Petiscos
Dezembro 13, 2019, 08:03:41 am *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: comida do medio oriente/arabe  (Lida 13937 vezes)
rosadosc
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Setembro 09, 2007, 15:57:34 pm »

ola a todos

tenho andado a ver e n encontro nada do medio oriente...existe alguma coisa que alguem gostaria de saber como se faz? recentemente tenho vindo a aprender a cozinhar comida libanesa que deixem que vos diga e bem saborosa e saudavel...portanto se alguem alguma vez comeu e gostaria de saber como se faz farei um esforco para explicar como se faz ( visto que alguns ingredientes sao muito dificeis de encontrar em portugal)

Registado
Romy_
Petiscólico

« Responder #1 em: Setembro 10, 2007, 00:03:29 am »

eu agradecia imenso rosadosc Cheesy Cheesy

sou adepta de comida oriental e a Libanesa tb me agrada bastante laugh

que nos poderás dizer a respeito??  Smiley

Registado

Anocas-Pipocas
Petiscólico

« Responder #2 em: Setembro 10, 2007, 06:09:55 am »

Bom dia rosadosc

Boa ideia, comidinha Libanesa.
Podes sempre postar as receitas e fotos, assim ficamos estimuladas a fazer.
 Wink Smiley
Registado

piu
Cozinheiro

« Responder #3 em: Setembro 10, 2007, 16:29:38 pm »

Comida libanesa... hmmm! Nunca vi mas se é saudável e saborosa, gostava de conhecer  Cheesy Obrigada Rosadosc  Wink
Registado
Sabana
Cozinheiro

« Responder #4 em: Setembro 10, 2007, 16:32:49 pm »

Rosadosc ADORO comida arabe, sobretudo marroquina que é a que mais conheço, estàs à vontadinha para nos dares a conhecer as tuas receitinhas libanesas, eu gostaria bastante de experimentar e por aqui tenho a certeza que encontrarei o ingredientes Wink
 Kiss Kiss
Registado

A minha maior pretensão? Nao agradar a toda a gente...porque isso seria agradar a qualquer um!!
http://mulherxl.maisforum.com/
MulherDoAstronauta
Mestre de Culinária

Vista um sorriso todos os dias

« Responder #5 em: Setembro 10, 2007, 19:23:55 pm »

desculpem a ignorância mas nem sei o que se come nessas bandas, pelo toda a informação é benvinda
Registado
rosadosc
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #6 em: Setembro 16, 2007, 14:41:07 pm »

peco desculpa pela demora mas tem sido complicado decidir o que deveria por aqui pois muitos dos ingredientes necessarios sao muito dificeis de arranjar em portugal...por isso decidi comcar por uma coisa facil...uma salada

Fattoush

pão de pita ou nan
1 pepino
1 cebola pequena
1/2 alface
4tomates
azeite
1/2 limão
um molho de cebolinho generoso
1/2 ramo de salsa
5/6 folhas de hortela
sal

corta-se o tomate,alface, pepino e a cebola em quadradinhos pequenos. o cebolinho pica-se grosseiramente e a salsa e hortela  bem picadinha (a quantidade e variavel conforme o gosto de cada um mas aconselhava que o cebolinho fosse generoso). mistura-se tudo e tempera-se com azeite e sal a gosto e rega-se abundantemente com limao. decora-se com pao nan ou pita cortado em pequenos quadradinhos frito.

ps- esta salada deve ser temperada com uma especiaria chamada sumac que eu julgo n estar disponivel em portugal, se for possivel arranjar entao a quantidade de sumo de limao devera ser menor
Registado
rosadosc
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #7 em: Setembro 16, 2007, 15:19:25 pm »

pois e....decidi para alem da salada acrescentar algo que da um pouco de trbalho mas toda a gente gosta, especialmente os miudos ( se eles n gostarem de pinhoes podem ser retirados q tb fica muito bom)

laheme baajeen ( livremente traduzido como pizza de carne)

Ingredients
para a massa
cerca de  250g yogurt natural
2 colheres de sopa de fermento
uma pitada de acucar
550ml de agua quente
500g de farinha
1 colher de sopa de sal
4 colhers de sopa de azeite

para a carne e recheio
1cebola grande
600g de carne de borrego
100g de pinhoes
3/4dentes de alho esmagados(grandes)
sal qb e pimenta preta moida
500g de tomate(fresco) picados

1. ponha o yogurt num tacho de agua quente (nao a ferver) por cerca de uma hora
2. Dissolva o fermento com o acucar na agua e deixe repousar por cerca de dez minutos ate espessar
3. numa tigela grande misture a farinha com sal e oleo,e adicione a mistura do fermento e quantidade suficiente do yogurte so para a massa de aguentar junta na tigela. comece por misturar com um garfo,e termine amassando com as maos.deixe repousar por 10 minutos  ate a massa  estar macia e elastica. Adicione umas gotas de oleo a tigela e rebole a massa no oleo ate toda a massa estar untada, prevenindo assim que a massa seque  . cobra a tigela com pelicula aderente  e deixe num sitio quente por meia hora ate que tenha redobrado o seu tamanho .
4. amasse a massa para baixo um pouco e deixe por um minuto. Tire pedacos do tamanho de um ovo e estenda a massa  grosseiramente em forma de pizza (cerca de 3mm de espessura)  e coloque em folha de aluminio besuntada com um pouco de oleo  cobrindo o tabuleiro
5. Pre-aqueca o forno  a  200C/400F/Gas 6.
6. Para a cobertura  , moa a cebola num processador de comida de forma a que fique picada finamente e seque todo o liquido. Misture com a carne (que foi previamente picada ), alho picado, , sal e pimento preta moida . Misture bem ate obter uma mistura macia e consistente
7. Misture o tomate e os pinhoes
8. Tire pedacos da mistura e espalhe pela massa deixando ir mesmo ate as extremidades.
9. Leve ao forno por cerca de 15 minutos . sirva enquanto quente
Registado
Anocas-Pipocas
Petiscólico

« Responder #8 em: Setembro 16, 2007, 15:40:17 pm »

Obrigada pelas receitas, vamos ver se um dia destes faço.
 Wink Wink
Registado

Romy_
Petiscólico

« Responder #9 em: Setembro 17, 2007, 08:47:24 am »

rosadosc... obrigada pelas receitas... gostei das duas Wink

Kiss
Registado

piu
Cozinheiro

« Responder #10 em: Setembro 17, 2007, 09:29:55 am »

Eu tb! Um dia com mais calma hei-de experimentar, principalmente a salada que deve ser deliciosa  Cheesy obrigada pelas receitas rosadosc!  Kiss
Registado
Sabana
Cozinheiro

« Responder #11 em: Setembro 17, 2007, 12:27:51 pm »

Rosa muito obrigada pelas receitinhas... em relaçao à saladinha julgo jà ter provado pois os turcos têm uma que das duas uma ou é igual ou é mto mto mto parecida  Cheesy Cheesy
em relaçao à "pizza" é que nunca serà exactamente igual à receitinha se algum dia a fizer cà em casa pois o pessoal e o borrego são eternos inimigos eheheh

Kiss Kiss
Registado

A minha maior pretensão? Nao agradar a toda a gente...porque isso seria agradar a qualquer um!!
http://mulherxl.maisforum.com/
rosadosc
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #12 em: Setembro 17, 2007, 18:19:57 pm »

n ha problema sabana pois tb se pode fazer com carne de vitela, tb fica bem bom
quanto a salada e possivel pois a turquia fica muito proximo do libano e em termos de entradas e saladas tem muitas coisa em comum, entretanto vou pensando na proxima sugestao...
Registado
Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #13 em: Fevereiro 07, 2011, 04:22:15 am »

Apagar
« Última modificação: Fevereiro 07, 2011, 04:23:46 am por Car_lota121 » Registado
Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #14 em: Fevereiro 07, 2011, 04:23:31 am »

pois e....decidi para alem da salada acrescentar algo que da um pouco de trbalho mas toda a gente gosta, especialmente os miudos ( se eles n gostarem de pinhoes podem ser retirados q tb fica muito bom)

laheme baajeen ( livremente traduzido como pizza de carne)

Ingredients
para a massa
cerca de  250g yogurt natural
2 colheres de sopa de fermento
uma pitada de acucar
550ml de agua quente
500g de farinha
1 colher de sopa de sal
4 colhers de sopa de azeite

para a carne e recheio
1cebola grande
600g de carne de borrego
100g de pinhoes
3/4dentes de alho esmagados(grandes)
sal qb e pimenta preta moida
500g de tomate(fresco) picados

1. ponha o yogurt num tacho de agua quente (nao a ferver) por cerca de uma hora
2. Dissolva o fermento com o acucar na agua e deixe repousar por cerca de dez minutos ate espessar
3. numa tigela grande misture a farinha com sal e oleo,e adicione a mistura do fermento e quantidade suficiente do yogurte so para a massa de aguentar junta na tigela. comece por misturar com um garfo,e termine amassando com as maos.deixe repousar por 10 minutos  ate a massa  estar macia e elastica. Adicione umas gotas de oleo a tigela e rebole a massa no oleo ate toda a massa estar untada, prevenindo assim que a massa seque  . cobra a tigela com pelicula aderente  e deixe num sitio quente por meia hora ate que tenha redobrado o seu tamanho .
4. amasse a massa para baixo um pouco e deixe por um minuto. Tire pedacos do tamanho de um ovo e estenda a massa  grosseiramente em forma de pizza (cerca de 3mm de espessura)  e coloque em folha de aluminio besuntada com um pouco de oleo  cobrindo o tabuleiro
5. Pre-aqueca o forno  a  200C/400F/Gas 6.
6. Para a cobertura  , moa a cebola num processador de comida de forma a que fique picada finamente e seque todo o liquido. Misture com a carne (que foi previamente picada ), alho picado, , sal e pimento preta moida . Misture bem ate obter uma mistura macia e consistente
7. Misture o tomate e os pinhoes
8. Tire pedacos da mistura e espalhe pela massa deixando ir mesmo ate as extremidades.
9. Leve ao forno por cerca de 15 minutos . sirva enquanto quente

Essa receita não será antes chamada "lahm bi ajeen"?

Por acaso ainda não experimentei mas tenho-a num livro de receitas com um capítulo dedicado ao Médio Oriente. Fiquei desconfiada que seria esta porque na net procurando pelo título que puseste só acho o link para este fórum, ou seja provavelmente o nome está enganado.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: