Receitas e Petiscos.com - Página Inicial
Clique para ir para a área de Receitas
Clique para ver o menu semanal
Clique e entre no fórum dos gulosos
 
Pesquisar Receitas
Nome Receita
Ingrediente
|PesquisaAvançada|
 
 
   
 
Breve história
 
 
 
 
 
Login | Novo Registo | Vantagens do Registo |
As minhas Receitas
Você está a petiscar aqui Página inicial ABC dos Alimentos
Enchidos e Fumados

Breve história dos enchidos e fumados

A origem dos fumados está localizada no tempo em que o homem sentiu necessidade de conservar a carne por longos períodos de tempo. Descobriu dessa forma dois métodos, como a Salga e a Fumagem.

Assim a salga era aplicada à carne de porco e à carne de vaca e a Fumagem aplicada à carne de porco e às aves. Gregos e Romanos, depois de descobrirem a técnica de fumagem passaram igualmente a defumar a carne mesmo depois de a salgarem.
Aperfeiçoamentos a esta técnica levou-os inclusive a defumar os alimentos com diferentes tipos de lenha pois descobriram que esta modificava o sabor dos alimentos tornando-os, em alguns casos, ainda mais saborosos.

Existem ainda registos que atribuem a origem dos enchidos e fumados ao período primitivo quando os intestinos dos animais eram enchidos com carne moída. Pode igualmente encontrar-se ainda uma referência na Odisseia de Homero, em 99 a.C., a um enchido com sangue e gordura revestido de tripa de cabra.
 
 
Tem alguma dúvida ou sugestão a fazer? Clique aqui
Quer conhecer mais sobre o petiscos.com? Clique aqui
Recomenda-se a visualização deste website através do Internet Explorer v.4.x com resolução 800x600 pixels
© 1998-2008 Portugal. Companhia dos Petiscos - Todos os direitos reservados.
Sabia que?... - Clique para ver mais curiosidades