22600      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Sopa de Grão de Bico" "Arroz de Bacalhau no Forno"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Pedido de Receitas  |  Tópico: Ovos-moles
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Ovos-moles  (Lida 9074 vezes)
Paulo_Ovar
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Fevereiro 23, 2010, 01:45:25 am »

A minha dúvida prende-se com a calda do açúcar: até que ponto se deve deixar chegar?

Umas receitas dizem fio de pérola, outras ponta espadana e por ai fora!
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #1 em: Fevereiro 23, 2010, 21:20:19 pm »

Boa pergunta. Vou pesquisar... é por essas e por outras que, apesar de ser uma perdida por ovos moles, não me arrisco a fazer... pelo menos enquanto morar com os meus pais e for do bolso deles que sai o dinheiro para os ingredientes  Tongue
Registado

cv25
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #2 em: Fevereiro 24, 2010, 16:11:01 pm »

Eu ainda bem que não sei fazer ovos moles, senão teria mais uns bons quilos em cima  Babar
Registado
IsaS
Cozinheiro

« Responder #3 em: Fevereiro 28, 2010, 13:54:19 pm »

Na minha opinião, o ponto ideal é ponto de espadana. Pelo termómetro, cerca dos 117º. É este ponto que costumo utilizar, os ovos-moles ficam óptimos.

Smiley Wink Kiss
http://cordacozinha.blogspot.com/
Registado

GraçaP
Cozinheiro

« Responder #4 em: Março 03, 2010, 13:09:51 pm »

Eu provavelmente vou parecer-vos idiota, mas os ovos moles que eu faço não levam ponto nenhum ...

É a receita que utilizo para cobrir o meu bolo de noz.

Para 8 gemas XL:
Começo por colocar num tachinho de inox 8 colheres de sopa de água. Com a ajuda de uma varazinha de arames desfaço nessa água as 8 gemas, e depois de bem desfeitas junto 8 colheres de sopa de açucar granulado branco SIDUL.

Misturo muito bem e levo ao lume, no bico de gás mais pequeno do fogão, no mínimo de temperatura, sempre a mexer com a tal varazinha de arames.

Demora aí um quarto de hora, sempre a mexer, até engrossarem.

Só é preciso paciência, porque se se levantar o lume os ovos formam grumos.
Registado
IsaS
Cozinheiro

« Responder #5 em: Março 03, 2010, 14:06:26 pm »

Eu provavelmente vou parecer-vos idiota, mas os ovos moles que eu faço não levam ponto nenhum ...

É a receita que utilizo para cobrir o meu bolo de noz.

Para 8 gemas XL:
Começo por colocar num tachinho de inox 8 colheres de sopa de água. Com a ajuda de uma varazinha de arames desfaço nessa água as 8 gemas, e depois de bem desfeitas junto 8 colheres de sopa de açucar granulado branco SIDUL.

Misturo muito bem e levo ao lume, no bico de gás mais pequeno do fogão, no mínimo de temperatura, sempre a mexer com a tal varazinha de arames.

Demora aí um quarto de hora, sempre a mexer, até engrossarem.

Só é preciso paciência, porque se se levantar o lume os ovos formam grumos.

Não pareces nada idiota GraçaP Smiley...Nos ovos-moles, quer os de Aveiro ou as suas variantes é necessário a calda de açúcar atingir um determinado ponto, é isto que diferencia este creme dos restantes e torna tão difícil a sua confecção.  A receita que forneceste é uma receita simplificada do creme de ovos, uma das muitas variantes, por vezes conhecido como creme de pasteleiro. Provavelmente, esse creme, pelos ingredientes e pela forma de preparação, deve ter um sabor semelhante à maior parte dos bolos que se compram nas pastelarias ou hipermecados.

Smiley Wink Kiss
Registado

Paulo_Ovar
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #6 em: Março 03, 2010, 23:44:18 pm »

Não encontrei a receita. Só aparecem pasta de marshmalow e caramelo.

Eu tb tinha os 117º como referência.  Cheesy

que utilizações tem a pasta de marshmalow. isso é bom como recheio? combina bem por exemplo com outros recheios sejam de fruta ou não?
Registado
beta2010
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #7 em: Março 04, 2010, 00:01:54 am »

sao tao bons Grin
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #8 em: Março 04, 2010, 00:03:50 am »

Hm... pelo que sei, a pasta de marshmallow é um género de pasta de açucar que se costuma usar para forrar bolos. Mas creio que deve ser boa como recheio também Tongue
Registado

IsaS
Cozinheiro

« Responder #9 em: Março 04, 2010, 14:49:31 pm »

Não encontrei a receita. Só aparecem pasta de marshmalow e caramelo.

Eu tb tinha os 117º como referência.  Cheesy

que utilizações tem a pasta de marshmalow. isso é bom como recheio? combina bem por exemplo com outros recheios sejam de fruta ou não?

Hum, por acaso foste procurar no meu blogue? É que se foi isso, é normal não teres encontrado, porque eu não tenho a receita sozinha em nenhum post (ainda não tive oportunidade de tirar foto). Mas, podes encontrar a receita aqui  http://cordacozinhasobremesas.blogspot.com/2009/09/bolo-de-ovos-moles.html,utilizei como recheio de um bolo.

A pasta de marshmallows não serve como recheio, só como cobertura e decoração de bolos. É demasiado sólida para recheio Wink É uma variante da pasta americana, e tal como a DanSan disse é uma pasta de açúcar. Sim, conjuga bem com uma grande variedade de bolos e recheios. Apenas, aconselho a deitar menos açúcar que o normal, porque esta pasta é extremamente doce.

Smiley Wink Kiss
« Última modificação: Março 05, 2010, 23:53:48 pm por IsaS » Registado

teco43043
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #10 em: Março 05, 2010, 22:03:24 pm »

muito bom adoro
Registado

Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.
GraçaP
Cozinheiro

« Responder #11 em: Março 10, 2010, 10:10:20 am »

Desculpa lá, IsaS, mas comparar os ovos-moles que eu faço aos cremes de pastelarias e hipermercados parece-me um bocadinho mauzinho. Huh Huh
Aconselho a quem tenha dúvidas que experimente.
Registado
IsaS
Cozinheiro

« Responder #12 em: Março 10, 2010, 19:41:46 pm »

Desculpa lá, IsaS, mas comparar os ovos-moles que eu faço aos cremes de pastelarias e hipermercados parece-me um bocadinho mauzinho. Huh Huh
Aconselho a quem tenha dúvidas que experimente.

Não pretendia ofender Smiley, e na verdade eu até gosto bastante de creme de pasteleiro. Wink Foi apenas um palpite pelos ingredientes, pois já fiz um creme semelhante e, para mim, o sabor era similar, mas podes ter uma opinião diferente. Realmente, não o disse como forma de desvalorizar o sabor do teu creme. Smiley
Registado

J&S
Mestre de Culinária

« Responder #13 em: Março 11, 2010, 17:45:48 pm »

para recheio e de marshmallow há o jet puffed e parece que também dá para fazer em casa e até acho facil.
Registado

Never argue with an idiot. They drag you down to their level, then beat you with experience.

— Dilbert's Rules of Order.

E este é o link para o nosso blog, que está muito bonito, muito bem feito, lol.
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Pedido de Receitas  |  Tópico: Ovos-moles
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar