Pois é, por vezes é só preciso mudar um pouco os nossos hábitos. Não precisamos de extremos, só moderação!

O óleo de salmão vende-se em qualquer super ou hipermercado, nas secções de produtos naturais. São, geralmente, cápsulas (tipo as de óleo de fígado de bacalhau) e vêm em frascos ou tabletes.
Eu, actualmente, uso estes. O preço ronda os 5 ou 6€. Eu uso estas (marca Cem PorCento (lamento a publicidade)) porque traz 100 cápsulas e, como é uma coisa que se consome todos os dias, acaba por compensar

Como não é um medicamento não há grande problema quanto à toma ou interferências com medicamentos.
No entanto há outra coisa que devo salientar: por vezes existem medicamentos que nos podem alterar os níveis de colesterol! Tomem atenção a isso, não seja esse o vosso caso e, daí, terem tido reduções ou subidas abruptas dos vossos níveis

O meu percurso "colesterólico" tem sido: não media o colesterol há cerca de 5 anos (antes dele ter aumentado e estava tudo normal). Há dois anos comecei a ter ataques de pânico e fiz análises que deram um colesterol de 259 mg/L. Tomei alguns anti-depressivos e S.O.S. para a situação do pânico mas parei por vontade própria porque me causaram maior trauma nos ataques. Mudei alguns hábitos alimentares e quando medi o colesterol de novo, passados uns meses, estava a 264 mg/L! Não sabia onde estava a minha falha por isso continuei com os hábitos recentemente adquiridos e, por alturas do Natal do ano passado, quando o medi, já estava a 241 mg/L

Continuei assim e em meados deste ano medi o meu colesterol e estava a 231 mg/L!

Tenho de ir medi-lo antes do Natal para ver como está mas estou muito contente com os resultados! Acredito que aquele pico dos 264 foi por tomar os anti-depressivos e afins.
Como disse, não deixei de comer nada, só como doces em menos quantidades, como menos ovos, tento comer menos fritos. Com a manteiga não preciso de me preocupar porque não como muita, nem sal. Mas quando como manteiga uso Pro-Activ. Cortei com o açúcar onde reparei que era um abuso. Tento comer mais sopas (é a minha melhor maneira para comer legumes) ou sumos de frutos (melhor maneira de comer fruta para mim

) e beber mais água ou chá

Por vezes, como sou uma pessoa que não come muito sal, permito-me ingerir algumas coisitas mais salgadas para ter mais sede

Boa sorte!

Acho que estamos no bom caminho