22550      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Bacalhau a João Calisto" "Raviolis XL"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Tópico: Bolo de aniversário temático
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Bolo de aniversário temático  (Lida 7211 vezes)
virtualfm
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Janeiro 29, 2013, 17:02:23 pm »

Nome da Receita:

Bolo do Homem-Aranha

Número de pessoas:

Bem partidinho deu para umas 20 e tal pessoas :-)

Preparação:

Viva!

Há muito tempo que não venho a este forum fazer nada, mas chegou-se a altura de mais um aniversário e calhou o tema ser o "Spiderman", coisa que merecia um bolo especial.

A ideia original era arrojada: fazer duas torres de arranha/céus e ter o Homem-Aranha a balançar entre elas. Bastou pensar um pouco para perceber que isso iria ser complicado e dar trabalho, e como se começou a fazer o bolo às 22:00, desmoralizámos de imediato. Passou assim a ser apenas um arranha-céus com o Homem-Aranha lá colado de lado.

Começámos entusiasmadamente a fazer o bolo. Uma grande diferença entre este ano e os anos transactos é que a "Maria" comprou uma Bimby!

Adeus meia-hora a bater ovos! Adeus grumos! Adeus massa encruada! Fizemos o bolo de cenoura como mandavam as instruções e correu às mil maravilhas e sem nenhum stress.

Como não tínhamos forma alta fizemos numa forma baixa, ficando um bolo espalmado. Assim tivemos de fazer dois, recheando o meio.

Íamos para cortar o bolo quando se percebeu que esta coisa de montar um arranha-céus em partes ia dar asneira... ainda pensei em segurar a estrutura com palitos no interior, mas isso depois ia dar problemas para o corte das fatias Além disso, em termos de decoração temática, se se retirasse o boneco do Homem-Aranha do prédio íamos ficar apenas com uma porcaria de um bolo que parecia um prédio.

Mudança de planos de última hora: nada de prédios, era melhor fazer uma cobertura subjacente ao tema e depois de uma curta busca pelo Google achei melhor e mais rápido fazer o sinal do Aranha, só precisava que o bolo fosse redondo.

Como não era redondo, recortei-o.

Prosseguiu-se para os recheios e cremes. Mais uma vez, adeus meia-hora-a-mexer-o-açúcar-até-ficar-no-ponto-de-fio! E fazer a cobertura colorida, uma tarefa que me recordo ser penosa, com muitas mexidelas e testes de consistência, foi coisa que passou a demorar 30 segundos... vá lá, um minuto, contando com a adição do corante vermelho até conseguir o vermelho do fato do Spiderman.

(isto parece um anúncio à Bimby, mas não é! Eu até tenho o meu monte de críticas à maquineta, mas sem dúvida que nestas tarefas a maquineta é genial!)

Ao tornar o bolo redondo verificámos que ficou pequeno. Mas havia todas as outras sobras e tinham de ser aproveitadas, vai daí, achámos que ficava bem fazer uma espécie de "queques" abolachados e adicioná-los ao tema

Desenhar as aranhas foi uma tarefa penosa, não tanto pela dificuldade do desenho mas pelo facto de ser preciso manter o ponto de temperatura ideal do chocolate de forma a ser suficientemente líquido para poder ser maleável e se poder desenhar com ele, e ao mesmo tempo não estar muito quente, senão não conseguia segurar a bisnaga para fazer o desenho. Tive de reaquecer o chocolate 3 vezes e fiquei com os dedos quase cozidos, mas acho que valeu a pena!

Eis o resultado final:

E pronto, espero que tenham gostado.

Dicas/Notas:

Para conseguir o vermelho uniforme e ideal foi preciso metade de um frasco de corante vermelho... usar a quantidade indicada implicaria ficar com um Homem-Aranha com fato cor-de-rosa!

Para fazer os desenhos, depois de experimentar vários lápis de desenho de pasteleiro cheguei à conclusão que são tudo porcarias que não servem ao efeito e apenas nos fazem gastar dinheiro: arrefeciam o chocolate num instante e não dava para desenhar com eles. A solução adoptada foi meter a pasta de chocolate dentro de um saco de plástico e fazer um buraquinho na ponta. Depois envolve-se o saco de plástico num pano, não evitando algumas queimadelas mas pelo menos conseguindo desenhar, coisa que com os lápis de pasteleiro me foi impossível!
Registado

_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #1 em: Janeiro 30, 2013, 11:44:25 am »

Que saudades que eu tinha das sagas de construção de bolos aqui do nosso amigo hehe
(Lembro-me de um dinossauro no passado... era não era?  Cheesy)

Bem vindo de volta!

Eu acho que ficou com muito bom aspecto e acho que o truque para ser tido como ainda mais maravilhoso é dizer a todos os convidados que era exactamente aquilo que se queria fazer Grin

Ah mas a nós por favor continua a contar a história toda!  Wink  laugh
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Janeiro 30, 2013, 21:02:34 pm »

Eh! Ca loco! Adorei! Cheesy Sem pastas de açúcar (que maior parte costuma ir para o lixo) e com cremezinho apetecível. Assim é que se faz!  Cool
Registado

virtualfm
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #3 em: Janeiro 30, 2013, 22:28:08 pm »

Que saudades que eu tinha das sagas de construção de bolos aqui do nosso amigo hehe
(Lembro-me de um dinossauro no passado... era não era?  Cheesy)

Olá CandyAngel! Fico contente por se lembrar das minhas "Sagas do Bolo". Sim, num dos anos foi um dinossauro. O tópico ainda está aqui no Forum, mas infelizmente já não se conseguem ver as fotos porque o site onde as tinha "foi abaixo".

Fiz outros bolos noutros anos, mas ou não eram nada de especial ou não houve material suficiente para contar uma história ;-)  Sempre que houver, contarei! (no ano passado, por exemplo, foi um bolo com o tema do Ben 10... mas era apenas um bolo com o desenho do relógio do Ben 10, nada a declarar!) (Ah! Primeiro tentei ir a uma pastelaria e mostrei um desenho do que queria! Haviam de ter visto a cara do pasteleiro/empregado, a abanar a cabeça e a dizer que "a gente aqui só imprime o desenho por cima do bolo!")

Eh! Ca loco! Adorei! Cheesy Sem pastas de açúcar (que maior parte costuma ir para o lixo) e com cremezinho apetecível. Assim é que se faz!  Cool

Obrigado, DanSan. Pois, realmente eu não gosto nada dessas pastas. E mesmo esses bolos das pastelarias todos bonitos e perfeitinhos feitos com massapão, coloridos e esculpidos ao pormenor... epá, não sei, sinto que é "fazer batota".

Já agora, os cremes foram:
-no interior, recheio de chocolate (que não me lembro como foi feito)
-a cobertura foi apenas a receita-base de "creme glacé" e depois levou corante até ter a cor necessária (este depois de frio ficou estaladiço e crocante)
-a cobertura dos bolinhos à volta foi chocolate branco com natas. Eu acho o chocolate branco um bocado enjoativo mas não ficou mal.
Registado

_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #4 em: Fevereiro 01, 2013, 09:34:24 am »

Lembro pois! Pena as fotos não estarem disponíveis  Cheesy

Eu tb sou pró bolos totalmente comestíveis (embora a minha mãe e namorado não se importem nada de comer aquela pasta de açúcar lol).
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2013, 21:10:32 pm »

É um bocado fazer batota, sim senhor Tongue é tapar o que ficou com um aspecto talvez "mais-ou-menos" XD mas acho que a pasta de açúcar tira a vontade de comer o bolo, não sei porquê, talvez porque não exista aquele brilho natural e sumarento de um creme batido, seja ele feito do que for! Eu nem sou adepta de creme de manteiga, mas confesso que tenho mais vontade de comer um bolo com creme de manteiga do que um com pasta de açúcar, até porque visualmente não se comparam em termos de gulosice Cheesy

CandyAngel, é sempre mau ter de deitar uma parte do bolo ao lixo, não é? Ainda para mais aquilo que lhe dá o aspecto bonito.

chef Vivam as coberturas glacé, creme de manteiga, queijo-creme, ganache, creme de ovo, creme de pasteleiro e afins!  police
Registado

CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #6 em: Fevereiro 02, 2013, 10:55:51 am »

Esqueceste-te das natas e chocolate heheh Babar
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #7 em: Fevereiro 03, 2013, 16:15:22 pm »

Pois foi CandyAngel, como fui capaz?Huh XD Cobertura de chocolate e/ou natas, fenomenal!  Babar
Registado

Maria_24
Mestre de Culinária

« Responder #8 em: Março 23, 2013, 11:57:58 am »

Tambem gostei muito deste bolo está  muito giro Smiley
Registado

Se não puderes destacar-te pelo talento, vence pelo esforço.
(Dave Weinbaum)
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Tópico: Bolo de aniversário temático
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar