22623      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Rolo de carne com queijo e fiambre" "Bolo de Bolacha"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Licores e coktails..  |  Tópico: Como fazer Bebida de Soja (foto-reportagem)
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Como fazer Bebida de Soja (foto-reportagem)  (Lida 8554 vezes)
DanSan
Petiscólico

« em: Outubro 29, 2012, 01:54:58 am »

Pré-aviso: esta receita é feita em 2 dias porque tem de se demolhar o feijão!
Boas!
Estava numa de aprender a fazer tofu e percebi que primeiro tinha de aprender a fazer o leite de soja. Ingredientes poucos, foi só meter mãos à obra Smiley
Ingredientes e material necessários:
- 250 gr. de feijões de soja secos;
- água;
- Liquidificador ou processador de comida (tipo picadora em ponto maior);
- Uma panela grande com capacidade para, pelo menos, 6 ou 8 litros (eu usei a panela de pressão da minha mãe);
- Um pano musselina, uma fralda de algodão, compressa, aquele pano em que se enrolam os queijos... qualquer pano desde que seja limpo e relativamente poroso para se poder filtrar o líquido;
- Um recipiente resistente ao calor para depois transferir a bebida (convém ter capacidade para, pelo menos, 2 litros)

Vamos começar?

Deste pacote de 500 gr. pesei 250 gr., o necessário para 2 litros (aproximadamente) de bebida.

Depois de retirar feijões partidos, negros, de algum modo imperfeitos, cobri-os de água e deixei-os de molho durante a noite (aconselha-se a demolhar entre 8 - 24 horas (máximo). Eu deixei 13 horas). Absorveram a água, aumentaram de tamanho e ficaram mais macios.

Coloquei a panela ao lume com 2 litros de água para ir aquecendo. Pus o lume médio-baixo.

Entretanto fui triturar os feijões de soja. Fiz isto em duas vezes porque o meu liquidificador é velhote e não quis atafulhá-lo (não dava para fazer todos de qualquer modo por isso dividi-os à partida). Deitei metade dos feijões no liquidificador.

Deitei água, apenas para cobrir os feijões.

Triturei por uns momentos até estar tudo mais ou menos desfeito. Parei o liquidificador para raspar dos lados e voltei a triturar por mais uns momentos.

Terminado o passo anterior, depois de triturados todos os feijões, obtemos uma papa assim fofinha Tongue

Deitei a papa na panela que estava ao lume, o lume ficou no médio e mexi com uma espátula.

Começa logo a actividade na panela. Forma-se uma espuma branca que precisa de supervisão constante. Vai-se mexendo com alguma regularidade (a espuma vai desaparecendo com o tempo).

Isto é, aparentemente, muito comum de acontecer... não houve falta de supervisão constante. Virei simplesmente a minha cara durante 5 segundos! O que vale é que estava mesmo ali...

Depois de cerca de 30 minutos ao lume, a espuma começa a desaparecer (se ainda tiver muita, podem tirá-la com uma colher) e podem retirar do lume.

Entretanto preparei um recipiente resistente ao calor (neste caso, um tacho) , cobrindo-o com uma fralda de algodão.

Com a ajuda de uma concha (e umas garrafas de litro e meio de água para ajudar a fazer força no pano para ele não afundar com o peso da bebida) comecei a despejar a bebida no pano para filtrar.

Também fiz isto em duas vezes.

É mais fácil para espremer o pano...

visto que está quente e que se tem de espremer com a ajuda de uma colher de pau. Se quiserem guardar os feijões triturados, aconselho a espremer muito bem, nem que tenham de esperar que arrefeça. Já explico porquê.

E aqui têm! Bebida (ou leite) de soja pura!

Depois de arrefecer, transferi para jarros Smiley

Não se esqueçam de que como não tem conservantes, deve ser consumido num espaço de 2 a 3 dias. E deve ser mantido no frigorífico.

Depois sobra todo aquele feijão triturado, certo? Guardem-no. É o chamado, no Japão, Okara. Pode ser usado noutras receitas e para outras coisas. Para ele aguentar mais tempo, sequem-no no forno. Espalhem o Okara num tabuleiro ou pirex, de preferência largo, e levem ao forno a 250º.C. durante cerca de 50 minutos ou até está dourado. O tempo de secagem varia consoante quão bem espremeram o líquido deles e da espessura da camada que espalham no tabuleiro - quanto mais fina, melhor. Depois de seco pode ser guardado ou, se não for para consumo nas próximas semanas, podem congelar e dura vários meses Cheesy Depois actualizo com fotos!
« Última modificação: Outubro 29, 2012, 02:02:20 am por DanSan » Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #1 em: Novembro 11, 2012, 22:10:56 pm »

Bela reportagem, mas também uma grande trabalheira.... e o tofu?
Parabéns!
 Huh
carmelina
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Novembro 12, 2012, 00:56:12 am »

Obrigado carmelina!
O tofu... quero fazer tudo direitinho e preciso de um termómetro de cozinha, coisa que não tenho... vou esperar que mo ofereçam neste Natal Tongue Depois então farei o tofu! Cheesy
Registado

miguel rosa
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #3 em: Novembro 16, 2012, 18:42:24 pm »

Espero que mostres depois o tofu
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #4 em: Novembro 17, 2012, 00:54:08 am »

Eu também! XD  Kiss
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Licores e coktails..  |  Tópico: Como fazer Bebida de Soja (foto-reportagem)
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar