22613      

ŕltimas Receitas Pesquisadas:"Lulinhas grelhadas com molho de manteiga e lim√£o." "Broas de mel"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  D√ļvidas e Quest√Ķes Culin√°rias!  |  Tópico: Livro de Receitas Antigo
Páginas: 1 2 [3] 4 5   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Livro de Receitas Antigo  (Lida 64178 vezes)
tita15
Petiscólico

« Responder #30 em: Fevereiro 12, 2009, 19:54:55 pm »

Ola' a todos/as

Encontrei um livro muito antigo de receitas, que est√° na familia ha' imensos anos, com todo o tipo de receitas, incluindo doces conventuais e doces tradicionais!

Ando super entusiasmada, pois algumas receitas eu nunca tinha ouvido falar de t√£o antigas que s√£o.

Se alguem se lembrar de alguma receita que queira e que n√£o encontra talvez eu possa ajudar, √© s√≥ dizer que eu coloco aqui. O livro tem: Doces, Carne, Peixe, Sopas, Entradas, Massas...

Kiss

Eu tamb√©m tenho um livro assim muito antigo,t√£o antigo que j√° est√° amarelado as folhaas quase que se desfazem e j√° n√£o tem capas. Est√° dividido por sec√ß√Ķes tipo receitas de Natal,Ano Novo ,rceitas para batizados pic-nics ,sugestoes para um dia no campo na pesca e na praia.Cada capitulo al√©m das receitas faz sugest√Ķes de decora√ß√£o para cada ocasi√£o e um pouco de regras de etiqueta. √ą t√£o velhinho este meu livro... parece um missal dos antigos.

O meu chama-se " A Mulher na sala e na cozinha " ,acho o titulo deste meu livro um bocadinho machista,mas enfim... tendo em conta que este livro j√° deve ter uns  100 anos ou mais uma vez que ao que parece ele j√° era da minha bisav√≥.
Este livro para al√©m de receitas absolutamente deliciosas.Est√° muito bem organizado por Festas Tradicionais e faz sugest√Ķes de decora√ß√£o como receber com elegancia e sugest√Ķes de ementa e depois as respectivas receitas.Tem tamb√©m capitulos dedicados a outras festas como noivado,festas de anos batizados etc.Para cada uma delas d√£o sugest√Ķes de decora√ß√£o de etiqueta,deposi d√£o sugest√Ķes quanto a emetas e as respectivas receitas. Depois tem receitas para o dia-a -dia.
E sugest√Ķes para lanches para as mais variadas situa√ß√Ķes. Tem tamb√©m alguns doces conventuais.
E recieitas muito especificas. Como rebuçados,biscoitos,cockteils,sorvetes.etc. Prometo transcrever para aqui algumas receitas.
E dar a indicação quando forem receitas deste tal livro.
Registado

Tudo o que é bom dura o suficiente para que se torne inesquecível
cl√°udia bc
Cozinheiro

« Responder #31 em: Fevereiro 12, 2009, 20:29:25 pm »

Receita tirada da pag. 487 do livro TRATADO COMPLETO DE COZINHA E DE COPA de Carlos Bento da Maia ----1906

B√īlo de c√īco
Elementos a empregar

Mi√īlo de c√īco ralado ......................... 100 gr.
Gemas de óvos ................................ 10 (150c3)
Claras .............................................  5 (125 c3)
Açucar refinado ................................ 400 gr.
Farinha de arroz ............................... 250 gr.
Manteiga ......................................... 250 gr.
A‚Äôgua de c√īco .................................. q.b.
Sal fino ............................................ q.b.
Vidrado de lim√£o ralado ....................... q.b.

Tomem-se mi√īlos de c√īco em numero tal que prefa√ßam aproximadamente o peso acima indicado, conservando a √°gua, que se junta √° massa. Deite-se o c√īco ralado num alguidar, vidrado, com o a√ßucar e a manteiga e misture-se tudo intimamente. Depois juntem-se as gemas e as claras, bata-se tudo, junte-se-lhe o sal e a raspa de vidrado do lim√£o. Depois disso v√°-se juntando a farinha a pouco e pouco e batendo bem juntando a √°gua de c√īco. Deite depois a massa batida em uma forma bem untada com manteiga e leve-se ao forno a cozer, dando dois golpes em cruz na parte superior do b√īlo, quando √™le come√ßa a crescer e a cozer por cima.

Registado
cl√°udia bc
Cozinheiro

« Responder #32 em: Fevereiro 12, 2009, 20:37:18 pm »

olha o que encontrei aqui

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=6118.0
Registado
tita15
Petiscólico

« Responder #33 em: Fevereiro 12, 2009, 21:09:29 pm »

N√£o sei se √© o mesmo que o meu ,pois o meu j√° n√£o tem capas, tem as folha muito amarelas e quase que se desfazem.Pelo menos o titulo √© o mesmo. A autora n√£o sei se √© a mesma...  gostava de mandar restaurar o meu mas receio que n√£o tenha ponta por onde se lhe pegue e depois acho que assim tem mais valor no entanto vou tentar comprar esse,porque se for igual ao meu era √≥ptimo porque o meu para al√©m de n√£o ter capa faltam-lhe as pimeiras paginas da√≠ que eu n√£o saiba o nome da autora nem quando foi editado.
Registado

SofiaPepita
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #34 em: Fevereiro 12, 2009, 23:32:01 pm »

Entao aqui fica mais uma velhinha:

Nome da Receita:
Galinha Mourisca

Depois da galinha preparada, parte-se aos pedaços, em cru.
deitam-se esses pedaços numa caçarola, juntamente com pranchas de toucinho e presunto, salsa, coentros pisados, sale refoga-se tudo. Depois de refogada, deita-se água para cozer a galinha e quando estiver cozida tempera-se com sumo de limão, cravos da India e pimenta.
Nas √ļltimas fervuras, adicionam-se tr√™s ou quatro gemas batidas, retirando a galinha para o molho n√£o coalhar.
Na travessa em que for servida colocam-se fatias fininhas de pão frito, por cima a galinha, gemas de ovos cozidos, feitas em bocados, salsa verde e rodelas de limão, não esquecendo polvilhar levemente com um mpouco de canela em po. Este pormenor é a graça deste prato.
Registado

Qual Spa qual carapuça, cozinhar é o melhor anti-stess do mundo Smiley
tita15
Petiscólico

« Responder #35 em: Fevereiro 13, 2009, 19:31:50 pm »

Esta receita √© do meu livro de receitas velhinho

Manjar Celeste

1/2 quilo de a√ß√ļcar
250g de miolo de p√£o
4 ovos
canela

Fa√ßa com o a√ß√ļcar uma calda em ponto de fio. Junte-lhe o miolo do p√£o,depois de desfeito em √°gua e passado por uma peneira fina. Acresecente os ovos.Ligue tudo muito bem e leve ao lume a secar.Deite numa travessa,polvilhe com canela e sirva frio.
Registado

marialebre1
Cozinheiro

« Responder #36 em: Março 03, 2009, 22:03:45 pm »

sou apaixonada por livros de culinária. perto da minha casa há um alfarrabista.tenho mais de 100 livros de culinária.fora as revistas. os colaccionaveis e as receitas de promoção turistica que os meus amigos me trazem das suas viagens.Há estava a esquecer-me que tenho seis dossiers com recortes de receitas de jornais.
Estou a tentar fazer um indice para poder ter algum controle mas n√£o tenho nenhum programa de busca e ainda agora comecei e j√° estou cansada
desculpem o desabafo
Registado
madalena
Petiscólico

« Responder #37 em: Março 03, 2009, 23:00:47 pm »

Ol√° boa noite

Tenho uns livros de receitas antigos

TRATADO COMPLETO DE COZINHA E DE COPA de Carlos Bento da Maia ----1906

O LIVRO DE PANTAGRUEL de Bertha Rosa-Limpo --- 1946  1¬™ edi√ß√£o

COZINHEIRA IDEAL de Alda de Azevedo --- 196? - 3ª edição
Eu julgo que a minha mãe tinha esse livro a Cozinheira Ideal, e que infelizmente se perdeu. è um livro assim pequeno?? Com uma capa branca?? Tinha um doce óptimo que a minha mãe fazia com frequencia e que se chamava o Doce da Mariazinha, que nunca mais comi, porque já não nos lembramos da receita.
 Angry
Registado

madalena
cl√°udia bc
Cozinheiro

« Responder #38 em: Março 04, 2009, 14:40:34 pm »

ol√° madalena

o livro COZINHEIRA IDEAL é de capa azul com letras a dourado.

Estive a procurar o Doce da Mariazinha e n√£o enconteri, mas se me deres mais elementos posso procirar melhor.

é uma sobremesa? é um doce?
Registado
madalena
Petiscólico

« Responder #39 em: Março 04, 2009, 15:35:36 pm »

Então provavelmente não é o mesmo. Eu lembro-me que era um doce , genero de pudim e por cima levava as claras batidas em castelo, assim em montinhos, e que se levava ao forno para alourar.
Registado

madalena
Karminha
Servente de Cozinha

« Responder #40 em: Março 04, 2009, 22:46:54 pm »

sou apaixonada por livros de culinária. perto da minha casa há um alfarrabista.tenho mais de 100 livros de culinária.fora as revistas. os colaccionaveis e as receitas de promoção turistica que os meus amigos me trazem das suas viagens.Há estava a esquecer-me que tenho seis dossiers com recortes de receitas de jornais.
Estou a tentar fazer um indice para poder ter algum controle mas n√£o tenho nenhum programa de busca e ainda agora comecei e j√° estou cansada
desculpem o desabafo
marialebre1 Vi este link ontem aqui nos petiscos e j√° n√£o sei em que t√≥pico mas fiz o download deste programa gratuito. Ainda n√£o instalei mas as opini√Ķes do site s√£o boas. O programa faz pesquisas por palavra e pode-se organizar cap√≠tulos - pelo menos √© o que l√° diz.
Aqui vai o link:
http://superdownloads.uol.com.br/download/139/tsireceitas/
Registado

A verdade é geralmente nua e crua.............
mas pode ser sempre salteada num pouco de manteiga
patyxa
Visitante
« Responder #41 em: Março 04, 2009, 23:10:10 pm »

marialebre1 Vi este link ontem aqui nos petiscos e j√° n√£o sei em que t√≥pico mas fiz o download deste programa gratuito. Ainda n√£o instalei mas as opini√Ķes do site s√£o boas. O programa faz pesquisas por palavra e pode-se organizar cap√≠tulos - pelo menos √© o que l√° diz.
Aqui vai o link:
http://superdownloads.uol.com.br/download/139/tsireceitas/

Uau espectaculo ja fiz o download e adorei mto fixe mesmo
Obrigada Karminha
Beijo
Registado
belinha1981
Visitante
« Responder #42 em: Março 05, 2009, 16:01:41 pm »

olhem n sei se conhecem este livro...foi adoptado pelo Sindicato dos Profissionais de Hotelaria e Similares em 1933...chama-se "A Cozinha Ideal - tratado completo de cozinha, pastelaria e bar" do chefe Manuel Silva... é super completo e tem + de 1600 receitas...tenho a 9ª edição deste livro...n se vê mt por ai nas livrarias

divide-se em gloss√°rio, molhos, recheios, sofl√©s, guarni√ß√Ķes, massas de cozinha, aproveitamentos, acepipes, ovos, caldos e sopas, peixes e crust√°ceos, carnes, saladas, legumes, pratos frios, pratos mistos, pastelaria e do√ßaria, gelados e sorvetes, saboreantes ou desenjoativos, ementas, licores caseiros, vinhos e bar....
Registado
ana_carina
Petiscólico

« Responder #43 em: Março 05, 2009, 17:08:28 pm »

olhem n sei se conhecem este livro...foi adoptado pelo Sindicato dos Profissionais de Hotelaria e Similares em 1933...chama-se "A Cozinha Ideal - tratado completo de cozinha, pastelaria e bar" do chefe Manuel Silva... é super completo e tem + de 1600 receitas...tenho a 9ª edição deste livro...n se vê mt por ai nas livrarias

divide-se em gloss√°rio, molhos, recheios, sofl√©s, guarni√ß√Ķes, massas de cozinha, aproveitamentos, acepipes, ovos, caldos e sopas, peixes e crust√°ceos, carnes, saladas, legumes, pratos frios, pratos mistos, pastelaria e do√ßaria, gelados e sorvetes, saboreantes ou desenjoativos, ementas, licores caseiros, vinhos e bar....

Deve ter receitas divinais!!  Grin Grin
Registado

J√° tenho o meu blog Smiley

http://www.prazeresegourmet.blogspot.com
Karminha
Servente de Cozinha

« Responder #44 em: Março 05, 2009, 23:42:10 pm »

O livro a que recorro com muita frequ√™ncia √© o Livro da Cozinha Internacional da Selec√ß√Ķes que at√© j√° se pode considerar um bocadinho antigo - √© de 1986.
Tem muito boas receitas com as fotos do prato pronto e com um género de passo-a-passo em desenho.
Esta é só para criar ambiente

Para evitar conflitos de copyright posso mandar o scan das receitas individualmente ou passar as receitas nos Doces e sobremesas.

Um abraço

Registado

A verdade é geralmente nua e crua.............
mas pode ser sempre salteada num pouco de manteiga
Páginas: 1 2 [3] 4 5   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  D√ļvidas e Quest√Ķes Culin√°rias!  |  Tópico: Livro de Receitas Antigo
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar