22705      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Empadão de peixe" "cordon bleu"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Pão, broa ou padas  |  Tópico: Artisan Bread (Massa Básica, e o Pão à Saída do Forno, com fotos)
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Artisan Bread (Massa Básica, e o Pão à Saída do Forno, com fotos)  (Lida 71861 vezes)
carmelina
Petiscólico

« Responder #15 em: Julho 08, 2009, 22:33:38 pm »

Ninguém gosta deste pãozinho?
Já tenho mais fotos, mas agora só ao fim de semana já não estou de baixa...
Depois coloco  Grin
carmelina
Registado
belinha gulosa
Petiscólico

« Responder #16 em: Julho 09, 2009, 05:44:34 am »

que maravilha amiga,vou fazer decerteza,jinhossssssssssssssssssss
Registado

elbamb
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #17 em: Julho 11, 2009, 09:51:32 am »

Carmelina

No forno de convecção que utilizas a que temperatura colocas o forno e altura da grelha?
Colocas água por baixo?
Na fotografia não dá para ver mas colocas-te a pedra dentro da base redonda perfurada do forno, sim?
O meu pão por alguma razão não cresceu muito, enquanto o teu abre através dos  cortes o meu não?
Qual a farinha que usas?

Cumprimentos
Registado
carmelina
Petiscólico

« Responder #18 em: Julho 12, 2009, 22:06:54 pm »

O meu forno não é de convecção é eléctrico!
A farinha na altura era "espiga" tipo "65".
Agora estou a utilizar uma do continente e fica igual. Agora também utilizo fermento fresco e um pouco de massa velha. Faço 900 gr de farinha normal e 100 gr de farinha de trigo integral, centeio,aveia, vou sempre mudando!
Quanto ao forno tem um tabuleiro de aluminio com água  em baixo, vê-se na fotografia e o pão coloquei-o directamente no tabuleiro do forno, na terceira grelha a contar de baixo. A temperatura é mais ou menos 200º no meu forno... esta parte é a mais complicada porque os fornos são todos diferentes!
Tenho uma pedra, mas não é própria, não gosto muito!
Se ficou massudo, quando faz a massa deixe um pouco  mais de 2 horas, antes de tirar massa e colocar no frigorifico!
A massa no dia seguinte faz sempre melhor pão. Agora tenho feito bolinhas tipo caseiras e as minhas filhas devoram-nas logo.
Se tiver mais alguma dúvida esteja à vontade, eu das experiências que vou fazendo, vou partilhando!
Gosto muito desta maneira de fazer pão porque tenho massa sempre feita.
 Wink
carmelina
Registado
elbamb
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #19 em: Julho 13, 2009, 20:45:18 pm »

Já fiz várias vezes este pão, e agora resolvi começar a fazer algumas alterações.
Ontem fiz de novo a massa, mas desta vez com um pouco de massa velha e 10gr. de fermento fresco!
Ficou no recepiente fechado duas horas, fiz um pão ontem e hoje outro...
Deixo aqui as fotos...

pão no forno

pão de ontem com sementes

pão de hoje também com sementes

Espero que gostem!
O pão que hoje fiz, já era um pouco maior...
É um prazer fazer este pão!!!
 Wink
carmelina

Carmelina

Obrigado desde já pela resposta, eu estava a falar deste forno que se encontra nesta sua mensagem.
Que quantidade de fermento caseiro utiliza?
No forno de convecção da imagem anterior a que temperatura colocas o forno e altura da grelha?
Colocas água por baixo?
Na fotografia não dá para ver mas colocas-te a pedra dentro da base redonda perfurada do forno, sim?
cumprimentos,
« Última modificação: Julho 13, 2009, 20:53:10 pm por elbamb » Registado
carmelina
Petiscólico

« Responder #20 em: Julho 13, 2009, 22:26:55 pm »

O pão coloco-o com a grelha mais alta que tenho e coloco um recipiente de eluminio pequeno por baixo da grelha com água a ferver. O pão está em cima de uma grelha de buracos, porque este forno não aquece por baixo, só por cima, quase no fim tenho que virar o pão para ter a certeza que fica bem cozido. Aqui não tem pedra!A pedra que tenho não aquece como deve ser, não é própria. Já experimentei, leva mais tempo a cozer.
Aqui em 20, 25m tenho o pão cozido. Primeiros 10m na temperatura máxima e depois a 200º. As bolas 15m!
Coloco um pouco de massa velha e 10gr de fermento! Eu não gosto de usar muito fermento!
Por isso eu digo que gosto mais do pão do segundo dia!
Espero ter ajudado!
 Wink
carmelina
Registado
patanisca1
Mestre de Culinária

« Responder #21 em: Julho 21, 2009, 21:05:24 pm »

Carmelita, quanto tempo deixas a massa velha no frigorífico? Vi algumas receitas que diziam que tínhamos que guardar essa massa durante 1 dia, mas não posso fazer pão todos os dias porque somos só 2. Experimentei deixar 2 dias no frigorífico e o pão ficou bom. Achas que dá para deixar a massa velha durante 3 dias no frigorífico?
Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #22 em: Julho 26, 2009, 16:10:24 pm »

Patanisca
Desculpa só hoje responder mas esta massa velha, quando faço a última massa de pão "Artisan Bread", deixo sempre um pouco dessa massa a que por sua vez chamo massa velha. Se esta massa pode ficar quinze dias no frigorífico, também a massa velha pode! Como cá em casa, por vezes sou só eu e o marido , porque o meu pai come papossecos, já tem durado aí uns 10 dias! E neste caso faço bolinhas num forninho que tenho em 10 m.
 Wink
carmelina
« Última modificação: Julho 27, 2009, 13:04:23 pm por carmelina » Registado
patanisca1
Mestre de Culinária

« Responder #23 em: Julho 26, 2009, 18:40:49 pm »

Carmelina, obrigada Smiley então vou começar a deixar mais tempo no frigorífico! Realmente não faz sentido andar a fazer mais pão quando ainda tenho, só para gastar a massa velha.
Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #24 em: Agosto 19, 2009, 13:13:19 pm »

Patanisca como tem corrido o pãozinho?
Cheguei agora de férias e vou começar de novo...
Nas férias fiz na máquina... já não consigo dispensar o meu pãozinho!!!
 Wink
carmelina
Registado
patanisca1
Mestre de Culinária

« Responder #25 em: Agosto 19, 2009, 13:40:55 pm »

Carmelina, o pão tem corrido muito bem e agora só uso massa velha. Tem aguentado sempre cerca de 4 dias até à próxima utilização e fica bom. Noto que fica melhor quando o amasso na MFP e cozo no forno. Assim deixo-o levedar por 2 horas à temperatura ambiente. Fica muito mais leve, saboroso e fofo, além de durar mais tempo depois de feito.
Com a receita base de pão alentejano (a mesma que utilizo sempre) tenho inventado bastante, juntando metade de farinha de trigo e metade de outras farinhas (por ex. espelta, integral, farinha do ikea, etc). Junto também sementes (girassol, linhaça, etc.).
Também já experimentei trocar água por iogurte,  fica óptimo. A massa velha dá para colocar em todas estas receitas e os resultados, na minha opinião, são superiores se compararmos com o pão de fermento normal.
Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #26 em: Agosto 21, 2009, 13:10:34 pm »

Amassar na MP e cozer no forno, nunca experimentei!
Eu também gosto muito mais do pão com massa velha! Misturas de farinhas e sementes também costumo
fazer. Farinha espelta nunca usei, porque aqui onde vivo nunca encontrei!
Vamos continuando com as experiências e comendo pâozinho sem aditivos...
 Wink
carmelina
Registado
patanisca1
Mestre de Culinária

« Responder #27 em: Agosto 21, 2009, 15:57:11 pm »

Eu comprei a farinha de espelta no continente, na zona dos produtos biológicos. Há imensas variedades de farinhas.
Registado

belinha gulosa
Petiscólico

« Responder #28 em: Agosto 23, 2009, 16:42:04 pm »

vou tentar hojeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Registado

belinha gulosa
Petiscólico

« Responder #29 em: Agosto 24, 2009, 09:10:40 am »

aqui estãoooooooooooooo
Registado

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Pão, broa ou padas  |  Tópico: Artisan Bread (Massa Básica, e o Pão à Saída do Forno, com fotos)
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar