22665      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Fettuccine Alfredo" "Bolo de Óleo com Laranja"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Bolos e bolinhos  |  Tópico: Bolo de Tiramisú
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Bolo de Tiramisú  (Lida 8911 vezes)
Luna21
Mestre de Culinária

« em: Julho 17, 2009, 01:58:48 am »

Com uma embalagem de queijo mascarpone no frigorifico, à espera de uso, e uma grande vontade de fazer um bolinho para "festejar" as férias, encontrei esta receita da Ameixa na lista "a fazer".. E foi uma excelente escolha!  Grin

O próprio bolo, é muito saboroso, mas o creme é meeesmo bom.. eu lá ia "provando", à medida que ia fazendo a cobertura. Eu sou suspeita porque sou uma viciada em café, mas é meeeesmo muito bom! [e lá estou eu a abusar das vogais.. manias!]  Tongue

Como ela descreveu, é um bolo que exige algumas etapas, mas nem por isso se torna dificil.
Podem ver fotos do passo a passo no meu blog.
Aqui fica a receita, tal como foi postada no Canela Moída, uma vez que eu não alterei nada:

Bolo:
2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/8 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1 1/4 (10 colheres de sopa) de manteiga sem sal à temperatura ambiente (fiz com manteiga com sal e eliminei a quantidade de sal acima indicada)
1 chávena de açúcar
3 ovos grandes
1 gema grande
1 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
3/4 chávena de buttermilk

Coloque a placa centrada no forno pré-aquecido a 180ºC. Unte duas formas de 22cm diâmetro redondas com manteiga e farinha, sacudindo o excesso e coloque papel vegetal a revestir o fundo (o meu forno não dá para ter duas formas redondas ao mesmo tempo, por isso levei a massa a cozer toda de uma só vez, mas não fica igual. Se puderem façam como a receita pede).

Misture a farinha, o fermento, bicarbonato e o sal. Com a batedeira, bata a manteiga a velocidade média até estar suave e cremosa. Junte o açúcar e bata por 3 minutos. Adicione os ovos, um a um e depois a gema, batendo por 1 minuto entre cada adição. Agregue a baunilha, não se preocupe se a mistura parecer estar coalhada. Reduza a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos alternando com o buttermilk, junte os ingredientes secos em três partes e o buttermilk em duas (comece e termine com os ingredientes secos); raspe os lados da bacia/tigela para baixo e misture até que os ingredientes desapareçam na massa.
Divida a massa pelas formas em quantidades iguais e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno por 28-30 minutos, quando estiver pronto estarão dourados e ocos ao toque. Inserindo uma faca dos lados ela sairá limpa.
Transfira os bolos para uma rede e deixe arrefecer por 5 minutos. Depois desenforme e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Extracto de café:
2 colheres de sopa de café solúvel
2 colheres de sopa de água a ferver

Misture o pó com a água e reserve.

Calda de café:
1/2 chávena de água
1/3 chávena de açúcar
1 colher de sopa de amaretto, kahlua ou brandy (usei brandy)

Numa tigela pequena, misture a água e o açúcar e leve a ferver. Coloque a calda numa tigela à prova de calor e misture nela uma colher de sopa do extracto de café e o álcool, reserve.

Recheio e cobertura:
1 pacote de mascarpone (250 gramas)
1/2 chávena de açúcar em pó, peneirado
1 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de amaretto, kahlua ou brandy (usei brandy)
1 chávena de natas
75 gr de chocolate em pepitas (podem usar granulado de chocolate ou chocolate cortado em pedaços pequeninos)

Coloque o mascarpone, o açúcar, a baunilha e o álcool numa tigela e misture até estar suave. Com a betedeira ou fouet, bata as natas até formar picos firmes. Com uma espátula de borracha (eu não tenho, foi mesmo de colher), junte 1/4 das natas ao mascarpone. Vá juntando o resto das natas ao mascarpone com toques suaves.

Montagem:

Caso faça o bolo numa forma só ao mesmo tempo, corte a meio.
Com um pincel, ensope a parte de baixo do bolo com 1/3 da calda de café. Por cima coloque algum creme de mascarpone - cerca de 1 1/4 de chávena - e pressione as pepitas de chocolate no creme. Na outra parte do bolo coloque metade da calda de café. Depois vire o lado ensopado por cima do recheio de mascarpone. Ensope o topo do bolo com o resto da calda de café.

Para a cobertura, junte o resto do extracto de café no restante mascarpone. Prove até decidir quanto extracto quer usar. Se a mistura parecer demasiado mole, leve ao frigorífico coberta com película aderente por 15 min. Refrigere o bolo também.
Com uma espátula de metal, vá colocando a cobertura nas laterais do bolo e no topo. Refrigere por 3 horas ou até 1 dia antes de servir.
Antes de servir polvilhe o topo com cacau.

Espero que gostem! Cá em casa foi mais que aprovado!  Wink

Kiss Kiss
Registado

belinha gulosa
Petiscólico

« Responder #1 em: Julho 17, 2009, 06:11:12 am »

que maravilha luninha, Kiss Kiss Kiss

que saudades tuassssssssssssssssssssssssssssssssss Kiss Kiss Kiss Kiss Kiss
Registado

rosalina
Petiscólico

« Responder #2 em: Julho 17, 2009, 08:39:57 am »

Shocked Shocked Shocked Babar Babar Babar Que maravilha
Registado
carmelina
Petiscólico

« Responder #3 em: Julho 19, 2009, 16:45:58 pm »

Parabéns
Parece-me um belo bolo....
 Smiley
Carmelina
Registado
tita15
Petiscólico

« Responder #4 em: Julho 19, 2009, 16:51:00 pm »

Babar  Babar  Estou sem palavras......   Babar  Babar
Registado

Tudo o que é bom dura o suficiente para que se torne inesquecível
ginmoreira
Visitante
« Responder #5 em: Julho 23, 2009, 08:56:45 am »

Que aspecto  Babar Babar Babar
Deve ser mesmo muito bom...
Registado
setembro
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #6 em: Julho 24, 2009, 08:31:25 am »

bom dia, preciso de esclarecimento o que é buttermilk?Huh Angry Angry Angry Huh
Registado
Luna21
Mestre de Culinária

« Responder #7 em: Agosto 11, 2009, 09:48:18 am »

Obrigada a todas!
Ainda bem que gostaram..  Grin Grin

Desculpa só responder agora, Setembro, mas não tenho andado por aqui..

Podes preparar buttermilk juntando 1 colher de sopa de vinagre (ou sumo de limão) por cada chávena de leite, e deixar repousar 10 minutos.. não tenhas receio, não se nota nada no sabor!  Wink

Kiss Kiss
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Bolos e bolinhos  |  Tópico: Bolo de Tiramisú
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar