não sou vegetariana mas pesquisei acerca do tema, isto porquê? Porque procurava algumas receitas mais saudáveis aqui no separador e deparei-me com comentários meio indignados nalguns tópicos que continham alimentos ou derivados animais.
Acho por bem referir que o termo vegetariano é muito abrangente. Dentro de uma dieta vegetariana temos várias sub-categorias, nessas sub-categorias pode haver inclusão de lacticíneos, mel, ovos, carnes branca e peixe e/ou frutos do mar.
Portanto, cada vegetariano tem o seu regime que pode ou não incluir alguns derivados animais.
Se a receita não se adequar ao regime da pessoa, passe à frente, mas não diga que não é vegetariana!
É tudo Smiley E espero que esclareça algumas pessoas, nomeadamente alguns vegetarianos.

Pudim de tapioca

Ingredientes:
70 gr de sementes de tapioca
70 gr de açúcar
6 dl de leite
2 dl de leite de côco
1 colher de sopa de alga ágar-ágar
morangos q.b.

Passe uma pequena forma rectangular por água fria e forre-a com película aderente; reserve.

Verta as sementes de tapioca numa panela e junte-lhe o açúcar e as duas qualidades de leite; leve ao lume, por 25 minutos, não esquecendo de mexer frequentemente o preparado no início da cozedura. No final junte a alga ágar-ágar à massa do pudim e mexa novamente, por mais dois minutos.

Retire a mistura do lume e verta-a na forma que preparou. Deixe o pudim arrefecer; leve-o ao frigorífico para solidificar.

Quando estiver pronto, retire-o do frigorífico; desenforme-o sobre um prato ou travessa e fatie-o. Decore com metades de morangos e sirva de seguida.

Sugestão: enriqueça o pudim adicionando um pau de canela ao leite quando o levar ao lume.

Eu utilizei uma forma de bolo inglês e esperei um pouco antes de despejar a mistura nela porque não sabia se a película aderente iria derreter com o calor.
O pudim, mesmo depois de solidificado, fica sempre mole, entre pudim e creme por isso o corte não é perfeito.
Podemos também, em vez de fazer toda a coisa da forma, despejar logo em forminhas individuais como se fosse arroz doce e assim nem precisamos de desenformar Wink
Nesta receita, eu não usei os morangos porque não tinha, como era só para guarnecer praticamente, tá-se bem Wink

« Última modificação: Agosto 30, 2012, 19:47:33 por DanSan » Registado

GraçaP
Cozinheiro

« Responder #1 em: Agosto 27, 2012, 09:51:38 »

DanSan fiquei interessada neste pudim, mas deparei com uma dúvida. Diz na receita que deve misturar as duas qualidades de leite, mas na receita - quantidades - só fala no leite de côco.
Pode dizer a quantidade do outro leite ?

Obrigada
Bons cozinhados
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Agosto 30, 2012, 19:48:57 »

Olá GraçaP!
Peço desculpa, já está corrigido! Confundi-me toda, troquei a quantidade e tudo e ainda por cima esqueci-me de um ingrediente XDDD
Mas já está corrigido Wink Muito obrigado pela chamada de atenção! Cheesy
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Vegetariana  |  Tópico: Pudim de Tapioca - receita japonesa
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar