22590      

Últimas Receitas Pesquisadas:"BOLINHOS DE CÔCO nota 10" "Arroz de pato"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Esparregado
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Esparregado  (Lida 23945 vezes)
crazy_dog
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Outubro 30, 2011, 18:32:48 pm »

Olá olá!!! =)

Estou aqui cheia de dúvidas com um mero esparregado.

Ora então eu pedi num restaurante onde às vezes como a receita do esparregado que fazem lá. Para terem uma ideia, o esparregado de lá é para mim do melhor que há!! Deve levar muita farinha, porque servem-no com formato de bolinho de bacalhau =) é mesmo delicioso...!

Um dos funcionários só me conseguiu indicar os ingredientes: grelos cozidos, azeite, sal, pimenta, molho inglês e farinha. Então dediquei-me à árdua tarefa de  replicar aquela receita e fiz esparregado pela 1ª vez: cozi grelos com sal, escorri-os, piquei-os, levei-os à frigideira com azeite (e até juntei um dente de alho esmagado), temperei, juntei farinha até ter a consistência que eu queria, formei os bolinhos e levei ao forno só para ganhar assim uma capinha como fazem lá...

Resultado: consistência OK, mas um sabor muito amargo... =( Não gostei mesmo!!

Ora então, que devo fazer?? Grelos cozidos são amargos, né? Então há truques pra melhorar? Ou devo fazer com outro legume?

Por outro lado, não gosto nada daqueles esparregados mais líquidos... queria mesmo reproduzir aquela receita...

Podem-me ajudar??
Registado
Sisse
Servente de Cozinha

« Responder #1 em: Outubro 30, 2011, 19:49:06 pm »

Olá, eu faço mais ou menos como disses-te, mas quando os levo a saltear e antes de deitar a farinha também deito um bocado de vinagre, mesmo que os grelos sejam mais amargos fica um sabor macio. Experimenta deitar vinagre, tipo 1 a 2 c. de sopa depende da quantidade de grelos, eu deito a olhómetro Smiley, mas vai provando.
Ah, também costumo deitar um pouco de pimenta, mas isso já vai do gosto de cada um Smiley
Espero ter ajudado...
Registado
crazy_dog
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #2 em: Outubro 30, 2011, 21:08:44 pm »

Obrigada!! Faz sentido, como o vinagre é mais ácido deve cortar aquele sabor intenso dos grelos; mas como o molho inglês tem uma base de vinagre, julguei ser suficiente (mas não foi mesmo!).

Vou experimentar como dizes!! =) Obrigada!!

AH!!! Um pormenor! Cá em casa estavam-me a dizer para eu cortar os caules rentes e cozer só as folhas mesmo só folhas, mencionam que o sabor amargo pode ser do caule ou demasiado tempo a cozer; será que é mesmo assim??? =p

É que eu legumes cozidos... só na sopa! LOL
Registado
Sisse
Servente de Cozinha

« Responder #3 em: Outubro 31, 2011, 08:19:45 am »

Quando coloco a cozer os grelos corto um pouco ao caule, mas não todo, deixo sempre ficar algum, até porque esse ligeiro sabor amargo é benéfico para a digestão Smiley
Não costumo usar molho inglês no esparregado, é como disses-te não é tão ácido como o vinagre Smiley
Registado
belimoura
Cozinheiro

« Responder #4 em: Outubro 31, 2011, 09:38:53 am »

Desde já peço desculpa se estou a ser ignorante Huh, mas esparregado não é com espinafres? É que deram-me uma catrefa deles e eu já estava a pensar em fazer esparregado!
Registado
tininha1011
Petiscólico

« Responder #5 em: Outubro 31, 2011, 11:17:54 am »

Olá belimoura!
Podes fazer esparregado de nabiças ou espinafres.
Eu gosto dos 2 Smiley
Com os espinafres não deves necessitar do vinagre, mas experimenta.
Registado

Tininha
Sisse
Servente de Cozinha

« Responder #6 em: Outubro 31, 2011, 22:48:30 pm »

Sim, podes fazer esparregado com grelos (nabiças) ou espinafres Smiley
Eu gosto sempre de deitar um pouco de vinagre, fica outro sabor...
Registado
crazy_dog
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #7 em: Novembro 01, 2011, 19:55:53 pm »

Também já vi esparregado de ervilhas, mas não gosto tanto. Há de tudo =) obrigada pelas dicas!!
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #8 em: Novembro 02, 2011, 23:37:53 pm »

Sim, basicamente pode fazer-se esparregado de qualquer hortícula: couves, nabiças, espinafres, ervilhas, favas, grelos e por aí adiante.
Para mim não há como esparregado de espinafres... soberbo! Mas no meu esparregado não dispenso o alho, a pimenta nem o sal (isto em termos de condimentos). Consistência já prefiro o esparregado cremoso ao mais sólido. Mas se o sabor for igual, por mim tudo bem! Smiley
Registado

Zézinha
Petiscólico

« Responder #9 em: Novembro 06, 2011, 17:28:49 pm »

Olá  Cheesy
Eu adoro esparregado de nabiças, mas sinceramente a experiência que tenho com os grelos é que pode haver deles docinhos, deliciosos, de comer e chorar por mais e também pode haver grelos que nos fazem odiar esse vegetal para todo o sempre.
Por isso eu acho que a qualidade/ variedade deles faz depender muito o resultado final  Wink
Não há como ir realizando diversas expeirências, até alcançar o resultado pretendido.Boa sorte  Kiss
Registado

crazy_dog
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #10 em: Novembro 06, 2011, 23:03:12 pm »

Obrigada a todas!!! =)

Ontem lá houve mais uma tentativa! Ficou melhor, mas ainda não tá perfeito =( grrrrrrrrr ainda não me dá pra comer aquilo como se não houvesse amanhã... tenho muito que treinar; próxima vez faço de espinafres.

Grrrrrrrr...  Huh
Registado
Cozinha da Xana
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #11 em: Novembro 15, 2011, 17:38:22 pm »

Olá crazy dog,
Para fazeres esparregado com grelos e para que este não ficar amargo experimenta:
- Grelos de couve em vez de grelos de nabo;
- Cozer os grelos em água com sal e um fio de azeite;
- Não deixar que o dente de alho frite muito;
- Diluir a farinha num pouco de leite antes de a juntar ao esperregado desta forma ela  não queima(pode ser uma das causas do mau sabor);
- Em vez de farinha de trigo usa maizena da mesma forma diluída com leite;
- Também podes usar natas.
Espero ter ajudado Smiley
Registado

Porque nunca é tarde para aprender basta querer!
Cozinha da Xana
Fórum Cozinha da Xana.com
Bolo de Bolacha
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Dúvidas e Questões Culinárias!  |  Tópico: Esparregado
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar