22620      

ŕltimas Receitas Pesquisadas:"Sardela" "Arroz de am√™ijoas √† algarvia"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Marisco  |  Tópico: lapas grelhadas
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: lapas grelhadas  (Lida 15608 vezes)
RISONHA
Petiscólico

« em: Julho 29, 2011, 09:44:35 am »

Este é um dos petiscos que mais apreciamos cá em casa mas que eu não tenho muita pachorra para preparar, por isso quando é dia de lapas grelhadas quem salta para o fogão é o meu marido.

Limpar as lapas de areias e impurezas (mantendo-as com a casca) e coloc√°-las alinhadas sobre uma chapa ou grelhador.
Derreter manteiga juntamente com alho picado e misturar um pouco de sumo de lim√£o.
Levar a chapa a lume forte e quando as lapas começarem a largar a casca, ir regando com o molho de manteiga, repetindo as vezes que forem necessárias até que todas as lapas fiquem bem impregnadas com o molho.
Acompanhar com p√£o torrado e uma cerveja bem fresquinha.

Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #1 em: Julho 29, 2011, 15:41:27 pm »

Petisco delicioso...
Parabéns ao marido e à RISONHA.
 Wink
carmelina
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Julho 30, 2011, 12:07:50 pm »

UAU! Que lindas!!!! Risonha, muitos parabéns para vocês pois parece estar excelente!
As lapas foram compradas ou apanhadas? E ficam muito duras ou n√£o? √Č que eu sempre que tomo a iniciativa de fazer lapas c√° em casa toda a gente diz que n√£o e a desculpa √© porque ficam rijas! Sad
Registado

RISONHA
Petiscólico

« Responder #3 em: Agosto 03, 2011, 07:46:29 am »

DanSan, as lapas foram apanhadas na praia pelo meu marido e pela minha filha Grin
sim, as lapas ficam sempre um pouco rijas, mas é mesmo assim, este marisco, por muito que cozinhe, fica sempre duro.
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #4 em: Agosto 04, 2011, 11:40:55 am »

Obrigado Risonha, hei de fazê-las um dia!
Tenho só mais uma pergunta, como foram apanhadas por vocês, precisaram de ficar reservadas durante alguns dias para ficarem sem terra, ou não foi preciso? Já agora, vocês comem essa parte?
√Č que eu s√≥ comi lapas uma vez, n√£o as achei duras (talvez porque eram pequenas) mas foi uma experi√™ncia penosa na mesma pois estavam cheias de terra e trinc√°-las era uma desgra√ßa! (Foram apanhadas de manh√£ e comidas ao almo√ßo do mesmo dia).
Fiquei com curiosidade de com√™-las mais uma vez porque quem as apanhou e fez tamb√©m n√£o era a pessoa mais entendida na mat√©ria e talvez estivesse a fazer algo mal.  Undecided
Registado

tininha1011
Petiscólico

« Responder #5 em: Agosto 05, 2011, 08:12:10 am »

OHHHHHH, que saudades dumas lapinhas!!! Mas fresquinhas, acabadas de apanhar nas rochas  Cheesy
Realmente as tuas lapas est√£o com √≥ptimo aspecto, mas eu gosto delas √© mesmo cruas, a saber a maresia  Grin
Registado

Tininha
RISONHA
Petiscólico

« Responder #6 em: Agosto 05, 2011, 09:46:56 am »

tininha, eu também gosto é de apanhá-las e comê-las na altura... Grin Grin

DanSan, quando eu vejo que têm muita areia, antes de cozinhá-las passo-as uma a uma por água corrente e com a ajuda de uma faca vou raspando a areia que está agarrada na superfície das "bichas" Wink
Registado

Suna
Servente de Cozinha

« Responder #7 em: Agosto 05, 2011, 13:38:49 pm »

Qua saudades de lapas, quando vivia na Madeira comia muitas vezes feitas assim...até babei... Babar
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #8 em: Agosto 05, 2011, 16:41:09 pm »

Obrigado Risonha Wink
Registado

Zézinha
Petiscólico

« Responder #9 em: Agosto 10, 2011, 22:45:34 pm »

Ol√° Risonha  Cheesy
Juro-te que fiquei emocionada de ver estas fotos; era capaz de as comer todas, num piscar de olhos; adoro lapas e as recorda√ß√Ķes que me trazem da ilha da Madeira... Acho que sinto o gosto delas na minha boca; obrigada por isso  Kiss
Registado

RISONHA
Petiscólico

« Responder #10 em: Agosto 11, 2011, 13:31:29 pm »

Ol√° Risonha  Cheesy
Juro-te que fiquei emocionada de ver estas fotos; era capaz de as comer todas, num piscar de olhos; adoro lapas e as recorda√ß√Ķes que me trazem da ilha da Madeira... Acho que sinto o gosto delas na minha boca; obrigada por isso  Kiss

de nada Grin Grin Grin
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Marisco  |  Tópico: lapas grelhadas
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar