22593      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Massa do wrap" "Quiche de atum com tomate"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Licores e coktails..  |  Tópico: DÚVIDA LICOR DE MORANGO
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: DÚVIDA LICOR DE MORANGO  (Lida 16912 vezes)
serci
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Maio 21, 2011, 13:33:55 pm »

Olá

Sou nova na arte de fazer licores e tenho alguns a macerar neste momento. A minha dúvida pra já está no licor de morango. A receita diz que se coloca os morangos o açucar e a aguardente a macerar durante 15 dias. A minha questão é se se deve agitar ou mexer de vez em quando porque o açucar está todo no fundo e custa a dissolver.
E depois na filtragem filtram só uma vez com o pano de algodão ou passam depois por filtros de café ou outros filtros?
Agradeçoa a ajuda
Registado
serci
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #1 em: Maio 26, 2011, 10:51:21 am »

Então meninas ninguém me responde? Ninguém costima fazer licor de morango?
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Maio 26, 2011, 19:49:00 pm »

Nunca percebi bem a questão dos filtros terem de ser diferentes... eu passaria tudo por filtros de café... desde que desse pa filtrar bem.... e, eu agitaria o recipiente para dissolver o açucar e misturar sabores. Assim como acrescentaria puré de morangos ao licor Smiley mas eu não sou nenhuma perita na arte de fazer licores.
Registado

serci
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #3 em: Maio 27, 2011, 13:08:10 pm »

Obrigado pela opinião.
Tu costumas fazeres licores de quê? Eu ainda sou muito verde nestas coisas por isso as minhas dúvidas e por isso estar a perguntar pois é sempre bom ter alguém a quem recorrer em caso de dúvida.
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #4 em: Maio 30, 2011, 22:57:11 pm »

Sou sincera e admito que não fiz licor nenhum ainda. A minha sogra fez licor de poejo e de café mas não passou nem filtrou nada. Meteu muito açucar em aguardente e depois adicionou grãos de café e poejos nos respectivos. E vamos provando até estar a gosto. Cheesy
O único licor que fiz foi um a "imitar" muito bem o Bailey's cuja receita está aqui no fórum algures, mas não incluía nada de filtração também  Undecided
Penso até que farias muito bem em ir tentanto as coisas à tua maneira, nunca se sabe, e por vezes podem ficar melhores do que seguindo regras Smiley no improviso é que está a arte Cheesy
Registado

Paticola
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #5 em: Junho 10, 2011, 10:23:01 am »

Olá

Sou nova na arte de fazer licores e tenho alguns a macerar neste momento. A minha dúvida pra já está no licor de morango. A receita diz que se coloca os morangos o açucar e a aguardente a macerar durante 15 dias. A minha questão é se se deve agitar ou mexer de vez em quando porque o açucar está todo no fundo e custa a dissolver.
E depois na filtragem filtram só uma vez com o pano de algodão ou passam depois por filtros de café ou outros filtros?
Agradeçoa a ajuda

Quando se faz o licor logo com  o açúcar deve-se ir agitando para o açucar se dissolver. Eu fiz sem o açúcar prefiro depois dissolver o açucar em água e depois juntar, tb porque a mnh aguardente tem muitos graus e para não ficar tão forte.
Deves sempre filtrar o licor para não ficar com pé.
Registado

Smiley Patrícia
serci
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #6 em: Junho 10, 2011, 18:54:02 pm »

Ola Paticola

Obrigado pela resposta. Olha acabei por filtrar o licor com os filtros de cafe e acho que ficou bem. Só que acho que ficou um bocadinho forte, vamos ver se com o tempo isto fica melhor. A minha aguarcdente é caseira e é bastante forte. Disseste que fazes o licor em que depois juntas a calda do açucar. Decerto fica mais suave. Se não for abusar podes -me dar a receita. é que muito sinceramente não me parece que eu vá gostar muito deste que fiz pois está forte demais para mim e agora não lhe posso juntar a calda.
Alguém sabe o que se costuma ou pode fazer para melhorar licores demasiado fortes e a saber a aguardente. Já me disseram que o tempo ajuda a suavizar o licor mas se existir outra forma que seja mais rápida experimenta-se.
Obrigado pela ajuda
Registado
forneiro
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #7 em: Junho 18, 2011, 16:04:06 pm »

Ola Paticola

Obrigado pela resposta. Olha acabei por filtrar o licor com os filtros de cafe e acho que ficou bem. Só que acho que ficou um bocadinho forte, vamos ver se com o tempo isto fica melhor. A minha aguarcdente é caseira e é bastante forte. Disseste que fazes o licor em que depois juntas a calda do açucar. Decerto fica mais suave. Se não for abusar podes -me dar a receita. é que muito sinceramente não me parece que eu vá gostar muito deste que fiz pois está forte demais para mim e agora não lhe posso juntar a calda.
Alguém sabe o que se costuma ou pode fazer para melhorar licores demasiado fortes e a saber a aguardente. Já me disseram que o tempo ajuda a suavizar o licor mas se existir outra forma que seja mais rápida experimenta-se.
Obrigado pela ajuda

Caso ache que o licor está muito forte pode sempre juntar-lhe a calda (água + açúcar) até ficar como pretende. Não há problema nenhum em fazê-lo agora, apenas estará a diluir o licor que já tem Wink
Registado
serci
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Junho 19, 2011, 11:52:00 am »

Olá Forneiro
Obrigado pela resposta, mas fiqeui com uma dúvida. Se juntar agora a calda do açucar com a água não ficará muito doce, uma vez que já coloquei açucar no licor. Outra questão é qual a quantidade de calda que se coloca? É em igual proporção ao licor que já tenho, ou seja se tenho um litro de licor agora coloco um litro de calda ou coloco menos quantidade?
Obrigado pela ajuda
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #9 em: Julho 06, 2011, 14:42:08 pm »

As tuas dúvidas são muito pertinentes Serci! Vou fazer este licor também mas, de facto, ocorreu-me enquanto lia este tópico, que a minha aguardente pode ser muito forte. Assim para não acontecer o que te aconteceu, acho que vou juntar metade do açúcar da receita ao início logo e o resto faço em calda. No entanto acho que a tua situação tem solução, não ponhas muito açúcar quando fizeres a calda que vais juntar outra vez. Quanto à quantidade, aconselho-te a ir adicionando e a ires provando pois os gostos são todos diferentes  Cool
Quanto a filtrar acho que não será necessário filtrar muitas vezes porque de certeza que não deve ficar assim com tanto pé (ou ficará Huh) mas de qualquer modo, vai fazendo à tua maneira. Eu vou fazer seguindo a receita que já existe aqui no fórum mas depois olha, vou inventando e pode ser que corra bem XD
Registado

serci
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #10 em: Julho 08, 2011, 09:54:24 am »

Ola DanSan

Olha eu para já não fiz nada ao licor vou deixar uns tempos a repousar e ver se o sabor a aguardente não fica tão acentuado e não fica tão intenso. Se nãp melhorar acrescento-lhe a calda.
Olha outra coisa, depois de eu fazer esta receita descobri uma outra aqui no forum que acho que deve ficar melhor e que é feita com a calda.
Está no tópico O meu licor de Morango e transcrevo a receita para aqui da SOLELUA.
A receita é esta
Ingredientes:

0,5 kg de morangos
0,5l de aguardente
água e açucar
1 c. café de açucar baunilhado

Coloquei os morangos (lavados e sem pé) num frasco juntamente com a aguardente, até ficarem brancos (+/- 20 dias).

Levei ao lume 0,5 l de água, 400g de açucar e açucar baunilhado, aguardei que a calda fervesse 5 minutos. Após este preparado estar frio, juntei  a aguardente.

Filtrei todo o licor com filtros de café e engarrafei.

PS -  para a próxima vou experimentar a colocar a casca de 1 limão a ferver juntamente com a àgua e o açucar.

Nunca experimentei mas acho muito interessante.
Felicidades
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #11 em: Julho 08, 2011, 14:21:25 pm »

Obrigado serci, eu também vi essa receita. Mas sabes, vou fazer as coisas à minha maneira. Já comecei a fazê-lo. Pus as 300 gr de morangos numa garrafa com capacidade de 0.5 L com as 150 gr de açúcar e enchi com aguardente. Comecei a fazer ontem. Tá guardado num local escuro (dispensa) e vou lá agitar o açúcar (o que farei todos os dias). Quando aqueles morangos que lá pus estiverem quase sem cor alguma (o que já não deve faltar muito), vou filtrar e volto a pôr novos. Depois logo vejo se necessito de acrescentar o resto do açúcar, o que se tiver de ser feito usarei em calda provavelmente, ou mais aguardente.
Tenho um frasquinho de essência de morango mas não sei se lhe adiciono ou não. Acho que vou usar só morangos mesmo.
Registado

forneiro
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #12 em: Julho 08, 2011, 19:52:37 pm »

Serci, é verdade que com o tempo o sabor do bagaço se vai atenuando, não vai passar a ficar menos forte por causa disso, apenas será menos "agressivo" no paladar. A quantidade de calda é melhor ir fazendo aos poucos até se chegar ao ponto desejado. A quantidade de açúcar a adicionar à calda tem de estar relacionado com a doçura que o licor tiver antes. Se adicionares só água vais ficar com um licor menos espesso e menos doce mas o sabor da aguardente também não será tão atenuada como se levr um pouco mais de açúcar.

As quantidades para estes tipos de licores são quase sempre as mesmas, para cada 1Kg de fruto leva 1l de álcool, 1l de água mineral (a do Luso diz ser a melhor) e um pouco menos de 1kg de açúcar. A quantidade de açúcar fica ao critério de cada um. Eu, quer no licor de café como no de amora, costumo usar cerca de 800gr de açúcar amarelo. Dilui-se mais facilmente que o branco e dá um tom mais escuro aos licores que aprecio mais.

Mas isto não é uma ciência exacta, e cada um terá a sua própria receita e pode adicionar um outro aroma de que goste. Baunilha e canela são dos meus favoritos.

Boas experiências e bons licores.  Wink
Registado
serci
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #13 em: Julho 15, 2011, 16:20:20 pm »

Ola
Obrigado forneiro
Realmente tens razao o sabor esta a acentuar se mas ainda está muito forte, vou experimentar fazer uma calda fraquinha e ir indo acrescentando aos poucos. Eu nestas coisas já estou a ver que isto é variável de pessoa para pessoa e pode se ir inventando e reinventando a receita.
Felicidades
Registado
allien2000
Cozinheiro

« Responder #14 em: Julho 19, 2011, 16:13:01 pm »

olá sempre podes usar etamine é um pano muito fino que se usa na cozinha como filtro é barato e facil de econtrar
Registado

Ich verehre, um boma Nahrung zu kochen, die nicht Unglück mag
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Licores e coktails..  |  Tópico: DÚVIDA LICOR DE MORANGO
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar