22550      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Sopa de Legumes" "Borrego Estufado"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Molhos aos Molhos  |  Tópico: Receita completa para pita shoarma!
Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Receita completa para pita shoarma!  (Lida 122817 vezes)
Keeper
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Julho 05, 2006, 01:10:34 am »

Boas a todos!

Visto que poucas pessoas sabem fazer as shoarmas com aquele gosto do joshuas, resolvi investigar isto e com algumas dicas de ali e acolá, aqui está o resultado - receita *quase perfeita* para a pita shoarma!

-= PITA SHOARMA =-

Dificuldade: médio / alto (requer tempo de preparação)
Tempo: 1h (+1~3 dias)
Preço: médio
Pessoas: 2 a 4 pessoas

Ingredientes base:

• cominhos em pó
  • coentros em pó
  • alho em pó
  • açafrão da terra em pó (tb conhecido como açafrão das indias ou curcuma)
  • gengibre em pó
  • pimenta preta em pó
  • paprica em pó (tb conhecido como pimentão-doce ou colorau)
  • cravinho em pó
  • pimenta de cayenne em pó
  • canela em pó
  • sumo de limão
  • óleo
  • 0,5Kg de carne de porco cortada para "strogonoff"
  • 1 alface pequena
  • pão de pita ( 4 a 8 )
  • banha de porco
  • sal q.b.
  • picante q.b.

Ingredientes para o molho:

• maionese
  • natas de culinária
  • limão
  • cebolinho - seco de preferência (não é cebola)
  • salsa em pó
  • alho em pó
  • água

» Preparação da base de especiarias

Num recipiente, junte os seguintes ingredientes (1) e misture-os muito bem:

• 1 colher de sopa de: cominhos em pó
  • 1 colher de sopa de: coentros em pó
  • 1 colher de sopa de: alho em pó
  • 1 colher de chá de: açafrão em pó
  • 1 colher de chá de: gengibre em pó
  • 1 colher de chá de: pimenta preta em pó
  • 1/2 colher de chá de: paprica em pó
  • 1/2 colher de chá de: cravinho em pó
  • 1/2 colher de chá de: pimenta de cayenne em pó
  • 1/2 colher de chá de: canela em pó

Reservar.

» Preparação do molho (porção para 4 a 8 shoarmas)

Num recipiente juntar todos os seguintes ingredientes nas porções indicadas:

• 6 colheres de sopa de: maionese
  • 3 colheres de sopa de: natas
  • 10 colheres de sopa: água
  • 1 colher de sopa de: cebolinho
  • 1 colher de sopa de: salsa em pó
  • 2 colheres de chá de: limão
  • 3 colheres de chá de: alho em pó

Misturar todos os ingredientes muito bem e colocar no frigorífico (não é no congelador), durante pelo menos 24h. Este molho tem tendência a ficar ainda mais saboroso se ficar mais tempo no frigorífico (48-72h), mas para tal, terão de o ajustar em termos consistência - ou seja - se o molho ficar demasiado espesso após 24/48/72h, colocar um pouco mais de água antes de servir (mais 2~3 colheres de água). Se estiver ainda um pouco liquido, colocar 1 colher de maionese.

Observação: as porções indicadas foram baseadas no gosto que cá em casa consideramos equilibrado, no entanto podem (e devem) modificar as mesmas se assim o desejarem...por ex.: coloquem mais uma colher de alho se quiserem um sabor mais intenso a alho...ou uma a menos; ou mais limão se quiserem intensificar o sabor a "requeijão" (caracteristica das natas azedas); etc.

De observar também que pelo que consegui apurar, a receita original leva natas azedas (sour cream), o que segundo Marta H., cá em PT não existe e o mais parecido que existe à venda é o "creme fraiche". Se quiserem o testar (eu nunca testei), retirem as natas e o limão (ingredientes estes, que simulam o sour cream).

Receita para "sour cream": http://www.seleccoes.pt/article/11950

Receita original - molho shoarmas: http://www.recipezaar.com/Garlic-Sauce-126510

» Preparação da carne

É conveniente comprarem a carne já cortada para "strogonoff"(2)(3), visto que ficam com meio caminho andado - só terão de cortar as tiras em quadrados pequenos. Após isso feito, coloquem a carne num recipiente largo, colocando 2 colheres de sopa do preparado de especiarias que foi previamente reservado, 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sumo de limão. Envolver a carne muito bem no preparado de sumo de limão e óleo. Colocar o recipiente dentro do frigorifico, tapando-o e deixando-o lá 24h para que a carne tome gosto. (4)

» Preparação da shoarma

No dia seguinte tira-se a carne do frigorifico e tempera-se com sal e picante (se quiserem) a gosto. Coloca-se 1 colher de banha de porco bem cheia (ou duas~duas e meia colheres rasas) numa frigideira e deixa-se derreter a banha em lume brando, sem deixar a mesma aquecer demais. coloca-se a carne e deixa-se em lume brando a cozinhar. Paralelamente, lavam-se 2 a 3 folhas de alface, escorre-se e enchagua-se muito bem. De seguida, cortam-se as folhas em juliana (5). Reservar. Quando a carne começar a querer fritar, desliga-se o lume.(6)

» Finalização da shoarma

Abrir o pão de pita com cuidado (7) e colocar alternadamente uma porção da alface em juliana seguida do preparado de carne e assim sucessivamente, até o pão estar cheio, tendo o cuidado de a terminar com uma camada de alface. Acompanha-se com o molho de shuarma e de batatas fritas aos palitos, se quiserem.

» Sugestões

Podem também comprar outras carnes tais como carne de borrego, salsichas frescas (recomendo que coloquem bastante picante nestas) e fazer outros pratos os quais irão ficar também deliciosos!

Bom apetite!  chef

Cumprimentos,

Keeper

» Dicas

(1) Para quem mora em Lisboa/arredores, poderá encontrar quase todas as especiarias no Continente da Amadora. De notar que se tiverem tempo e paciência, poderão fazer os ingredientes das especiarias em pó voçês mesmos, comprando os ingredientes naturais (sementes, raizes, etc) ficando assim a base de especiarias com um gosto ainda mais natural.

Dicas para os preparar:

ex.: para as sementes de cominhos e coentros fazer o seguinte:

• Colocar as sementes dos cominhos numa frigideira e sem qualquer gordura, deixar as sementes tostar. Quando estiverem prontas, deixar arrecefer e com um moedor (ou almofariz), triturar muito bem até ficar em pó. Repetir o mesmo para as sementes de coentros.

• Para os restantes ingredientes, varia...: para o gengibre raspa-se a raiz, assim como para com os paus de canela...etc.

(2) Strogonoff: carne cortada em tiras finas e longas

(3) Se preferirem, podem optar por comprar um naco de porco ou bifanas altas - terão é de perder mais tempo e cortar previamente a mesma em fatias, depois em tiras e finalmente em quadrados. Para referência, a carne não deverá ultrapassar a altura de um dedo mindinho, senão irão começar a ficar com rojões de porco...

(4) Se não quiserem esperar tanto, deixar pelo menos 2h no frigorifico.

(5) Juliana: enrolam-se muito bem as folhas e começando de uma ponta do rolo, vai-se cortando em rodelas muito finas.

(6) Não deixar a carne fritar completamente senão perderá parte do sabor!

(7) Visto que por vezes é difícil abrir o pão de pita sem o quebrar, se o mesmo for colocado em cima de uma torradeira (ou forno pré-aquecido) durante 1~2mins de cada lado, será muito mais fácil abrir o mesmo com a ajuda de uma colher, sem o quebrar.
« Última modificação: Setembro 22, 2010, 21:58:42 pm por Keeper » Registado
ddar
Petiscólico

« Responder #1 em: Julho 05, 2006, 10:04:39 am »

Keeper, só pela explicação tão pormenorizada, mereces um pontinho Cheesy Cheesy
Registado

Keeper
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #2 em: Julho 05, 2006, 11:30:54 am »

Muito obrigado! :-) 1ª mensagem, 1º pontinho!!!!  Grin

Infelizmente falta-me é saber as quantidades exactas para o molho senão teria o incluido nesta receita. Roll Eyes A receita do molho sugerida pelo allien não indica proporções. Sem as mesmas, o molho irá variar bastante de gosto Huh

Visto que até hoje só uma vez fiz uma vez o molho (com iogurte) e não me saiu muito bem, irei tentar brevemente a receita do Allien a qual me parece bastante razoável.

Sei que é feito com maionese (entretanto confirmado num fast food, joshua's). Parece-me também que o alho terá de ser em pó, senão o molho ficaria com grumulos (opinião pessoal)...falando em voz alta (sem ainda ter testado com estes ingredientes do allien), parece-me que talvez uma proporção de 3 colheres de sopa de maionese, para duas de chá de alho, resultem..em relação à a salsa *parece-me* também que deverá ser em pó (opinião pessoal) e talvez 1 colher de chá para as proporções em cima indicadas... *parece-me* também que falta algo na sugestão de ingredientes... (natas, talvez?)

Oh well...irei tentar em breve novamente, até acertar nas proporções. Mal as tenha, irei publicar  Cheesy

Cumprimentos,

Keeper  Cool

P.S.: Se alguém tiver a receita completa e exacta para o molho, sff publiquem!
« Última modificação: Julho 05, 2006, 11:44:28 am por Keeper » Registado
xinesa
Petiscólico

« Responder #3 em: Julho 05, 2006, 12:16:51 pm »

so de ver esta receita deu-me vontade de comer uma pita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Registado

Keeper
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #4 em: Julho 10, 2006, 22:34:29 pm »

Olá a todos!

Já sei como fazer o molho! Grin irei alterar a receita principal aqui exposta e incluir-lo quando tiver todas as proporções BEM testadas. De qualquer forma, deixo para já a lista de ingredientes com algumas medidas, mas as quais ainda necessitam de serem "afinadas":

- maionese - para aí 3 colheres sopa
- natas azedas (sim, leva natas e AZEDAS! não das normais - se não conseguirem as comprar, podem-nas fazer juntando limão ás natas normais deixando-as coelhar/ azedar ) - umas 3 colheres sopa...
- cebolinho seco (cuidado, é cebolinho e não cebola !!!  Roll Eyes ) - umas,duas colheres sopa
- salsa seca, 1 ou 2 colheres sopa
- alho ( realmente como sugerido nos posts do molho indicado pelo allien2000, tem de levar mesmo muito alho e não somente 2 colheres sopa como eu disse no meu post anterior Wink )
- Agua (depende do quanto cremoso o querem...umas 3 a 5...depende)

Cumps,

Keeper
« Última modificação: Julho 12, 2006, 09:26:11 am por Keeper » Registado
Romy
Visitante
« Responder #5 em: Julho 11, 2006, 20:14:20 pm »

keeper... gostei das dicas tão pormenorizadas... Smiley dei-te tb 1 pontinho e abrigada...achei interessante essa receita apesar de nunca ter provado Cheesy
Registado
Marta H.
Mestre de Culinária

« Responder #6 em: Dezembro 08, 2006, 19:51:13 pm »

Já agora, o  melhor equivalente às natas azedas americanas (sour cream) penso que seja o creme fraiche (é o que eu uso para o cheese cake já que nós não temos sour cream).

Estou a sentir-me um extra-terrestre.  Não faço a menor ideia do que seja este fast-food... Sad Existe em portugal? tem nome de fast food de nova york (ou israelita).
Registado
InêsPC
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #7 em: Janeiro 15, 2007, 18:36:18 pm »

E o pão de pita?
Será que alguém me pode informar onde compra-lo?
 Obrigada!!!
Registado
DianaF
Servente de Cozinha

« Responder #8 em: Janeiro 15, 2007, 20:28:37 pm »

Eu compro o pão pita no Modelo. Até têm lá pão pita integral!!!  Grin
Registado
davipt
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #9 em: Janeiro 18, 2007, 17:53:53 pm »

Estou a sentir-me um extra-terrestre.  Não faço a menor ideia do que seja este fast-food... Sad Existe em portugal? tem nome de fast food de nova york (ou israelita).

É israelita e chama-se "Joshua's Shoarma Grill - Cozinha Israelita e do Médio Oriente". E as Pitas têm este aspecto (o frasco é o célebre molho):

Vou tentar o molho a ver como fica...
Registado
Marta H.
Mestre de Culinária

« Responder #10 em: Janeiro 19, 2007, 13:05:14 pm »

Um pontinho por tão boa descrição Cheesy.  Agora só falta o endereço Cheesy
Registado
tekilla
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #11 em: Fevereiro 15, 2007, 11:38:32 am »

dava-t um pontinho...mas ainda não posso
Registado

Made in Azores....proudly!!!
Misshiva
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #12 em: Fevereiro 27, 2007, 23:10:14 pm »

Que aspecto óptimo.......

Bigada pela receitinha  Cheesy
Registado
Brites
Petiscólico

« Responder #13 em: Março 11, 2007, 22:59:38 pm »

Muito interessante e um excelente tópico.

Pontinho nº 3 Keeper.

Se puder volto cá para dar o pontinho pela Tekilla!
Registado

Brites
Petiscólico

« Responder #14 em: Março 16, 2007, 14:29:30 pm »

Pontinho pela Tekilla!
Registado

Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Molhos aos Molhos  |  Tópico: Receita completa para pita shoarma!
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar