Pré-visualizar:
 
 
  Formate aqui a página de impressão  
       
  Mostrar nome do cozinheiro  
  Mostrar foto  
  Mostrar opiniões  
  Mostrar notas e rascunhos  
       
  Alterar nome da receita:
 
     
       
  Imprimir apenas os ingredientes  
   
 
 
       
     


 
 
 

Folar de Vinhais

Doses:
20
Tempo:
0 min
Preparação:
Forno
Dificuldade:
Médio
 
 
  Receita publicada por
teco43043
**
[Aventureiro da Cozinha]

 
         
Ingredientes:
1 kg de farinha,
12 ovos mais uma gema,
350 g de gordura (150 g de manteiga, 150 g de banha, 50 g de azeite),
30 g de fermento de padeiro,
1 salpicão pequeno,
200 g de presunto,
1 chouriço de carne (linguiça),
salsa
 
Preparação:
Peneire a farinha para dentro de um alguidar com um pouco de sal fino e faça uma cova para onde deverá verter 0,5 dl de água tépida, onde diluiu o fermento de padeiro. Envolva aos poucos a farinha, sempre a partir do centro, onde deverá abrir os ovos, um a um, depois de os ter colocado com casca, durante alguns minutos, numa tigela com água morna, mas não quente.

Derreta as gorduras todas em lume brando, juntando-se à massa, em seguida. Trabalhe a mesma, adicionando a água necessária para obter uma massa fina.

Continue a bater com as duas mãos até se desprender do alguidar, estando a mesma pronta quando a massa formar bolhas à superfície. Tape-a com um pano após polvilhar a superfície com farinha e envolva o alguidar num cobertor para que a massa levede cerca de duas horas. O local onde se coloca o alguidar deverá ser tépido e, ao mesmo tempo, deverá receber uma certa quantidade de calor, ainda que de forma indirecta.

Após a massa lêveda ter o dobro do volume e aparentar ter um aspecto rendado, unte, com banha, um tabuleiro rectangular com bordos que não devem exceder 8 cm de altura e corte o chouriço e o salpicão às rodelas, tal como o presunto às tiras.

Divida a massa em três partes, por forma a uma delas ser um pouco maior, e estenda esta última parte no fundo do tabuleiro, cobrindo também as bordas. Disponha metade das carnes e da salsa, cubra com uma das partes da massa e deite-lhe as carnes sobejantes. Tape tudo com a massa que sobrou e una os bordos a esta camada final, deixando a massa levedar de novo até aparecerem bolhas à superfície.

Pincele, então, o folar com uma gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente, durante cerca de 45 minutos.

Todos os direitos reservados - 2019 Petiscos.com
Receita impressa em 2019.11.17
 
   
 
 
 
opiniões
 

Esta receita não tem opiniões.
 
     
 
 
 
 
notas&rascunhos