22587      

ltimas Receitas Pesquisadas:"Bifinhos de perÚ c/ natas e cogumelos" "Gelado de morango"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: [Dúvida] Como fritar/grelhar alheiras sem rebentarem?
Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: [Dúvida] Como fritar/grelhar alheiras sem rebentarem?  (Lida 105781 vezes)
GraçaP
Cozinheiro

« Responder #30 em: Maio 04, 2010, 14:26:09 pm »

Posso meter a colherada ?

Eu nunca aprendi a fazer alheiras sem rebentarem. Ensinaram-me mesmo a dar um golpe na pele ao longo de toda a alheira para a pele sair durante a fritura.
Era sempre uma pasta pegada, mas mesmo assim não era mau de todo. Não aprecio aquelas alheiras fritas sem pele muito direitinhas.

Agora faço no forno, num pirex sem gordura, mas continuo a fazer o golpe a todo o comprimento, e se não me engano (há muito tempo que não faço) a pele assim encolhe e sai toda.
Não sei fazer direitinhas com pele ...

Registado
casper
Cozinheiro

« Responder #31 em: Maio 04, 2010, 23:44:43 pm »

Estava aqui a ler este tópico que me deixa com tanta água na boca  Babar ,e no seu seguimento descubro que os pais da menina Fiorenza são de uma das terras mais lindas de Portugal,Freixo de Espada á Cinta.
Pois bem,a minha mãe tb é de lá e não passa um ano que eu não vá lá de férias.Férias sem ir a Freixo para descansar não são férias. Se calhar já nos cruzámos várias vezes!

Em relação ás alheiras,já as comi de várias qualidades,mas nenhuma se compara ás que as mulheres transmontanas fazem em casaGrin

Mal mesmo é que as que se compram são industrializadas. Angry

Caseiras? Isso quanto à qualidade e sabor já é outra história. Babar

Eu nunca aprendi a fazer alheiras sem rebentarem. Ensinaram-me mesmo a dar um golpe na pele ao longo de toda a alheira para a pele sair durante a fritura.
Era sempre uma pasta pegada, mas mesmo assim não era mau de todo. Não aprecio aquelas alheiras fritas sem pele muito direitinhas.

Agora faço no forno, num pirex sem gordura, mas continuo a fazer o golpe a todo o comprimento, e se não me engano (há muito tempo que não faço) a pele assim encolhe e sai toda.

Pois, parece que segundo o que tenho lido aqui é bem complicado fazer as alheiras direitinhas com pele sem rebentarem. Sad

Agora rebentarem por rebentarem que sejam confeccionadas na frigideira/grelhador (chapa), que acho que ficam mais saborosas do que no forno. Isto claro sem ficarem em pasta como referiste. Cheesy

Obrigado pela opinião. Smiley

Registado

fiorenza
Petiscólico

« Responder #32 em: Maio 08, 2010, 10:44:02 am »

Estava aqui a ler este tópico que me deixa com tanta água na boca  Babar ,e no seu seguimento descubro que os pais da menina Fiorenza são de uma das terras mais lindas de Portugal,Freixo de Espada á Cinta.
Pois bem,a minha mãe tb é de lá e não passa um ano que eu não vá lá de férias.Férias sem ir a Freixo para descansar não são férias. Se calhar já nos cruzámos várias vezes!

Em relação ás alheiras,já as comi de várias qualidades,mas nenhuma se compara ás que as mulheres transmontanas fazem em casa!  Grin
[/quote]

as surpresas que tenho neste forum! Cheesy

sem duvida que as alheiras feitas em casa não tem nada a ver com as que se compram noutros sitios, eu sou sincera só como as caseiras e umas que a paula80 deste forum vende, porque são realmente parecidas, de resto não me atrevo a comprar as outras. Já comprei em tempos quando as saudades apertavam, mas percebi que não vale a pena gastar dinheiro porque iam para o lixo. não consigo come-las.

mais uma coisa, para quem goste da pele estaladiça pode frita-las/assa-las/grelha-las bem, mas não é preciso cozinharem muito, porque as alheiras sao cozinhadas, ao contrario de outros enchidos como os chouriços em que a carne poe-se dentro da tripa ainda crua, só com o tempero. depois com o fumo é que a carne vai ficar fumada género cozinhada. nas alheiras não, está tudo cozinhado, o fumo é apenas a sua forma de conservar, por isso quem n goste da pele ou não queira que rebente pode cozinhar um pouco menos que não fará mal nenhum , nem o sabor é alterado Wink
Registado
casper
Cozinheiro

« Responder #33 em: Maio 11, 2010, 09:33:59 am »

Ontem experimentei fazer esse corte ao longo da alheira e a pele saiu direitinha, mas aquilo ficou tipo uma pasta que ainda por cima fica agarrada ao grelhador impossibilitando práticamente de a virar, correndo o risco de ficar uma autêntica "papa" de alheira ao virá-la. Shocked Tongue
Registado

Maria_24
Mestre de Culinária

« Responder #34 em: Maio 11, 2010, 09:45:01 am »

Casper eu faço-a numa frigideira anti aderente  e sem gordura alguma,
 e fica toda tostadinha dum lado e doutro!!! Smiley
« Última modificação: Maio 11, 2010, 09:59:16 am por Daniela_24 » Registado

Se não puderes destacar-te pelo talento, vence pelo esforço.
(Dave Weinbaum)
casper
Cozinheiro

« Responder #35 em: Maio 11, 2010, 09:48:28 am »

Casper eu faço-a numa frigedeira anti aderente  e sem gordura alguma,
 e fica toda tostadinha dum lado e doutro!!! Smiley

Com ou sem o corte ao longo da alheira? Também não meto gordura nenhuma. Smiley
Registado

Maria_24
Mestre de Culinária

« Responder #36 em: Maio 11, 2010, 09:53:27 am »

Faço o corte depois aqueço bem a frigideira e coloco a alheira lá sem gordura e a pele começa logo a encolher e a sair, deixo tostar um pouco mais para ficar durinha e depois viro-a para tostar do outro lado.
E assim fica direitinha e muito boa  Smiley
« Última modificação: Maio 11, 2010, 09:58:51 am por Daniela_24 » Registado

Se não puderes destacar-te pelo talento, vence pelo esforço.
(Dave Weinbaum)
casper
Cozinheiro

« Responder #37 em: Maio 11, 2010, 10:03:13 am »

Faço o corte depois aqueço bem a frigideira e coloco a alheira lá sem gordura e a pele começa logo a encolher e a sair, deixo tostar um pouco mais para ficar durinha e depois viro-a para tostar do outro lado.
E assim fica direitinha e muito boa  Smiley

Muito sinceramente? Prefiro-as com a pele tostadinha... Grin

Elas são teimosas em rebentarem, mas eu também sou teimoso até descobrir como não rebentam. laugh
Registado

GraçaP
Cozinheiro

« Responder #38 em: Maio 11, 2010, 10:34:34 am »

É isso mesmo que me costumava acontecer Casper, a alheira ficava um bocado espapaçada e difícil de virar. Usava sempre frigideira anti-aderente, para facilitar um pouco.
Por isso é que passei a fazê-las no forno, em pirex pronto a servir.

É daquelas comidas que nem me passa pela cabeça servir às visitas. Assim uma espécie de petisco pouco apresentável, feito só para a família.

Mas cá por mim, desde que as alheiras sejam boas, marcha deliciosamente com batatas fritas e ovo estrelado, e se houver paciência uns grelos cozidos.

Nham, nham.
Registado
casper
Cozinheiro

« Responder #39 em: Maio 11, 2010, 10:37:21 am »

É isso mesmo que me costumava acontecer Casper, a alheira ficava um bocado espapaçada e difícil de virar. Usava sempre frigideira anti-aderente, para facilitar um pouco.
Por isso é que passei a fazê-las no forno, em pirex pronto a servir.

É daquelas comidas que nem me passa pela cabeça servir às visitas. Assim uma espécie de petisco pouco apresentável, feito só para a família.

Mas cá por mim, desde que as alheiras sejam boas, marcha deliciosamente com batatas fritas e ovo estrelado, e se houver paciência uns grelos cozidos.

Nham, nham.

Com pele, certo? Smiley
Registado

GraçaP
Cozinheiro

« Responder #40 em: Maio 11, 2010, 12:53:18 pm »

Sim Casper, faço no forno com pele, mas com o tal golpe a todo o comprimento.
Se não deres o golpe, não sei se rebentam ou se ficam inteirinhas.

Há perto de mim um snack que anuncia "alheiras grelhadas com grêlos", e essas vêm com pele, muito inteirinhas, muito direitinhas, meio chamuscadas. Não sei se são feitas na chapa. Fazem lembrar um pouco o aspecto dos chouriços assados na chama de álcool. São alheiras de Vinhais.
Registado
casper
Cozinheiro

« Responder #41 em: Maio 14, 2010, 16:33:04 pm »

Sim Casper, faço no forno com pele, mas com o tal golpe a todo o comprimento.
Se não deres o golpe, não sei se rebentam ou se ficam inteirinhas
.

Há perto de mim um snack que anuncia "alheiras grelhadas com grêlos", e essas vêm com pele, muito inteirinhas, muito direitinhas, meio chamuscadas. Não sei se são feitas na chapa. Fazem lembrar um pouco o aspecto dos chouriços assados na chama de álcool. São alheiras de Vinhais.

Com esse golpe a pele assim vai sair toda. Embarrassed
Registado

paula80
Servente de Cozinha

« Responder #42 em: Maio 14, 2010, 21:58:15 pm »

Em relação ás alheiras,já as comi de várias qualidades,mas nenhuma se compara ás que as mulheres transmontanas fazem em casa!  Grin

as surpresas que tenho neste forum! Cheesy

sem duvida que as alheiras feitas em casa não tem nada a ver com as que se compram noutros sitios, eu sou sincera só como as caseiras e umas que a paula80 deste forum vende, porque são realmente parecidas, de resto não me atrevo a comprar as outras. Já comprei em tempos quando as saudades apertavam, mas percebi que não vale a pena gastar dinheiro porque iam para o lixo. não consigo come-las.

mais uma coisa, para quem goste da pele estaladiça pode frita-las/assa-las/grelha-las bem, mas não é preciso cozinharem muito, porque as alheiras sao cozinhadas, ao contrario de outros enchidos como os choque a carne poe-se dentro da tripa ainda crua, só com o tempero. depois com o fumo é que a carne vai ficar fumada género cozinhada. nas alheiras não, está tudo cozinhado, o fumo é apenas a sua forma de conservar, por isso quem n goste da pele ou não queira que rebente pode cozinhar um pouco menos que não fará mal nenhum , nem o sabor é alterado Wink
[/quote]

ola linda entao ta td bem contigo...pois e as alheiras tem muito que se diga... e ja digo como a fiorenza se as alheiras ja sao picadas qdo as estamos a encher pq furar pra assar.as alheiras kerem ser assadas devagarinhoem lume fraco  e ir virandoa de vez em qdo ..outra coisa deixem ficar a alheira um dois dias fora do frigorifico pra alheira secar  antes de ser assada...

fiorenza bjs
n
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #43 em: Maio 15, 2010, 11:38:14 am »

Não desesperes Casper! Vais ter a resposta ao teu mistério! Wink
Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #44 em: Maio 15, 2010, 16:53:39 pm »

Eu junto-me à equipa dos que não conseguem apresentar um prato de alheiras às visitas!
Desde picadas com um garfo, com um palito e vários cortes.... rebentam sempre!!!
Decididamente não tenho o dom  que necessitamos para confeccionar alheiras... Huh Huh Huh
 Smiley
carmelina
Registado
Páginas: 1 2 [3] 4   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: [Dúvida] Como fritar/grelhar alheiras sem rebentarem?
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar