22737      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Frango Guisado" "Costeletas de porco à alentejana"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Tópico: Pasteis de tentugal
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Pasteis de tentugal  (Lida 18495 vezes)
Bazinha
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Setembro 02, 2012, 14:14:04 pm »

Nome da Receita: Pasteis de tentugal
Número de pessoas: 17 pasteis
Ingredientes: Massa filó, doce de ovos, margarina para untar as folhas

Preparação:

Fotos:

Dicas/Notas:

Adoro estes paslelinhos
Registado
Olhos-que-riem
Cozinheiro

« Responder #1 em: Setembro 04, 2012, 12:42:54 pm »

Desculpe, mas não seria mais correto chamar-lhe outro nome?
Registado
Bazinha
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #2 em: Setembro 04, 2012, 15:45:12 pm »

Não sei porquê não pôr este nome, pois foi a receita que tirei e tinha este nome
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #3 em: Setembro 04, 2012, 20:16:28 pm »

Ahahahah, a pergunta de Olhos-que-riem não fez sentido absolutamente nenhum! Tongue
Mas Bazinha, porque não tem a receita especificada?
Registado

Olhos-que-riem
Cozinheiro

« Responder #4 em: Setembro 14, 2012, 13:16:58 pm »

Se calhar é preciosismo meu, mas facilmente se percebe que esta não pode ser a receita do Pastel de Tentúgal...

No entanto acredito que como pasteis de doce de ovos, sejam óptimos! Smiley

Peço desculpa, mas é que detesto chegar a uma pastelaria e dizerem-me que têm Pastéis de Tentúgal e depois sai-me um pastel que nada tem a ver com o doce regional que tanto admiramos... e este tópico fez-me lembrar isso...
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #5 em: Setembro 14, 2012, 19:11:04 pm »

Oh, percebi, então eu peço desculpa!
Realmente tens razão!
No entanto por vezes são-nos apresentadas receitas em revistas, livros, brochuras que se encontram com os nomes das confecções típicas dos mais variados locais (os de Portugal são para nós os mais fáceis de detectar em termos de "erros") mas que estão alteradas ou que depois têm ingredientes e sabores diferentes. E nós confiamos que estamos a fazer a receita "original" (a original está sempre no "segredo dos deuses", mas algo muito parecido).
Compreendo perfeitamente o que dizes, os pastéis de nata para mim não levam limão, nem os bábás e já tive a infelicidade de pagar por essas atrocidades Tongue
Assim como sei que os pastéis de Tentugal têm doce de ovos dentro, mas não doce de ovos simplesmente pois é muito mais granuloso e menos forte em sabor à gema.
Seja como for, estes pastéis de Tentugal devem ser ultra bons Cheesy
Registado

Bazinha
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #6 em: Setembro 15, 2012, 19:52:22 pm »

É pena não agradarmos a todos.Fi-los de todo o coração e radiante por tirar foto e poder mostrar.Não foi para dar a provar.Fiz pq gosto muito deles, embora saiba que não são como os originais. Enfim se foi um desastre aquilo que
fiz, aqui ficam as minhas desculpas.
Registado
DGirl
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #7 em: Setembro 16, 2012, 07:23:03 am »

Bazinha,

Fizeste muito bem em mostrar os teus pastéis!! Têm um aspecto delicioso e eu tb adoro!! Smiley)
Acho que o nome é irrelevante Tongue

Beijinho  Smiley
Registado
Bazinha
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Setembro 16, 2012, 08:57:00 am »

Obrigada DGirl, ainda há quem nos compreenda
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #9 em: Setembro 16, 2012, 20:22:57 pm »

Oh Bazinha, tu não tens culpa de terem dado esse nome à receita  Cool creio que o que Olhos-que-riem estava a querer dizer é que os originais não são assim, não penso que te estivesse a "atacar".
Quantas receitas é que devem existir de pastéis de Tentúgal e quantas é que devem ser iguais? Provavelmente são todas diferentes.
Se Olhos-que-riem tivesse explicado melhor o porquê da sua afirmação se calhar tínhamos ficado logo mais esclarecidos porque, ao fim e ao cabo, acabei por perceber o que quis dizer.
Já li muitas receitas de comidas que conheço e, do mesmo prato, encontram-se mil e uma receitas e todas diferentes, obviamente que vou perguntar "porquê chamar-lhes o nome da receita se a receita original não leva aqueles ingredientes?"
Mas é óbvio que, tal como os pastéis de Tentúgal ou os pastéis de Belém, a receita original permanece no segredo dos "deuses" e nas revistas que possamos ter os ingredientes nunca são os mesmos Tongue
Não creio que o que Olhos-que-riem quisesse dizer foi que fizeste um "desastre", estava apenas a dizer uma coisa que acontece (se calhar com mais frequência do que devia) nalguns sítios, que é venderem gato por lebre. Quem é que não se chateia com isso?
Bazinha, já comeste pastéis de Tentúgal, originais? E os teus sabiam ao mesmo? Acho que foi aí que Olhos-que-riem quis chegar.
Como disse, os pastéis de Tentúgal que fizeste devem estar muito bons. Se era esse o nome da receita que tiraste, fizeste bem em usá-lo.  Wink
Se falei errado neste post, calo-me já e peço desculpas Smiley
Registado

Bazinha
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #10 em: Setembro 17, 2012, 12:35:03 pm »

DanSan és uma querida. Eu como gosto muito costumo comprar numas caixinhas - penso que sejam  os originais, penso que são feitos num convento. Gosto mais dos meus pq são muito fresquinhos. Os que eu compro vê-se que já têm algum tempo. Querida não te preocupes, isto não tem importância nenhuma-Sabes  fico empolgada para meter aa fotos para que seja mais uma valia para o forum. É preciso é que saiam muitas receitinhas para da ao forum.  Kiss 
Registado
madalena
Petiscólico

« Responder #11 em: Setembro 18, 2012, 22:29:33 pm »

Até se podiam chamar pasteis da china....São optimos sim, eu tambem costumo faze los assim, e são maravilhosos,eu chamo lhes de tentugal e quando os façam ..voam.. e não tem asas..... Wink
« Última modificação: Setembro 20, 2012, 15:22:05 pm por madalena » Registado

madalena
Maria_24
Mestre de Culinária

« Responder #12 em: Setembro 19, 2012, 10:22:01 am »

..voam.. e não tem asas.....

Grin Grin Grin Grin Grin Grin
Registado

Se não puderes destacar-te pelo talento, vence pelo esforço.
(Dave Weinbaum)
Olhos-que-riem
Cozinheiro

« Responder #13 em: Setembro 19, 2012, 10:35:52 am »

Desculpem só agora responder, mas não consigo vir ao fórum todos os dias... Sad

Sim, foi apenas isso a que me referia!

Acho óptimo termos sempre sugestões de uns novos pasteízinhos para fazer!

O meu problema mesmo é com estes doces tradicionais... e por mesmo se venderem em tanto lado  "imitações" que acabam por "denegrir" a imagem dos doces tradicionais...

Desculpem mesmo, não queria desmotivar, nem ofender, apenas incentivar a que se chamassem outros nomes a este tipo de receitas...

Mas mesmo aqui no fórum existem outros tópicos assim, inclusivé dos pastéis de Tentúgal...

Bazinha, como disse, acredito que os pasteis sejam óptimos e não foi desastre nenhum! Que venham mais receitas de pastéis! Smiley

Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #14 em: Setembro 19, 2012, 16:41:03 pm »

Toca a cozinhar! Cheesy Por falar em partilhar receitas, tenho de deixar algures a minha última goluseima feita cá em casa Tongue ***
Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Tópico: Pasteis de tentugal
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar