22589      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Fondue dos Pobres" "Petit gateau de Chocolate"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: kefir - graos em leite que passam para agua/sumo
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: kefir - graos em leite que passam para agua/sumo  (Lida 7982 vezes)
fiorenza
Petiscólico

« em: Fevereiro 17, 2010, 17:07:50 pm »

os meus graozinhos de kefir estao no leite...no entanto vi algumas receitas em que se faz sumo gaseificado e alcoolico, ou seja: vinho, com o kefir. mas nao percebo como se faz a mudança deles. acho que os graos sao os mesmos mas nao sei como ei-de passar para o sumo de maça para faze cidra, ou para passas para fazer vinho...
lava-se e depois? fermenta o mesmo tempo que o leite? mais ou menos 24horas?e as primeiras experiencias estao boas para consumo?
« Última modificação: Fevereiro 17, 2010, 17:19:17 pm por fiorenza » Registado
betinha76
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #1 em: Fevereiro 21, 2010, 21:45:04 pm »

ola a todos
sou da zona norte de Lisboa, e procuro alguem k tenha kefir, uma vez k nao é comercializado, é algo k passa de mao em mao, procuro alguem k me posso dar um poukinho. se ouver alguem k me possa fazer essa gentileza deixe mensagem.
obrigado.
Registado
Karminha
Servente de Cozinha

« Responder #2 em: Abril 03, 2010, 13:22:18 pm »

Viva!
Ultimamente tenho vindo pouco aqui ao forum por isso só agora respondo.
Já fiz várias vezes essa passagem de leite para água e deu resultado mas não para obter "vinho"; isto é, não fiz análise ao grau alcoólico do refresco obtido.
Retirei 2 colheres de sopa de grãos e coloquei-os em água (sem cloro e o menos mineral possível) durante 24 horas, em seguida substituí a água por outra, desta vez com açúcar, mais 24 horas repetindo a operação até a água sair limpa. Entretanto, com gaze, fiz uma pequeno saco para colocar os grãos já lavados de modo a poder ser mais fácil retirá-los quando necessário.
 Depois de todas estas "manobras" é altura para fazer a mistura:
Em cerca de 1,5 litros de água colocar um limão inteiro ou em rodelas grossas (cuidado com a casca do limão! - retirar a casca se tiver cera ou tratamento), 4 a 5 figos secos ou ameixas secas ou quantidade equivalente em passas, o saquinho com o kefir de água e 1 chávena de açúcar, guardar em frasco hermetico durante 24 a 48 horas. Pode ficar no frigorífico durante todo o tempo. A mistura obtida é um refresco com um ligeiro gaseificado. Pode filtrar-se para garrafas também herméticas e manter no frigorífico mais 2 ou 3 dias.

Consultar o site do "guru" do kefir em http://users.sa.chariot.net.au/~dna/Makekefir.html#Kefir-d-acqua
Registado

A verdade é geralmente nua e crua.............
mas pode ser sempre salteada num pouco de manteiga
Karminha
Servente de Cozinha

« Responder #3 em: Abril 03, 2010, 13:32:36 pm »

Viva!
Ultimamente tenho vindo pouco aqui ao forum por isso só agora respondo.
Já fiz várias vezes essa passagem de leite para água e deu resultado mas não para obter "vinho"; isto é, não fiz análise ao grau alcoólico do refresco obtido.
Retirei 2 colheres de sopa de grãos e coloquei-os em água (sem cloro e o menos mineral possível) durante 24 horas, em seguida substituí a água por outra, desta vez com açúcar, mais 24 horas repetindo a operação até a água sair limpa. Entretanto, com gaze, fiz uma pequeno saco para colocar os grãos já lavados de modo a poder ser mais fácil retirá-los quando necessário.
 Depois de todas estas "manobras" é altura para fazer a mistura:
Em cerca de 1,5 litros de água colocar um limão inteiro ou em rodelas grossas (cuidado com a casca do limão! - retirar a casca se tiver cera ou tratamento), 4 a 5 figos secos ou ameixas secas ou quantidade equivalente em passas, o saquinho com o kefir de água e 1 chávena de açúcar, guardar em frasco hermetico durante 24 a 48 horas. Pode ficar no frigorífico durante todo o tempo. A mistura obtida é um refresco com um ligeiro gaseificado. Pode filtrar-se para garrafas também herméticas e manter no frigorífico mais 2 ou 3 dias.

Consultar o site do "guru" do kefir em http://users.sa.chariot.net.au/~dna/Makekefir.html#Kefir-d-acqua

Ter em atenção que durante a fermentação é produzio CO2 pelo que o frasco onde é feita a mistura só deve ser cheio até 3/4 da sua capacidade para evitar que o frasco parta com a pressão (é pouco provável mas não impossível)
Registado

A verdade é geralmente nua e crua.............
mas pode ser sempre salteada num pouco de manteiga
carmelina
Petiscólico

« Responder #4 em: Abril 03, 2010, 22:07:13 pm »

Pena ser tudo em inglês!
E eu que gosto tanto de ler sobre o Kéfir!
Obrigada pela partilha!
 Smiley
carmelina
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: kefir - graos em leite que passam para agua/sumo
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar