22705      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Molotofe (bimby)" "Magret de pato com castanhas e molho de laranja (bimby)"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Pão, broa ou padas  |  Tópico: Artisan Bread (Massa Básica, e o Pão à Saída do Forno, com fotos)
Páginas: 1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Artisan Bread (Massa Básica, e o Pão à Saída do Forno, com fotos)  (Lida 71798 vezes)
carmelina
Petiscólico

« Responder #75 em: Outubro 20, 2011, 18:10:58 pm »

Não sei dizer, porque deixo-o sempre levedar!
Provávelmente sairá mais maçudo ou pesado como lhe queira chamar. A massa para qualquer pão tem sempre que levedar....
É questão de experimentar!
  Huh
carmelina
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #76 em: Outubro 21, 2011, 23:18:03 pm »

Ya, fica um pouco mais rijo. Mas nada de muito crítico Wink
Registado

tininha1011
Petiscólico

« Responder #77 em: Outubro 30, 2011, 07:44:32 am »

Olá caras "padeirinhas"!
Continuo a olhar e a pensar que estou a ficar farta das misturas da nacional para a máquina do pão. E também de algumas das minhas Wink
Mas ainda não me aventurei a experimentar este pão.
Desde que iniciam a preparação até ao pão estar pronto demoram quanto tempo +/-? Cerca de 3 horas?
E que quantidade de massa tiram para a massa velha? 1 cháv, 2 cháv?
É que eu quero tentar mas durante a semana é complicado com TPC's, jantares e afins!!!

Kiss Kiss
Registado

Tininha
DanSan
Petiscólico

« Responder #78 em: Novembro 02, 2011, 23:44:15 pm »

O processo completo de fazer este pão demora-me cerca de 5 horas.
Amassar, repousar 2 horas, voltar a amassar e dar forma, repousar 40 minutos, levar ao forno cozer e não cozer.... para mim é cerca de 5 horas todo este processo.
Quanto à massa velha, eu não uso, uso sempre levedura de padeiro fresca e uso sempre a massa toda no pão. Uma vez usei massa velha e o pão ficou muito embezerrado, encortiçado e não levedou quase nada. Sad Mesmo usando uma parte de massa velha e uma parte de levedura.
Registado

tininha1011
Petiscólico

« Responder #79 em: Novembro 03, 2011, 19:39:10 pm »

Obrigada pela resposta Dan.
Realmente todo esse tempo é demasiado para uma noite normal de semana.
Este tipo de tarefa tem que ser para o domingo e sem horas planeadas   Cheesy
Mas não vai cair em esquecimento

Kiss Kiss
Registado

Tininha
carmelina
Petiscólico

« Responder #80 em: Novembro 03, 2011, 21:15:22 pm »

Este pão não é amassado.
Misturam-se todos os ingredientes como diz na página 1, leveda 2 horas num recipiente fechado herméticamente. Passado este tempo apenas se retira o bocado da massa que queremos utilizar, vamos dando forma ao pão sem mexer-lhe muito com um puco de farinha e eu costumo logo colocar numa folha de papel vegetal, polvilhada com farinha de milho, polvilho um pouco o pão com farinha, pouca, dou-lhe uns cortes com uma faca afiada, aguardo os 40m a levedar. 15 minutos antes de terminar a levedação ligo o forno a 220 graus. Quando coloco o pão, também coloco uma taça na parte de baixo do tabuleiro, e em seguida um pouco de água a ferver. Como geralmente faço metade da massa, a outra guardo no frigorífico, 20 a 25 m, tenho o pão feito. Faço-o muitas vezes quando chego do trabalho, ou melhor fazia até Setembro, quando tinha as filhas em casa. Agora que sou sózinha a comer pão, faço pão integral com sementes na máquina de noite, para aproveitar o bi-horário  Wink
É super fácil e saboroso e eu acho rápido. Quando o amasso na Bimby é que tem que dobrar de volume duas vezes, esse sim 5 horas o mínimo... Huh
 Smiley
c.lina
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #81 em: Novembro 03, 2011, 22:49:36 pm »

Pois, eu uso sempre a massa toda! Smiley E a isto junta-se o facto de fazer as coisas devagar Tongue mas sim, 5 horas é o que costumo levar a fazer todo o preocesso. Isto, é claro, tirando o facto de o meu forno ser uma autêntica bosta! XD Mas pronto, de certeza que todas as meninas levam menos tempo do que eu! Principalmente a autora da receitinha  Grin
Registado

tininha1011
Petiscólico

« Responder #82 em: Novembro 06, 2011, 21:02:48 pm »

E não caiu em esquecimento Cheesy

hoje lá me aventurei a fazer este pão. Já tinha tentado fazer, amassando na máquina mas não resultou, mais parecia uma bolacha inchada!!!
Misturei os ingredientes na tigela, mas ainda achei bem meter a mãozita e misturar melhor com a mão que a colher de pau não estava a cumprir bem a sua função (achei eu!!)
Deixei levedar, mas entretanto precisei de sair, por isso esteve 3 horas em vez das 2 recomendadas. E envolvi a tigela numa mantinha, pq estava frio na minha cozinha.
Quando voltei, tinha uma bela massa, bem arrendada (não sei se seria assim que deveria estar!) e, depois de retirar um pouco para fazer a massa velha, lá coloquei o pão no tabuleiro com papel vegetal polvilhado com a farinha de milho.
Levedou e cozeu e ficou muito bonito, tv devesse ter ficado mais 5 minutos no forno, mas está muito saboroso e fofinho.
Gostei e vou repetir sempre que tiver tempo. Da próxima sigo o conselho da Carmelina, fazer mais massa (só fiz 1/2k) e ter sempre disponível para cozer quando precisar de pão.

eis o resultado:

Registado

Tininha
DanSan
Petiscólico

« Responder #83 em: Novembro 06, 2011, 23:44:21 pm »

Ficou lindo!!!  Babar
Registado

tininha1011
Petiscólico

« Responder #84 em: Novembro 20, 2011, 22:16:22 pm »

Já fiz novamente, com um pouco de massa "velha" que tinha guardado deste, fiz bolinhas e ficaram óptimas, ainda mais saborosas que este pão.
Vai ser um pãozinho para ir aperfeiçoando  Smiley
Registado

Tininha
DanSan
Petiscólico

« Responder #85 em: Novembro 20, 2011, 23:06:48 pm »

Tudo o que é artesanal é para aperfeiçoar!  Grin Força nisso! E mostra fotos dos resultados!  Babar
Registado

tininha1011
Petiscólico

« Responder #86 em: Dezembro 22, 2011, 10:54:28 am »

Já tenho mais uma fornada a levedar!!!
A filhota adora o pão, até dá para fazer pãezinhos com orelhas (mickey!!) para ela levar para o lanche da escola.
Já experimentei também misturar farinha de centeio, ficou muito saboroso, mas o que sobrou para o dia seguinte ficou com um sabor estranho...
Registado

Tininha
carmelina
Petiscólico

« Responder #87 em: Dezembro 31, 2011, 16:22:31 pm »

E estão muito bem!
O centeio tem um sabor diferente do trigo...talvez seja por isso!
 Wink
Carmelina
Registado
carmelina
Petiscólico

« Responder #88 em: Abril 02, 2012, 21:19:00 pm »

Desde o aumento da electricidade, sim porque 199€ num mês lá vai quase o ordenado, passei a utilizar, mais a máquina do pão. Deixei de fazer este pão que tem que ir ao forno e o meu é eléctrico e consome que se farta, aliás prácticamente não faço nada no forno. Além disso, este pão comem num instante e o da máquina gostam menos dura mais, mas já sinto muita vontade de comer um pãozinho de forno... sim porque eu só compro pão, se acontecer vir alguém cá a casa, não tenha pão suficiente e não ter tempo para o fazer...  porque não sei porquê quanto mais envelhecemos, menos o tempo rende e ando sempre a correr.... mas que ía bem uma fatia com manteiga acabadinho de sair do forno ía... Um dia destes vou esquecer as contas e fazer um pãozinho destes outra vez  Grin
 Huh Huh
carmelina
Registado
Zézinha
Petiscólico

« Responder #89 em: Abril 08, 2012, 15:00:54 pm »

Olá  Cheesy
Eu também fiz este pão e todos acharam ótimo  Wink

Registado

Páginas: 1 ... 4 5 [6] 7   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Pão, broa ou padas  |  Tópico: Artisan Bread (Massa Básica, e o Pão à Saída do Forno, com fotos)
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar