Pré-visualizar:
 
 
  Formate aqui a página de impressão  
       
  Mostrar nome do cozinheiro  
  Mostrar foto  
  Mostrar opiniões  
  Mostrar notas e rascunhos  
       
  Alterar nome da receita:
 
     
       
  Imprimir apenas os ingredientes  
   
 
 
       
     


 
 
 

Bolo de caramelo

Doses:
16
Tempo:
90 min
Preparação:
Forno
Dificuldade:
Médio
 
 
  Receita publicada por
Picoquinha
****
[Cozinheiro]

 
         

Foto publicada por: Picoquinha

Ingredientes:
670 ml + 8 colheres de sopa de leite
1 1/2 pacotes de pudim "sabor a Carmelo" (para cozinhar)
260g açúcar
8 ovos (tamanho M)
125g farinha
75g de amido de milho
2 colheres de chá de fermento em pó
150 g de amêndoas fatiadas
250g de manteiga temperatura ambiente
50g de caramelos macios
1 colher de sopa de natas
manteiga para a forma
papel manteiga
película
 
Preparação:
Ferva 670 ml de leite. Misture o pudim com 8 colheres de sopa de leite e 60g de açúcar. Misture o pudim ao leite fervente, mexa e deixe cozinhar por cerca de 1 min. Despeje o pudim em uma tigela e cubra a superfície do pudim com película. Deixe arrefecer por cerca de 30 min. e leve ao frio por cerca de 1 hora.

Separe os ovos. Bata 4 claras com 100g de açúcar e 3 colheres de sopa de água fria. Bata agora as outras 4 claras da mesma forma, despeje as claras batidas em uma tigela grande, adicione as claras às gemas de ovos e mexa. Misture a farinha com o amido de milho e o fermento. Peneire o mix de farinha sobre a massa e envolva tudo bem com a massa. Despeje 1/6 da massa em uma forma (26 cm Ø) barrada com manteiga e alise. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 225 ° C por cerca de 5 min. Desenforme imediatamente e cuidadosamente a base do bolo e deixe arrefecer sobre uma rede.

Coza da massa mais 5 bases iguais à anterior da mesma maneira. Coloque as amêndoas fatiadas num tabuleiro e leve a alourar no forno à mesma temperatura por cerca de 3-4 min. Retire e coloque num prato e deixe arrefecer.

Bata cremosamente a manteiga até ficar cremosa e esbranquiçada. Mexa o pudim ate ficar homogéneo e misture à colherada com a manteiga. Barre todas as bases de bolo com o creme e coloque umas sobre as outras até formar um bolo. Barre também a borda do bolo com creme.

Polvilhe e pressione as amêndoas fatiadas torradas na borda do bolo. Leve o bolo pelo menos 1 hora ao frio. Pique os bombons de caramelo e coloque num tacho com as natas e leve a derreter em lume baixo. Despeje o caramelo sobre um pedaço de papel manteiga e deixe arrefecer. Corte o caramelo com cortadores estrelas de tamanhos diferentes e estrelas cadentes e decore o bolo antes de servir com as estrelas de caramelo.


Receita da revista lecker

Todos os direitos reservados - 2019 Petiscos.com
Receita impressa em 2019.10.15
 
   
 
 
 
opiniões
 

Esta receita não tem opiniões.
 
     
 
 
 
 
notas&rascunhos