22550      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Arroz de Polvo à Espanhola" "Refeição de poucas calorias"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Mousse de chocolate sem liquido(molho)no fundo - HELP!!!
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Mousse de chocolate sem liquido(molho)no fundo - HELP!!!  (Lida 13554 vezes)
ninocas78
Aventureiro da Cozinha
**

« em: Dezembro 29, 2012, 02:43:43 am »

Eu costumo fazer uma receita de mousse de chocolate que fica uma maravilha.
Consistente,mesmo como nós gostamos cá em casa!!! Mas de há uns tempos para cá fica sempre com aquele liquido no fundo. Não alterei a receita em nada,e é feita da mesma maneira todas as vezes.
Dizem que o liquido é dos ovos,que as claras não ficaram bem batidas. Mas tb não percebo que seja por isso,porque se virar o recipente das claras já batidas ao contrario, nem se mexem.
Já utilizei os ovos á temperatura ambiente,tb não deu certo.
As claras são sempre envolvidas no preparado das gemas e não batidas.
Já não sei o que faça para fazer uma mousse decente como era costume.
Da ultima vez (que foi no natal)ficou tão mal que foi directa do frigorifico para o lixo.  Cry
Alguém me sabe dizer porque é que isto acontece e como evita-lo?  Huh
Terá alguma influência a batedeira?  Huh
Registado

Admin Petiscos
Administrador
Mestre de Culinária

« Responder #1 em: Dezembro 29, 2012, 10:42:20 am »

Bom dia

Normalmente a situação que descreve acontece é devido ao bater, mas se as claras estão assim tão bem batidas como diz realmente é estranho.

Mudou alguma marca dos ingredientes? Usa ovos XL e antes eram mais pequenos?
Registado

Saudações Culinárias
 chef
DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Dezembro 29, 2012, 12:51:31 pm »

Talvez o teu frigorífico não esteja frio o suficiente ou esteja demasiado cheio e a mousse leva mais tempo a "solidificar", acabando por deixar o suco descer ao fundo da tigela. Isso acontecia-me mais ao início, quando fazia mousse caseira pelas primeiras vezes. Mas também fazia muitas coisas mal: batia as claras no preparado em vez de envolvê-las, deixava a tigela com a mousse muito tempo à espera que eu a transferisse para tacinhas, uma vez até me enganei e derreti o chocolate com manteiga  Lips Sealed (fiz uma confusão com o bolo de chocolate)!
 A partir de então tem me corrido muito bem. Ah... se calhar por ser feito numa tigela grande é que isso também acontece. Tens todo o peso da mousse sobre ela própria e pode acontecer isso  Undecided Enfim... partilho contigo a minha receita de mousse de chocolate caseira só para ver se tem muitas diferenças entre uma e outra:
7 ovos
1 tablete de 200 gr de chocolate de culinária
200 gr de açúcar

Levar o chocolate a derreter em banho-maria (eu dou-lhe umas mexidas de vez em quando).
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo (nesta fase utilizo a batedeira).
Deixar arrefecer só um pouco o chocolate e misturar no preparado das gemas muito bem (aqui já faço tudo à força de braços Tongue).
Bater as claras em castelo e envolvê-las delicadamente no preparado anterior. Despejar a mistura em tacinhas individuais e refrigerar imediatamente.

Agora, outra coisa que me esqueci de mencionar: eu só bato as claras em castelo imediatamente antes de as envolver. Sempre me fez confusão bater as claras em castelo primeiro para as utilizar apenas como último ingrediente. Isto porquê: uma vez fiz uma receita e segui-a tal e qual e, quando fui envolver as claras (que, na altura em que as bati, estavam completamente firmes!) as de cima estavam boas mas no fundo da taça já tinha uma baba das claras. Ou seja, nunca mais bati as claras em primeiro lugar, bato-as apenas quando as vou utilizar, mesmo que isso envolva ter de tirar as varetas à batedeira e ter de ir lavá-las primeiro. Parece que as claras não devem ficar à espera muito tempo porque senão começam a "desmontar" e ganham aquela babinha no fundo. Poderá ser disso?

Espero que consigas voltar à tua mousse antiga Cheesy
Registado

ninocas78
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #3 em: Dezembro 30, 2012, 01:24:03 am »

Em relação a mudar a marca dos ingredientes,já usei chocolate da Nestlé e agora tenho usado da Pantagruel. Mas já me saiu a mousse bem com os dois. Os ovos costumo usar tamanho M ou L,mas a quantidade varia entre 8 ou 9 conforme o tamanho.

Respondendo á DanSan:
A minha receita de mousse é um bocadinho diferente da tua,mas como disse costumava ficar bem consistente.
Eu costumo colocá-la numa taça grande, e o meu frigorifico até está a fazer frio demais,por isso acho que tb não é por aí. A minha batedeira é que já é velhota,mas parece-me funcionar bem. Não sei se será razão! As claras (que é a minha mãe que bate) tb só são batidas na hora. De qualquer maneira esta é a minha receita,tal e qual como me a deram!

8 ovos (9 se forem pequenos)
1 tablete de chocolate de culinaria (200gr)
1 colher de sopa de açucar por cada ovo
1 colher de nescafé (colher de chá mal cheia)
Metade de 125gr de margarina

Levar a derreter o chocolate,a margarina e o café,mexendo várias vezes.
Bater muito bem as gemas com o açucar até ficar um creme branco
Juntar o chocolate ao creme,mexendo até fazer bolhas.
Por fim bater as claras em castelo e juntar ao preparado anterior,mas somente envolvendo,sem mexer.
Coloque num recipiente próprio e leve ao frigorifico.

Só sei que sempre fiz esta receita e ficava uma maravilha,mas ultimamente fica sempre mal.
Registado

Zézinha
Petiscólico

« Responder #4 em: Dezembro 31, 2012, 09:32:06 am »

Olá  Cheesy
E se tentasses colocar 2 ou 3 folhas de gelatina?  Wink
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #5 em: Dezembro 31, 2012, 11:32:52 am »

É de facto estranho.
E nunca tinha visto receita de mousse que levasse manteiga.  Huh Até diria que era disso.
Mas dizes que foi assim que sempre fizeste e que corria bem... não percebo então o que poderá ser.
Não diria que é da batedeira porque também dizes que fica tudo como deve ser.
Além disso, eu cheguei a fazer a minha mousse sem batedeira, tudo a força bruta, e saiu bem...
Registado

madalena
Petiscólico

« Responder #6 em: Janeiro 07, 2013, 22:12:07 pm »

Eu acho que margarina...leva sempre Roll Eyes
Registado

madalena
belimoura
Cozinheiro

« Responder #7 em: Janeiro 07, 2013, 22:24:40 pm »

Também sempre fiz com margarina, e não conheço nenhuma receita que não leve margarina.
Em relação ao liquido no fundo, também sempre ouvi dizer que era das claras estarem mal batidas, mas se não é o caso, não consigo perceber o que se passa. Undecided
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #8 em: Janeiro 08, 2013, 21:37:14 pm »

A minha não leva nenhuma gordura e fica óptima Cheesy
Registado

kotta
Petiscólico

« Responder #9 em: Janeiro 14, 2013, 18:28:16 pm »

Só uma sugestão: experimente juntar o açucar nas claras, vai ver que resolve!!!!
Registado

madalena
Petiscólico

« Responder #10 em: Janeiro 14, 2013, 23:54:25 pm »

olha a kotta......há quanto tempo....
Eu  tambem bato sempre o açucar com as claras,.....
Registado

madalena
DanSan
Petiscólico

« Responder #11 em: Janeiro 16, 2013, 12:37:32 pm »

E depois vem dizer como correu! Cheesy
Registado

ninocas78
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #12 em: Janeiro 16, 2013, 23:33:48 pm »

Mas se eu bater o açucar com as claras,então isso significa bater as gemas sozinhas e misturar
o chocolate depois,não é? Ou coloco metade do açucar com as claras e o restante com as gemas?
Eu fiquei tão traumatizada com a ultima vez que até tenho receio de voltar a fazer a mousse.   Undecided
Mas vou tentar novamente.  laugh
« Última modificação: Janeiro 16, 2013, 23:37:01 pm por ninocas78 » Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #13 em: Janeiro 16, 2013, 23:53:08 pm »

Nunca desistir, é esse o segredo! Cheesy Espero que corra tudo bem Cheesy
Registado

kotta
Petiscólico

« Responder #14 em: Dezembro 18, 2013, 17:56:37 pm »

olha a kotta......há quanto tempo....
Eu  tambem bato sempre o açucar com as claras,.....
Olá Madalena  Cheesy
bji
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Mousse de chocolate sem liquido(molho)no fundo - HELP!!!
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar