Pré-aviso: esta receita é feita em 2 dias porque tem de se demolhar o feijão!Boas!
Estava numa de aprender a fazer tofu e percebi que primeiro tinha de aprender a fazer o leite de soja. Ingredientes poucos, foi só meter mãos à obra
Ingredientes e material necessários:- 250 gr. de feijões de soja secos;
- água;
- Liquidificador ou processador de comida (tipo picadora em ponto maior);
- Uma panela grande com capacidade para, pelo menos, 6 ou 8 litros (eu usei a panela de pressão da minha mãe);
- Um pano musselina, uma fralda de algodão, compressa, aquele pano em que se enrolam os queijos... qualquer pano desde que seja limpo e relativamente poroso para se poder filtrar o lÃquido;
- Um recipiente resistente ao calor para depois transferir a bebida (convém ter capacidade para, pelo menos, 2 litros)
Vamos começar?

Deste pacote de 500 gr. pesei 250 gr., o necessário para 2 litros (aproximadamente) de bebida.

Depois de retirar feijões partidos, negros, de algum modo imperfeitos, cobri-os de água e deixei-os de molho durante a noite (aconselha-se a demolhar entre 8 - 24 horas (máximo). Eu deixei 13 horas). Absorveram a água, aumentaram de tamanho e ficaram mais macios.

Coloquei a panela ao lume com 2 litros de água para ir aquecendo. Pus o lume médio-baixo.

Entretanto fui triturar os feijões de soja. Fiz isto em duas vezes porque o meu liquidificador é velhote e não quis atafulhá-lo (não dava para fazer todos de qualquer modo por isso dividi-os à partida). Deitei metade dos feijões no liquidificador.

Deitei água, apenas para cobrir os feijões.


Triturei por uns momentos até estar tudo mais ou menos desfeito. Parei o liquidificador para raspar dos lados e voltei a triturar por mais uns momentos.

Terminado o passo anterior, depois de triturados todos os feijões, obtemos uma papa assim fofinha


Deitei a papa na panela que estava ao lume, o lume ficou no médio e mexi com uma espátula.

Começa logo a actividade na panela. Forma-se uma espuma branca que precisa de supervisão constante. Vai-se mexendo com alguma regularidade (a espuma vai desaparecendo com o tempo).

Isto é, aparentemente, muito comum de acontecer... não houve falta de supervisão constante. Virei simplesmente a minha cara durante 5 segundos! O que vale é que estava mesmo ali...

Depois de cerca de 30 minutos ao lume, a espuma começa a desaparecer (se ainda tiver muita, podem tirá-la com uma colher) e podem retirar do lume.

Entretanto preparei um recipiente resistente ao calor (neste caso, um tacho) , cobrindo-o com uma fralda de algodão.

Com a ajuda de uma concha (e umas garrafas de litro e meio de água para ajudar a fazer força no pano para ele não afundar com o peso da bebida) comecei a despejar a bebida no pano para filtrar.


Também fiz isto em duas vezes.

É mais fácil para espremer o pano...

visto que está quente e que se tem de espremer com a ajuda de uma colher de pau. Se quiserem guardar os feijões triturados, aconselho a espremer muito bem, nem que tenham de esperar que arrefeça. Já explico porquê.

E aqui têm! Bebida (ou leite) de soja pura!


Depois de arrefecer, transferi para jarros


Não se esqueçam de que como não tem conservantes, deve ser consumido num espaço de 2 a 3 dias. E deve ser mantido no frigorÃfico.
Depois sobra todo aquele feijão triturado, certo? Guardem-no. É o chamado, no Japão, Okara. Pode ser usado noutras receitas e para outras coisas. Para ele aguentar mais tempo, sequem-no no forno. Espalhem o Okara num tabuleiro ou pirex, de preferência largo, e levem ao forno a 250º.C. durante cerca de 50 minutos ou até está dourado. O tempo de secagem varia consoante quão bem espremeram o lÃquido deles e da espessura da camada que espalham no tabuleiro - quanto mais fina, melhor. Depois de seco pode ser guardado ou, se não for para consumo nas próximas semanas, podem congelar e dura vários meses

Depois actualizo com fotos!