Petiscos
Dezembro 08, 2019, 05:55:19 am *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: moussaka grega  (Lida 17055 vezes)
RISONHA
Petiscólico

« em: Dezembro 18, 2010, 09:11:32 am »

Adoro beringelas e como tal ando sempre em busca de receitas onde seja possível usá-las.
Encontrei esta receita da Susana B. do blog www.menoscaloriasmaisvida.wordpress.com e nem pensei duas vezes.
Fica uma delícia

2 beringelas cortadas em rodelas
sumo de limão q.b.
450gr de carne de vaca magra picada
2 cebolas às rodelas finas
1 colher de chá de alho finamente picado
noz moscada (acrescentei eu)
400gr de tomate pelado (de preferência fresco, mas se não tiver pode ser enlatado)
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
azeite para untar
sal q.b.
pimenta preta q.b.
2 ovos
300ml de iogurte natural magro, coado
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Corte as beringelas em rodelas e regue-as com limão para que não oxidem.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e toste as rodelas de beringela de ambos os lados. Retire-as da frigideira e reserve.
Entretanto corte as cebolas em rodelas finas, pique o alho e reserve.
Coloque a carne picada na frigideira e frite durante 5 minutos, mexendo, até tostar.
Junte as cebolas, o alho e a noz moscada. Deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 5 minutos.
Corte o tomate em pedaços e junte à carne. Adicione também a salsa, o sal e a pimenta. Deixe ferver e cozer durante 20 minutos ou até a carne ficar tenra.
Unte uma assadeira com azeite e disponha uma camama de rodelas de beringela no fundo. Sobreponha com a mistura de carne e tape com as restantes rodelas de beringela.
Bata os ovos numa tigela, Junte, batendo, o iogurte e tempere com sal e pimenta.
Verta a mistura sobre as beringelas e polvilhe com o queijo parmesão ralado.
Leve ao forno pré-aquecido, a 180º, durante 45 minutos ou até ficar tostado.
Sirva quente, directamente da assadeira.

Nota: a Moussaka não deve ser servida de imediato, porque fica muito aguada. Depois de retirar do forno, reserve durante 20 a 30 minutos. Nessa altura a Moussaka continuará quente e as porções manterão a sua forma depois de cortadas.
Registado

Sisse
Servente de Cozinha

« Responder #1 em: Dezembro 18, 2010, 16:27:46 pm »

Uau que aspecto, parece empadão, sem dúvida tenho de experimentar Smiley
Registado
F.Prates
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #2 em: Dezembro 20, 2010, 23:12:53 pm »

Imagine,i para acompanhar, um arroz integral com: passas, queijo parmesão, vagem, castanhas picadas e pimenta do reino preta.

Babar
Registado

"A vida não esta no oxigênio que respiramos, mas sim, no que da força aos pulmões puxarem o ar."
GraçaP
Cozinheiro

« Responder #3 em: Dezembro 21, 2010, 08:21:00 am »

Já 'printei' a receita ! Sem dúvida de experimentar.

Belas fotos, RISONHA.
Registado
Pobre
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #4 em: Fevereiro 02, 2011, 10:02:44 am »

Está com bom aspecto.
Eu costumo cortar as beringelas aos cubos e por cubos de batata cozida por baixo = um prato completo  Wink.
Na receita não encontrei a pitada de canela que dá o sabor característico da moussaka.
Registado
Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #5 em: Fevereiro 07, 2011, 03:50:14 am »

Tb adoro. Se alguém quiser tenho a receita original que é um pouco diferente dessa.
Registado
Pobre
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2011, 14:28:39 pm »

Se alguém quiser tenho a receita original que é um pouco diferente dessa.
Publica aqui, para bem de todos.

Depois começamos outra conversa sobre as vantagens/desvantagens da receita da Risonha.  Wink
Registado
Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #7 em: Fevereiro 08, 2011, 08:41:26 am »

Depois começamos outra conversa sobre as vantagens/desvantagens da receita da Risonha.  Wink

Aqui:

http://www.petiscos.com/smf/index.php?topic=20476.msg384709#msg384709
Registado
Pobre
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Fevereiro 09, 2011, 09:32:20 am »

Linha directa: http://img602.imageshack.us/i/moussaka.jpg

A receita foi tirada de que livro? Com as medidas em 'copos' só pode ser traduzido do americano.
Registado
RISONHA
Petiscólico

« Responder #9 em: Fevereiro 09, 2011, 16:28:14 pm »

nunca pensei que a minha receita pudesse trazer algumas desvantagens... pelo facto peço desculpa.
se quiserem que eu retire a receita é só dizerem...
Registado

Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #10 em: Fevereiro 09, 2011, 17:16:02 pm »

nunca pensei que a minha receita pudesse trazer algumas desvantagens... pelo facto peço desculpa.
se quiserem que eu retire a receita é só dizerem...

Estou certa que o "Pobre" apenas se expressou mal. Quanto a mim apenas sugeri mais uma forma de fazer moussaka. Espero que não tenhas levado a mal. O errado se calhar foi termos feito esta conversa no teu tópico em vez de num novo.
Registado
Pobre
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #11 em: Fevereiro 09, 2011, 21:18:02 pm »

Desculpa Risonha! Não foi por mal.

Estou no fórum há muito pouco tempo e tenho estado a gostar das conversas sobre comida e receitas.

O facto de haver outra receita de moussaka deu asas à minha imaginação para se debater as diferenças e as (des)vantagens, de um ponto de vista puramente académico e amigável.  Smiley

Desculpa.

Vou fazer moussaka no fim de semana  Grin
Registado
RISONHA
Petiscólico

« Responder #12 em: Fevereiro 10, 2011, 11:31:14 am »

minhas queridas, não me chatearam nada... eu já ando nisto há vários anos Wink

é normal que haja variações da mesma receita, talvez a que eu apresentei aqui não seja a versão original, mas foi a versão que confeccionei e fiz questão de mencionar o blog de onde a retirei: www.menoscaloriasmaisvida.worpress.com (convém sempre citar a fonte quando as receitas não são nossas - regra nr. 1)

pelos vossos comentários deduzi que a receita tinha irregularidades e que não tinham gostado muito... se calhar até fui eu que percebi mal Roll Eyes Roll Eyes
pode não ser a melhor receita de moussaka, pode não ser a perfeita receita de mousska, mas foi a que eu fiz, me dei ao trabalho de fotografar e tive muito gosto em partilhar neste fórum, onde sei que há várias pessoas que apreciam as minhas publicações.

posto isto... viva a moussaka!
Registado

Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #13 em: Fevereiro 10, 2011, 13:04:25 pm »

minhas queridas, não me chatearam nada... eu já ando nisto há vários anos Wink

é normal que haja variações da mesma receita, talvez a que eu apresentei aqui não seja a versão original, mas foi a versão que confeccionei e fiz questão de mencionar o blog de onde a retirei: www.menoscaloriasmaisvida.worpress.com (convém sempre citar a fonte quando as receitas não são nossas - regra nr. 1)

pelos vossos comentários deduzi que a receita tinha irregularidades e que não tinham gostado muito... se calhar até fui eu que percebi mal Roll Eyes Roll Eyes
pode não ser a melhor receita de moussaka, pode não ser a perfeita receita de mousska, mas foi a que eu fiz, me dei ao trabalho de fotografar e tive muito gosto em partilhar neste fórum, onde sei que há várias pessoas que apreciam as minhas publicações.

posto isto... viva a moussaka!

E quem fala assim não é gaga!  Grin

Apreciei a tua frontalidade e acredita que não tenho problemas nenhuns se é ou não a original. Até percebi que se tratava pelo título de algum blog de receitas "vegetarianas" ou algo do género. Não quis fazer mais do que enriquecer o tema "moussaka" colocando a receita que costumo fazer mas como não é costume tirar fotos à minha comida, optei por digitalizá-la. Acho que a finalidade do fórum é partilhar receitas, com foto-reportagem ou não, por isso partilhei a que costumo fazer. Wink
« Última modificação: Fevereiro 10, 2011, 19:38:49 pm por Car_lota121 » Registado
Car_lota121
Servente de Cozinha

« Responder #14 em: Março 07, 2012, 00:36:59 am »

Linha directa: http://img602.imageshack.us/i/moussaka.jpg

A receita foi tirada de que livro? Com as medidas em 'copos' só pode ser traduzido do americano.

Desculpem mas tenho andado desaparecida.  Roll Eyes Sim, foi, mas é um livro com receitas originais. A maior parte dos pratos que lá aparecem já os comi in loco e o livro é muito fiel. Mas como falei na altura, só coloquei aqui a receita para partilhar. Sempre é mais uma receita de moussaka que podem fazer.
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: