22620      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Caipi Black" "Delícia de nata"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Livro de Receitas Antigo
Páginas: 1 2 [3] 4 5   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Livro de Receitas Antigo  (Lida 64206 vezes)
tita15
Petiscólico

« Responder #30 em: Fevereiro 12, 2009, 19:54:55 pm »

Ola' a todos/as

Encontrei um livro muito antigo de receitas, que está na familia ha' imensos anos, com todo o tipo de receitas, incluindo doces conventuais e doces tradicionais!

Ando super entusiasmada, pois algumas receitas eu nunca tinha ouvido falar de tão antigas que são.

Se alguem se lembrar de alguma receita que queira e que não encontra talvez eu possa ajudar, é só dizer que eu coloco aqui. O livro tem: Doces, Carne, Peixe, Sopas, Entradas, Massas...

Kiss

Eu também tenho um livro assim muito antigo,tão antigo que já está amarelado as folhaas quase que se desfazem e já não tem capas. Está dividido por secções tipo receitas de Natal,Ano Novo ,rceitas para batizados pic-nics ,sugestoes para um dia no campo na pesca e na praia.Cada capitulo além das receitas faz sugestões de decoração para cada ocasião e um pouco de regras de etiqueta. È tão velhinho este meu livro... parece um missal dos antigos.

O meu chama-se " A Mulher na sala e na cozinha " ,acho o titulo deste meu livro um bocadinho machista,mas enfim... tendo em conta que este livro já deve ter uns  100 anos ou mais uma vez que ao que parece ele já era da minha bisavó.
Este livro para além de receitas absolutamente deliciosas.Está muito bem organizado por Festas Tradicionais e faz sugestões de decoração como receber com elegancia e sugestões de ementa e depois as respectivas receitas.Tem também capitulos dedicados a outras festas como noivado,festas de anos batizados etc.Para cada uma delas dão sugestões de decoração de etiqueta,deposi dão sugestões quanto a emetas e as respectivas receitas. Depois tem receitas para o dia-a -dia.
E sugestões para lanches para as mais variadas situações. Tem também alguns doces conventuais.
E recieitas muito especificas. Como rebuçados,biscoitos,cockteils,sorvetes.etc. Prometo transcrever para aqui algumas receitas.
E dar a indicação quando forem receitas deste tal livro.
Registado

Tudo o que é bom dura o suficiente para que se torne inesquecível
cláudia bc
Cozinheiro

« Responder #31 em: Fevereiro 12, 2009, 20:29:25 pm »

Receita tirada da pag. 487 do livro TRATADO COMPLETO DE COZINHA E DE COPA de Carlos Bento da Maia ----1906

Bôlo de côco
Elementos a empregar

Miôlo de côco ralado ......................... 100 gr.
Gemas de óvos ................................ 10 (150c3)
Claras .............................................  5 (125 c3)
Açucar refinado ................................ 400 gr.
Farinha de arroz ............................... 250 gr.
Manteiga ......................................... 250 gr.
A’gua de côco .................................. q.b.
Sal fino ............................................ q.b.
Vidrado de limão ralado ....................... q.b.

Tomem-se miôlos de côco em numero tal que prefaçam aproximadamente o peso acima indicado, conservando a água, que se junta á massa. Deite-se o côco ralado num alguidar, vidrado, com o açucar e a manteiga e misture-se tudo intimamente. Depois juntem-se as gemas e as claras, bata-se tudo, junte-se-lhe o sal e a raspa de vidrado do limão. Depois disso vá-se juntando a farinha a pouco e pouco e batendo bem juntando a água de côco. Deite depois a massa batida em uma forma bem untada com manteiga e leve-se ao forno a cozer, dando dois golpes em cruz na parte superior do bôlo, quando êle começa a crescer e a cozer por cima.

Registado
cláudia bc
Cozinheiro

« Responder #32 em: Fevereiro 12, 2009, 20:37:18 pm »

olha o que encontrei aqui

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=6118.0
Registado
tita15
Petiscólico

« Responder #33 em: Fevereiro 12, 2009, 21:09:29 pm »

Não sei se é o mesmo que o meu ,pois o meu já não tem capas, tem as folha muito amarelas e quase que se desfazem.Pelo menos o titulo é o mesmo. A autora não sei se é a mesma...  gostava de mandar restaurar o meu mas receio que não tenha ponta por onde se lhe pegue e depois acho que assim tem mais valor no entanto vou tentar comprar esse,porque se for igual ao meu era óptimo porque o meu para além de não ter capa faltam-lhe as pimeiras paginas daí que eu não saiba o nome da autora nem quando foi editado.
Registado

SofiaPepita
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #34 em: Fevereiro 12, 2009, 23:32:01 pm »

Entao aqui fica mais uma velhinha:

Nome da Receita:
Galinha Mourisca

Depois da galinha preparada, parte-se aos pedaços, em cru.
deitam-se esses pedaços numa caçarola, juntamente com pranchas de toucinho e presunto, salsa, coentros pisados, sale refoga-se tudo. Depois de refogada, deita-se água para cozer a galinha e quando estiver cozida tempera-se com sumo de limão, cravos da India e pimenta.
Nas últimas fervuras, adicionam-se três ou quatro gemas batidas, retirando a galinha para o molho não coalhar.
Na travessa em que for servida colocam-se fatias fininhas de pão frito, por cima a galinha, gemas de ovos cozidos, feitas em bocados, salsa verde e rodelas de limão, não esquecendo polvilhar levemente com um mpouco de canela em po. Este pormenor é a graça deste prato.
Registado

Qual Spa qual carapuça, cozinhar é o melhor anti-stess do mundo Smiley
tita15
Petiscólico

« Responder #35 em: Fevereiro 13, 2009, 19:31:50 pm »

Esta receita é do meu livro de receitas velhinho

Manjar Celeste

1/2 quilo de açúcar
250g de miolo de pão
4 ovos
canela

Faça com o açúcar uma calda em ponto de fio. Junte-lhe o miolo do pão,depois de desfeito em água e passado por uma peneira fina. Acresecente os ovos.Ligue tudo muito bem e leve ao lume a secar.Deite numa travessa,polvilhe com canela e sirva frio.
Registado

marialebre1
Cozinheiro

« Responder #36 em: Março 03, 2009, 22:03:45 pm »

sou apaixonada por livros de culinária. perto da minha casa há um alfarrabista.tenho mais de 100 livros de culinária.fora as revistas. os colaccionaveis e as receitas de promoção turistica que os meus amigos me trazem das suas viagens.Há estava a esquecer-me que tenho seis dossiers com recortes de receitas de jornais.
Estou a tentar fazer um indice para poder ter algum controle mas não tenho nenhum programa de busca e ainda agora comecei e já estou cansada
desculpem o desabafo
Registado
madalena
Petiscólico

« Responder #37 em: Março 03, 2009, 23:00:47 pm »

Olá boa noite

Tenho uns livros de receitas antigos

TRATADO COMPLETO DE COZINHA E DE COPA de Carlos Bento da Maia ----1906

O LIVRO DE PANTAGRUEL de Bertha Rosa-Limpo --- 1946  1ª edição

COZINHEIRA IDEAL de Alda de Azevedo --- 196? - 3ª edição
Eu julgo que a minha mãe tinha esse livro a Cozinheira Ideal, e que infelizmente se perdeu. è um livro assim pequeno?? Com uma capa branca?? Tinha um doce óptimo que a minha mãe fazia com frequencia e que se chamava o Doce da Mariazinha, que nunca mais comi, porque já não nos lembramos da receita.
 Angry
Registado

madalena
cláudia bc
Cozinheiro

« Responder #38 em: Março 04, 2009, 14:40:34 pm »

olá madalena

o livro COZINHEIRA IDEAL é de capa azul com letras a dourado.

Estive a procurar o Doce da Mariazinha e não enconteri, mas se me deres mais elementos posso procirar melhor.

é uma sobremesa? é um doce?
Registado
madalena
Petiscólico

« Responder #39 em: Março 04, 2009, 15:35:36 pm »

Então provavelmente não é o mesmo. Eu lembro-me que era um doce , genero de pudim e por cima levava as claras batidas em castelo, assim em montinhos, e que se levava ao forno para alourar.
Registado

madalena
Karminha
Servente de Cozinha

« Responder #40 em: Março 04, 2009, 22:46:54 pm »

sou apaixonada por livros de culinária. perto da minha casa há um alfarrabista.tenho mais de 100 livros de culinária.fora as revistas. os colaccionaveis e as receitas de promoção turistica que os meus amigos me trazem das suas viagens.Há estava a esquecer-me que tenho seis dossiers com recortes de receitas de jornais.
Estou a tentar fazer um indice para poder ter algum controle mas não tenho nenhum programa de busca e ainda agora comecei e já estou cansada
desculpem o desabafo
marialebre1 Vi este link ontem aqui nos petiscos e já não sei em que tópico mas fiz o download deste programa gratuito. Ainda não instalei mas as opiniões do site são boas. O programa faz pesquisas por palavra e pode-se organizar capítulos - pelo menos é o que lá diz.
Aqui vai o link:
http://superdownloads.uol.com.br/download/139/tsireceitas/
Registado

A verdade é geralmente nua e crua.............
mas pode ser sempre salteada num pouco de manteiga
patyxa
Visitante
« Responder #41 em: Março 04, 2009, 23:10:10 pm »

marialebre1 Vi este link ontem aqui nos petiscos e já não sei em que tópico mas fiz o download deste programa gratuito. Ainda não instalei mas as opiniões do site são boas. O programa faz pesquisas por palavra e pode-se organizar capítulos - pelo menos é o que lá diz.
Aqui vai o link:
http://superdownloads.uol.com.br/download/139/tsireceitas/

Uau espectaculo ja fiz o download e adorei mto fixe mesmo
Obrigada Karminha
Beijo
Registado
belinha1981
Visitante
« Responder #42 em: Março 05, 2009, 16:01:41 pm »

olhem n sei se conhecem este livro...foi adoptado pelo Sindicato dos Profissionais de Hotelaria e Similares em 1933...chama-se "A Cozinha Ideal - tratado completo de cozinha, pastelaria e bar" do chefe Manuel Silva... é super completo e tem + de 1600 receitas...tenho a 9ª edição deste livro...n se vê mt por ai nas livrarias

divide-se em glossário, molhos, recheios, soflés, guarnições, massas de cozinha, aproveitamentos, acepipes, ovos, caldos e sopas, peixes e crustáceos, carnes, saladas, legumes, pratos frios, pratos mistos, pastelaria e doçaria, gelados e sorvetes, saboreantes ou desenjoativos, ementas, licores caseiros, vinhos e bar....
Registado
ana_carina
Petiscólico

« Responder #43 em: Março 05, 2009, 17:08:28 pm »

olhem n sei se conhecem este livro...foi adoptado pelo Sindicato dos Profissionais de Hotelaria e Similares em 1933...chama-se "A Cozinha Ideal - tratado completo de cozinha, pastelaria e bar" do chefe Manuel Silva... é super completo e tem + de 1600 receitas...tenho a 9ª edição deste livro...n se vê mt por ai nas livrarias

divide-se em glossário, molhos, recheios, soflés, guarnições, massas de cozinha, aproveitamentos, acepipes, ovos, caldos e sopas, peixes e crustáceos, carnes, saladas, legumes, pratos frios, pratos mistos, pastelaria e doçaria, gelados e sorvetes, saboreantes ou desenjoativos, ementas, licores caseiros, vinhos e bar....

Deve ter receitas divinais!!  Grin Grin
Registado

Já tenho o meu blog Smiley

http://www.prazeresegourmet.blogspot.com
Karminha
Servente de Cozinha

« Responder #44 em: Março 05, 2009, 23:42:10 pm »

O livro a que recorro com muita frequência é o Livro da Cozinha Internacional da Selecções que até já se pode considerar um bocadinho antigo - é de 1986.
Tem muito boas receitas com as fotos do prato pronto e com um género de passo-a-passo em desenho.
Esta é só para criar ambiente

Para evitar conflitos de copyright posso mandar o scan das receitas individualmente ou passar as receitas nos Doces e sobremesas.

Um abraço

Registado

A verdade é geralmente nua e crua.............
mas pode ser sempre salteada num pouco de manteiga
Páginas: 1 2 [3] 4 5   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Livro de Receitas Antigo
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar