22590      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Goulash de vaca" "Panquecas deliciosas"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: [Dúvida] Como fritar/grelhar alheiras sem rebentarem?
Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: [Dúvida] Como fritar/grelhar alheiras sem rebentarem?  (Lida 107680 vezes)
DanSan
Petiscólico

« Responder #15 em: Abril 29, 2010, 00:34:55 am »

Utilizo muito o mel.... mas alheira com mel

Com mel?

o_O Então ninguém conhecia essa??? Por aqui nas redondezas é muito comum comer alheira com mel, para desenjoar Cheesy Provem! Um pouquinho de alheira com um pouquinho de mel! Fica tão bom! ^___^
Registado

Maria_24
Mestre de Culinária

« Responder #16 em: Abril 29, 2010, 10:52:32 am »

Tambem não conhecia!!!!
 Mas vou experimentar para a proxima vez  Wink
Registado

Se não puderes destacar-te pelo talento, vence pelo esforço.
(Dave Weinbaum)
casper
Cozinheiro

« Responder #17 em: Abril 29, 2010, 13:23:12 pm »

Não experimentei com mel como já disse, mas o mel não vai retirar o sabor único da maravilhosa da alheira? Huh

Claro que tem de retirar o sabor e até acredito que ligue bem o doce do mel com o salgado da alheira, mas sinceramente parece-me assim duas conjugações de sabor estranhas! Shocked
« Última modificação: Abril 29, 2010, 13:26:32 pm por casper™ » Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #18 em: Abril 29, 2010, 13:35:35 pm »

Tambem não conhecia!!!!
 Mas vou experimentar para a proxima vez

Experimenta sim. Depois diz o que achas! ^^

Não experimentei com mel como já disse, mas o mel não vai retirar o sabor único da maravilhosa da alheira?

Claro que tem de retirar o sabor e até acredito que ligue bem o doce do mel com o salgado da alheira, mas sinceramente parece-me assim duas conjugações de sabor estranhas!

É possível que nem toda a gente aprecie, mas sem provar, não se sabe! Com mel é apenas óbvio que o sabor da alheira não se sinta por completo, consegue sentir-se o sabor da alheira e o do mel individualmente (para quem consegue fazer ou gosta de fazer a própria distinção) mas eu prefiro apreciar o sabor como um todo caso contrário não os misturava Tongue mas a sério, prova e depois diz-me o que achas. Como apreciador de alheiras que és provavelmente gostarás mais do seu sabor ao natural, mas de certeza que terás uma opinião a dar! Cheesy
Registado

casper
Cozinheiro

« Responder #19 em: Abril 29, 2010, 13:41:10 pm »

Tenho por lá ainda umas alheiras, julgo que só preciso mesmo só de mel.

Ganhar coragem e experimentar assim então. Grin

Depois digo se fiquei fã ou não. Smiley
Registado

DianaF
Servente de Cozinha

« Responder #20 em: Abril 29, 2010, 14:05:23 pm »

Eu não sei fazer alheiras sem rebentarem, mesmo usando o truque de furá-las...

Mas para ser sincera, gosto é delas sem pele, faço-as no forno.

Lembrei-me agora que, curiosamente, no livro que para mim é a bíblia da gastronomia portuguesa, o Cozinha Tradicional Portuguesa da Maria de Lurdes Modesto, a receita de alheiras tem uma foto delas rebentadas, mas com um aspecto tão delicioso...

A foto é esta

Registado
casper
Cozinheiro

« Responder #21 em: Abril 29, 2010, 14:16:08 pm »

Eu não sei fazer alheiras sem rebentarem, mesmo usando o truque de furá-las...

Mas para ser sincera, gosto é delas sem pele, faço-as no forno.

Lembrei-me agora que, curiosamente, no livro que para mim é a bíblia da gastronomia portuguesa, o Cozinha Tradicional Portuguesa da Maria de Lurdes Modesto, a receita de alheiras tem uma foto delas rebentadas, mas com um aspecto tão delicioso...

A foto é esta

Eu prefiro com pele, ficam estaladiças e mesmo muito boas. Babar

Sinceramente ao fim de experimentar quase todas as técnicas possíveis e imaginárias para evitar que elas rebentem, ainda não consegui esse êxito uma única vez nem que fosse só para amostra. laugh
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #22 em: Abril 29, 2010, 17:05:56 pm »

Não terá a ver com o tipo de pele usada? o.O Digo isto porque, sei que não é a mesma coisa, mas costumo fazer polvinhos com salsichas e, conforme a pele, os tentáculos enrolam mais, menos, ou não enrolam.
Registado

fiorenza
Petiscólico

« Responder #23 em: Abril 29, 2010, 21:31:09 pm »

vi muitas vezes a minha mãe, tias e avó a fazerem alheiras e semrpe rebentaram, nunca nos preocupamos porquê comemos e pronto e eu até gosto porque ficam estaladiças. Não conheço o tipo de tripas que se utiliza normalmente nas alheiras dos talhos/supermercados mas tenho quase a certeza que são iguais às que a minha familia usa, que se compram em todos os supermercados ou "sótos" como se diz na região das alheiras  Tongue normalmente as tripas do porco (intestino grosso e delgado) guardam-se para os chouriços, salpicões...
Por isso não acredito que rebentem por causa da tripa.
E no truque de furar também não, porque as alheiras quando são feitas são furadas com uma agulha, porque ao colocar a mistura da alheira com a enchedeira (género funil) é normal entrar ar lá para dentro então, furam-se os enchidos.
Acredito que a unica forma de controlar as alheiras de forma a não rebentarem seja na temperatura a que sejam cozinhadas, mas não faço a minima ideia qual seja, porque para mim as alheiras ou são assadas na brasa, ou numa frigideira sem oleo porque elas próprias têm gordura.

DanSan nunca tinha ouvido falar dessa do mel mas vou experimentar.

Mais uma coisa, em vez de comerem alheira com batatas fritas (que é uma completa invenção) experimentem a fazer este acompanhamento que é o tradicional de lá

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=12947.0

As alheiras para além de serem servidas ao almoço e jantar comem-se tradicionalmente também ao pequeno almoço, quem experimenta?  Wink
« Última modificação: Abril 29, 2010, 21:33:01 pm por fiorenza » Registado
madalena
Petiscólico

« Responder #24 em: Abril 29, 2010, 23:29:25 pm »

Olha aqui as minhas................ Há tanto tempo que não faço...Dietas..... Angry

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=3914.0
Registado

madalena
DanSan
Petiscólico

« Responder #25 em: Abril 30, 2010, 15:25:35 pm »

As alheiras para além de serem servidas ao almoço e jantar comem-se tradicionalmente também ao pequeno almoço, quem experimenta?

Eu, eu!!!!!! Só é pena aqui em casa a malta não apreciar alheira... como eu já disse, só as comemos com mel caso contrário é difícil Tongue mas vou treinar-me para gostar delas sem mel também! Acho que é a mesma situação das farinheiras. Maior parte delas para mim não são muito saborosas, mas a minha mãe compra umas na Cooperativa que são óptimas!!! Cheesy
Registado

fiorenza
Petiscólico

« Responder #26 em: Abril 30, 2010, 18:38:00 pm »

Acho que é a mesma situação das farinheiras. Maior parte delas para mim não são muito saborosas, mas a minha mãe compra umas na Cooperativa que são óptimas!!! Cheesy

adooooooooooro farinheiras! uma vez comi farinheira com ovos mexidos...ai é tao booom!  Babar
Registado
casper
Cozinheiro

« Responder #27 em: Maio 03, 2010, 21:26:31 pm »

As alheiras para além de serem servidas ao almoço e jantar comem-se tradicionalmente também ao pequeno almoço, quem experimenta?  Wink

Ao pequeno-almoço? Shocked Eu passo... Grin

Olha aqui as minhas................ Há tanto tempo que não faço...Dietas..... Angry

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=3914.0

Estão com pele ou sem pele? Huh

Belíssimo aspecto. Babar

Acho que é a mesma situação das farinheiras. Maior parte delas para mim não são muito saborosas, mas a minha mãe compra umas na Cooperativa que são óptimas!!! Cheesy

adooooooooooro farinheiras! uma vez comi farinheira com ovos mexidos...ai é tao booom!  Babar

Não gosto muito de farinheira, deve de ser o único enchido que não gosto muito. Roll Eyes

Agora venham-me cá falar em morcelas, que juntamente com as alheiras e presunto são dos meus enchidos de eleição. Babar
« Última modificação: Maio 03, 2010, 21:28:12 pm por casper™ » Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #28 em: Maio 03, 2010, 22:53:45 pm »

Ahahaha, óptimas escolhas casper! Mas é o que eu te digo, eu não conto porque gosto de tudo! E mais uma vez, é meia noite e eu aqui a pensar em morcelas! -_- tou tramada!
Registado

ninocas78
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #29 em: Maio 04, 2010, 05:38:35 am »

vi muitas vezes a minha mãe, tias e avó a fazerem alheiras e semrpe rebentaram, nunca nos preocupamos porquê comemos e pronto e eu até gosto porque ficam estaladiças. Não conheço o tipo de tripas que se utiliza normalmente nas alheiras dos talhos/supermercados mas tenho quase a certeza que são iguais às que a minha familia usa, que se compram em todos os supermercados ou "sótos" como se diz na região das alheiras  Tongue normalmente as tripas do porco (intestino grosso e delgado) guardam-se para os chouriços, salpicões...
Por isso não acredito que rebentem por causa da tripa.
E no truque de furar também não, porque as alheiras quando são feitas são furadas com uma agulha, porque ao colocar a mistura da alheira com a enchedeira (género funil) é normal entrar ar lá para dentro então, furam-se os enchidos.
Acredito que a unica forma de controlar as alheiras de forma a não rebentarem seja na temperatura a que sejam cozinhadas, mas não faço a minima ideia qual seja, porque para mim as alheiras ou são assadas na brasa, ou numa frigideira sem oleo porque elas próprias têm gordura.

DanSan nunca tinha ouvido falar dessa do mel mas vou experimentar.

Mais uma coisa, em vez de comerem alheira com batatas fritas (que é uma completa invenção) experimentem a fazer este acompanhamento que é o tradicional de lá

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=12947.0

Estava aqui a ler este tópico que me deixa com tanta água na boca  Babar ,e no seu seguimento descubro que os pais da menina Fiorenza são de uma das terras mais lindas de Portugal,Freixo de Espada á Cinta.
Pois bem,a minha mãe tb é de lá e não passa um ano que eu não vá lá de férias.Férias sem ir a Freixo para descansar não são férias. Se calhar já nos cruzámos várias vezes!

Em relação ás alheiras,já as comi de várias qualidades,mas nenhuma se compara ás que as mulheres transmontanas fazem em casa!  Grin
Registado

Páginas: 1 [2] 3 4   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: [Dúvida] Como fritar/grelhar alheiras sem rebentarem?
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar