22590      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Pataniscas de bacalhau" "Manteiga de alho"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Acompanhamentos  |  Tópico: Arroz japonês
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Arroz japonês  (Lida 14773 vezes)
DanSan
Petiscólico

« em: Dezembro 10, 2009, 01:59:13 am »

Não resisto a partilhar esta receita de arroz japonês, que fica tão bem para comer com os pauzinhos ou moldado em bolas. Não é para todos os gostos, mas sem experimentarmos nunca se sabe, certo? Tongue

220 gramas de arroz de grão curto (para além do japonês que é de grãos arredondados e curtos, o melhor que temos é carolino (o japonês é um tanto ou quanto caro))
500 ml de água
2 colheres de sopa de vinagre (de arroz preferencialmente, mas o nosso serve bem)
1 colher de sopa de açucar
1 colher de chá de sal

Lava-se o arroz até a água sair quase transparente e escorre-se bem. Põe-se ao lume com a água e deixa-se ferver. Quando estiver a ferver baixa-se um pouco o lume e deixa-se ferver até a água evaporar (convém mexer de vez em quando para não agarrar ao tacho). Quando a água tiver evaporado por completo, põe-se o lume no mínimo e tapa-se o tacho, deixando cozinhar por mais 5 minutos. Findos esses 5 minutos, apaga-se o fogão e deixa-se arrefecer o arroz, coberto, durante cerca de 10 minutos. Entretanto prepara-se num copo a mistura do vinagre, o açucar e o sal, que se mexe até dissolver. Prepara-se também um recipiente de plástico ou madeira e uma espátula ou colher de pau para mexer o arroz. Depois dos 10 minutos de arrefecimento, mete-se o arroz no recipiente e verte-se a mistura do vinagre por todo o arroz, depois é só envolver o arroz e ir soprando para ele até o arroz ter "absorvido" a mistura de vinagre.

Não sei se consegui explicar muito bem esta receita, mas espero que sim. E espero que quem experimente, goste n___n
« Última modificação: Dezembro 10, 2009, 22:51:28 pm por DanSan » Registado

Maria_24
Mestre de Culinária

« Responder #1 em: Dezembro 10, 2009, 11:12:00 am »

Obrigado pela partilha DanSan.
Lá em casa somos fãs de arroz, e irei experimentar esta tua receita em breve Kiss
Registado

Se não puderes destacar-te pelo talento, vence pelo esforço.
(Dave Weinbaum)
fiorenza
Petiscólico

« Responder #2 em: Dezembro 10, 2009, 12:13:58 pm »

fiquei com vontade de experimentar este arroz, que de arroz japones passa a ser portugues quando mudamos de arroz japones para carolino e mudamos o vinagre Tongue mas deve ser bom, nunca tinha pensado porque é que o arroz do sushi é doce, agora que vejo esta receita ...hum..deve levar açucar  Grin

só não percebi uma coisa...soprar o arroz?  Huh
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #3 em: Dezembro 10, 2009, 13:40:31 pm »

...arroz japones passa a ser portugues quando mudamos de arroz [...] e mudamos o vinagre...
Ahahaha, faz sentido  laugh soprar o arroz ou abaná-lo com um leque fá-lo prender melhor e é para arrefecê-lo também pois o Sushi é um prato frio. Mas a verdade é que me esqueci de mencionar isso na receita, este é o arroz com que se fazem os rolinhos de Sushi, mas eu gosto de o comer assim também ou moldado em bolinhas. Sei que tenho uma receita de arroz japonês, o tradicional para acompanhamento, e lembro-me de ser diferente nalgumas coisas. A ver se encontro a receita Wink Experimenta e depois diz o que achas Cheesy
Registado

J&S
Mestre de Culinária

« Responder #4 em: Dezembro 10, 2009, 17:14:27 pm »

Costumo fazer mais ou menos só que junto hon mirin em vez de açucar (na cozedura).
Um arroz muito bom para sushi é o arborio.
Registado

Never argue with an idiot. They drag you down to their level, then beat you with experience.

— Dilbert's Rules of Order.

E este é o link para o nosso blog, que está muito bonito, muito bem feito, lol.
DanSan
Petiscólico

« Responder #5 em: Dezembro 10, 2009, 21:24:57 pm »

Não conhecia esse arroz, mas é, de facto, muito parecido com o koshihikari (arroz de grão curto japonês). Onde posso encontrá-lo?  Huh
Registado

teco43043
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #6 em: Dezembro 10, 2009, 22:25:06 pm »

Desculpem a minha intromissão mas não podia deixar de comentar esta receita pois há algum tempo k tenho feito alguns cursos de cozinha nomeadamente japonesa, para fazer arroz de sushi temos mesmo de ter arroz japonez  pois o grão é mais curto e tem uma goma diferente, já agora o arroz deve ser cozido com uma alga k se chama kombu e depois de cozido deve ser colocar num recipiente de madeira e ai sim adicionar o vinagre k deve ser de arroz tb não vale a pena aldrabar o k é feito com preceito e muita tradição espero ter contribuído para um melhor esclarecimento obrigado
« Última modificação: Dezembro 12, 2009, 21:50:41 pm por teco43043 » Registado

Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.
J&S
Mestre de Culinária

« Responder #7 em: Dezembro 12, 2009, 17:38:26 pm »

Não conhecia esse arroz, mas é, de facto, muito parecido com o koshihikari (arroz de grão curto japonês). Onde posso encontrá-lo?  Huh

Há no celeiro. Fica mesmo mesmo parecido. O preço é de cerca de 4 euros por kg mas na altura aqui não havia arroz de sushi.
Desculpem a minha intromissão mas não podia deixar de comentar esta receita pois há algum tempo k tenho feito alguns cursos de cozinha nomeadamente japonesa, para fazer arroz de sushi temos mesmo de ter arroz japonez  pois o grão é mais curto e tem uma goma diferente, já agora o arroz deve ser cozido com uma alga k se chama nori e depois de cozido deve ser colocar num recipiente de madeira e ai sim adicionar o vinagre k deve ser de arroz tb não vale a pena aldrabar o k é feito com preceito e muita tradição espero ter contribuído para um melhor esclarecimento obrigado

Discordo. Não devemos cortar na qualidade dos ingredientes, mas sem se fazerem expriencias e misturas estranhas hoje em dia não existiria a cozinha de fusão!!! Seguir uma receita a letra é muito importante quando se precisa de um resultado mesmo tradicional. No entanto dar uma volta as receitas pode torna-las bastante interessantes, refrescantes ou inovadoras.
Registado

Never argue with an idiot. They drag you down to their level, then beat you with experience.

DanSan
Petiscólico

« Responder #8 em: Dezembro 13, 2009, 22:21:33 pm »

Exactamente, até porque não se está a "aldrabar" mas sim a adaptar o que temos mais acessível nos nossos mercados a estas receitas. Quando podemos fazer com o que é nosso, tanto melhor.
Registado

teco43043
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #9 em: Dezembro 14, 2009, 14:14:21 pm »

Há no celeiro. Fica mesmo mesmo parecido. O preço é de cerca de 4 euros por kg mas na altura aqui não havia arroz de sushi.
Desculpem a minha intromissão mas não podia deixar de comentar esta receita pois há algum tempo k tenho feito alguns cursos de cozinha nomeadamente japonesa, para fazer arroz de sushi temos mesmo de ter arroz japonez  pois o grão é mais curto e tem uma goma diferente, já agora o arroz deve ser cozido com uma alga k se chama nori e depois de cozido deve ser colocar num recipiente de madeira e ai sim adicionar o vinagre k deve ser de arroz tb não vale a pena aldrabar o k é feito com preceito e muita tradição espero ter contribuído para um melhor esclarecimento obrigado

Discordo. Não devemos cortar na qualidade dos ingredientes, mas sem se fazerem expriencias e misturas estranhas hoje em dia não existiria a cozinha de fusão!!! Seguir uma receita a letra é muito importante quando se precisa de um resultado mesmo tradicional. No entanto dar uma volta as receitas pode torna-las bastante interessantes, refrescantes ou inovadoras.

Bem sei k este assunto dá pano para mangas no entanto no k há cozinha japonesa diz respeito julgo que usar ingredientes k não sejam próprio traduz-se em um desastre, relativamente há cozinha de fusão esse conceito é completamente diferente e só resulta quando aplicado para inovar e dessa forma já mais se poderia chamar de sushi, quem conhece a história do sushi e da cozinha japonesa em particular sabe ao k me refiro, mas tudo isto são opiniões já a gora os produtos para sushi são baratos e já se encontram há venda nas grande superfícies.

Registado

J&S
Mestre de Culinária

« Responder #10 em: Dezembro 14, 2009, 19:37:08 pm »

Bem sei k este assunto dá pano para mangas no entanto no k há cozinha japonesa diz respeito julgo que usar ingredientes k não sejam próprio traduz-se em um desastre, relativamente há cozinha de fusão esse conceito é completamente diferente e só resulta quando aplicado para inovar e dessa forma já mais se poderia chamar de sushi, quem conhece a história do sushi e da cozinha japonesa em particular sabe ao k me refiro, mas tudo isto são opiniões já a gora os produtos para sushi são baratos e já se encontram há venda nas grande superfícies.

Não poderia discordar mais. Não existe maior prova de que o sushi não é de forma alguma "rigido" ou extremamente tradicional que o California roll um dos mais populares e resulta da substituição do atum por abacate "inventado" nos EUA... Apesar de não ter nenhum curso de culinaria, ja conheço o suficiente do mundo e das suas coisas e sei ao que me refiro.

Poderia dar imensos outros exemplos de varias partes do mundo...
« Última modificação: Dezembro 14, 2009, 19:46:48 pm por J&S » Registado

teco43043
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #11 em: Dezembro 15, 2009, 12:18:14 pm »

Não poderia discordar mais. Não existe maior prova de que o sushi não é de forma alguma "rigido" ou extremamente tradicional que o California roll um dos mais populares e resulta da substituição do atum por abacate "inventado" nos EUA... Apesar de não ter nenhum curso de culinaria, ja conheço o suficiente do mundo e das suas coisas e sei ao que me refiro.

Poderia dar imensos outros exemplos de varias partes do mundo...

tal como referi anteriormente este é sempre um assunto polémico mas quem conhece a cozinha japonesa e os japoneses  sabe que a tradição tem um forte impacto em tudo o k fazem falo porque convivo diariamente com eles mesmo desta lado do mundo não abdicam das suas fortes raízes........
« Última modificação: Dezembro 15, 2009, 17:47:36 pm por teco43043 » Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #12 em: Dezembro 15, 2009, 14:01:28 pm »

Também é verdade. Mas isso não impede ninguém de experimentar este arrozinho que fica uma delícia para acompanhar carnes leves ou peixe, com algum molho também  Babar É verdade que o que é tradição é tradição, um cozido à portuguesa bem à nossa maneira leva uns belos chouriços e farinheiras, mas quem não tem, use salsichas frescas. O resultado tem um sabor diferente mas é óptimo na mesma. Não deixem de experimentar! n__n
Registado

J&S
Mestre de Culinária

« Responder #13 em: Dezembro 15, 2009, 19:10:50 pm »

não é que concorde de todo, mas

sushi de presa ibérica @milleurismo gourmet http://www.mileurismogourmet.com/2009/11/sushi-de-presa-iberica-y-dos-polos-del.html

lol...
Registado

teco43043
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #14 em: Dezembro 15, 2009, 20:28:11 pm »

por mim o tópico ta encerrado nem vou comentar.................
Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Acompanhamentos  |  Tópico: Arroz japonês
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar