21855      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Molho de tomate para cozinhar (bimby)" "Feijão Branco com carne de Porco"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Pedido de Receitas  |  Tópico: Colesterol alto
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Colesterol alto  (Lida 3549 vezes)
cmarques
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Novembro 21, 2012, 15:18:11 pm »

Olá a todos.
Sempre fui uma daquelas pessoas que come de tudo e não engorda Cheesy. mas nas ultimas analises que fiz, acusou o colesterol alto. O médico recomendou uma dieta de cozidos e grelhados, retirar os fritos e reduzir o sal.
A minha alimentação era á base de fritos ( panadinhos, salsichas,ovos estrelados, ambourgueres....)
 Venho aqui pedir a vossa ajuda, que carnes e peixes comer e como cozinha-los, acompanhamentos e por último que ervas devo usar para substituir o sal .

Aguardo as vossas respostas.

Bjins
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #1 em: Novembro 21, 2012, 23:56:17 pm »

Olá!
Sofremos do mesmo problema!
É tudo uma questão de moderarmos a nossa alimentação.
No meu caso não deixei de comer nada. Analisei os erros que tinha cometido desde a última vez que tinha medido os níveis de colesterol e a verdade é que, para além de se terem passado anos, a minha alimentação nesse espaço de tempo foi super descuidada. Houve uma altura em que comia imenso omeletes às 2 da manhã, comia imensa massa chinesa, muito ovos estrelados com torrada, poucas ou nenhumas verduras, bebia algumas bebidas alcoólicas, abusei nas gorduras (couratos nomeadamente), comia imenso marisco (lagostins e caranguejo principalmente), sempre que me apetecia um chocolate comia-o (o que eram muitas vezes) e comia imensas pizzas e comidas pré-feitas. Um abuso completo para o corpo. Também não faço muito exercício físico. Conclusão: sempre que me apeteceia algo, não me impedia de comer. E claro que só me apetecia comer porcarias Tongue
Ora, o que fiz foi controlar os meus impulsos: em vez de comer chocolate sempre que me apetece, tento pensar noutra coisa e como o chocolate quando achar que já se passou muito tempo desde a última vez que comi. Tento comer mais legumes cozidos como acompanhamento (em vez de hidratos de carbono - massas, arroz, pão - porque sou muito sedentária) e fruta. Tento comer sempre uma sopa antes da refeição para: encher-me logo um pouco e assim não como tanto à refeição e ingiro uma boa quantidade de verduras com a sopa Smiley Já só como pizzas socialmente. A massa chinesa é apenas um desenrasca. Tomo óleo de salmão como suplemento de ómega 3 antes das refeições (e garanto que resulta comigo, pelo menos em termo de memória Smiley Tento beber mais água ou chás. Cortei no açúcar em certas coisas (bebia leite com chocolate com açúcar e descobri que posso bebê-lo sem o açúcar, é bom na mesma). Por vezes uso adoçante à base de aspártamo em vez de açúcar para adoçar coisas. Troquei o leite meio-gordo pelo magro. Comecei a usar Becel Pro-Activ (peço desculpa pela publicidade, mas a verdade é que resulta), por vezes bebo aqueles iogurtinhos para reduzir também o colesterol, ou mesmo o leite Pro-Activ (depende sempre do dinheiro que há disponível). Deixei-me de comidas pesadas à noite e substituí-as por papas de aveia e sementes de linhaça.
Enfim, não me proíbo de comer nada. Simplesmente adicionei mais algumas coisas, não como fritos tantas vezes, vou dar uma voltinha a pé todos os dias, bebo mais água Smiley E tenho estado a baixar o animal. Agora tenho de ir medi-lo outra vez antes do Natal Wink
Boa sorte! O meu, da última vez que medi, estava a 231 mg/L. E o teu?
Registado

cmarques
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #2 em: Novembro 22, 2012, 14:33:23 pm »

Olá DanSan!
Antes de mais, os meus agradecimentos pela tua resposta, que me deixou um cadinho mais animada Cheesy. achei muito engraçado quando chamas-te o colesterol de "animal". Cheesy Relativamente aos valores há 3 semanas estavam a 251 mg/L.
Realmente no que diz respeito á alimentação sou uma abusadora das coisas que fazem mal á saude e também não faço nenhum exercicio fisico Embarrassed. Tenho uma bicicleta fixa em casa , mas falta a motivação.... sou bastante preguiçosa, e ir para o ginásio, nao há €.
Quanto ao  oleo de salmão que falas, desconheço, ( desculpa a minha ignorância) Embarrassed  é pra quê? e onde posso comprar? e já agora quanto custa? Wink

Obrigada pelas tuas dicas.
Bjinhos
Registado
CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #3 em: Novembro 22, 2012, 18:55:08 pm »

Eu acho que já não tenho o colesterol tão alto (embora me ande a portar pior... e portanto posso estar errada neste preciso momento...).

Mas há uns anos tinha 259 e em menos de 2 meses consegui baixar para 179 com:
caminhadas (praticamente todos os dias 50min), comia de tudo mas em menores quantidades e se era mais pesado comia no almoço mas nunca no jantar, cortei bastante nos doces (que gorduras nem são o meu fraco).

Boa sorte Smiley
Registado

cmarques
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #4 em: Novembro 23, 2012, 14:27:47 pm »

Eu acho que já não tenho o colesterol tão alto (embora me ande a portar pior... e portanto posso estar errada neste preciso momento...).

Mas há uns anos tinha 259 e em menos de 2 meses consegui baixar para 179 com:
caminhadas (praticamente todos os dias 50min), comia de tudo mas em menores quantidades e se era mais pesado comia no almoço mas nunca no jantar, cortei bastante nos doces (que gorduras nem são o meu fraco).

Boa sorte Smiley

Olá,
Eu nem sabia que o meu colesterol estava alto, sempre que fazia analises anuais dce rotina o medico dizia que estava tudo nos parametros normais e que eu estava de boa saúde.
Reparei que algo se passava,  porque ultimamente doia-me muito a cabeça e entao estava com a tensão alta, resultado de um colesterol alto.
Vou fazer uma dieta de cozidos e grelhados e daqui a dois meses repetir as analises.
 Obrigado pelo apoio. Smiley
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #5 em: Novembro 24, 2012, 22:31:12 pm »

Pois é, por vezes é só preciso mudar um pouco os nossos hábitos. Não precisamos de extremos, só moderação! Cheesy
O óleo de salmão vende-se em qualquer super ou hipermercado, nas secções de produtos naturais. São, geralmente, cápsulas (tipo as de óleo de fígado de bacalhau) e vêm em frascos ou tabletes.
Eu, actualmente, uso estes. O preço ronda os 5 ou 6€. Eu uso estas (marca Cem PorCento (lamento a publicidade)) porque traz 100 cápsulas e, como é uma coisa que se consome todos os dias, acaba por compensar Wink

Como não é um medicamento não há grande problema quanto à toma ou interferências com medicamentos.
No entanto há outra coisa que devo salientar: por vezes existem medicamentos que nos podem alterar os níveis de colesterol! Tomem atenção a isso, não seja esse o vosso caso e, daí, terem tido reduções ou subidas abruptas dos vossos níveis Wink

O meu percurso "colesterólico" tem sido: não media o colesterol há cerca de 5 anos (antes dele ter aumentado e estava tudo normal). Há dois anos comecei a ter ataques de pânico e fiz análises que deram um colesterol de 259 mg/L. Tomei alguns anti-depressivos e S.O.S. para a situação do pânico mas parei por vontade própria porque me causaram maior trauma nos ataques. Mudei alguns hábitos alimentares e quando medi o colesterol de novo, passados uns meses, estava a 264 mg/L! Não sabia onde estava a minha falha por isso continuei com os hábitos recentemente adquiridos e, por alturas do Natal do ano passado, quando o medi, já estava a 241 mg/L Smiley Continuei assim e em meados deste ano medi o meu colesterol e estava a 231 mg/L!  Grin Tenho de ir medi-lo antes do Natal para ver como está mas estou muito contente com os resultados! Acredito que aquele pico dos 264 foi por tomar os anti-depressivos e afins.
Como disse, não deixei de comer nada, só como doces em menos quantidades, como menos ovos, tento comer menos fritos. Com a manteiga não preciso de me preocupar porque não como muita, nem sal. Mas quando como manteiga uso Pro-Activ. Cortei com o açúcar onde reparei que era um abuso. Tento comer mais sopas (é a minha melhor maneira para comer legumes) ou sumos de frutos (melhor maneira de comer fruta para mim Tongue) e beber mais água ou chá Cheesy Por vezes, como sou uma pessoa que não come muito sal, permito-me ingerir algumas coisitas mais salgadas para ter mais sede  Cool Boa sorte! Cheesy Acho que estamos no bom caminho  angel
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Pedido de Receitas  |  Tópico: Colesterol alto
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar