22740      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Percebes" "Bacalhau com molho béchamel"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Pão, broa ou padas  |  Tópico: Pão Focaccia com Alho e Rosmaninho
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Pão Focaccia com Alho e Rosmaninho  (Lida 8464 vezes)
DanSan
Petiscólico

« em: Janeiro 23, 2013, 00:05:02 am »

Olá!
Tenho assistido ao programa da Lorraine Pascale na Sic Mulher e há pouco tempo ela fez um pão focaccia que me deixou a salivar.
No entanto não quis fazer a receita dela. Pesquisei uma das minhas cozinheiras preferidas e ela tinha receita de focaccia! Cheesy Foi então a que segui e deixo-vos aqui a receita e o vídeo dela:
http://www.laurainthekitchen.com/all/episode.php?episodenumber=35&screen=7&sortby=a

Ingredientes:
4 chávenas de farinha (mas eu usei menos, cerca de 3 chávenas. É melhor usar conforme a textura da massa)
1/4 de chávena de azeite
1 colher de sopa de sal Kosher (eu usei sal grosso normal)
2 colheres de sopa de água
1 chávena de água quentinha (mas não muito porque é para usar com a levedura)
2 colheres de sopa de açúcar
1 pacotinho de levedura de padeiro seca (7 gr.)
1 1/2 colheres de sopa de rosmaninho fresco picado grosseiramente
4 dentes de alho
Azeite que baste
Sal Kosher (ou o normal sal grosso)
Pimenta preta de moer que baste

Ok, para começar, eu não fiz com batedeira. Tentei com uma daquelas vermelhas grandes da Moulinex, mas aquilo ía-se desconjuntando tudo por isso achei por bem parar e usar a força de braços (a minha preferida para cozinhar!)´.
Na tigela da batedeira deitei a água quente, deitei o açúcar e a levedura e esperei 3 minutos até a mistura estar espumosa (bom sinal de que a levedura foi activada com sucesso Cheesy).
Liguei a batedeira no mínimo e fui adicionando farinha, e foi aqui que, como a massa foi engrossando, a batedeira começou a fazer um esforço enorme e a abanar por todos os lados, e eu juntei ainda o azeite e o sal dissolvido nas duas colheres de sopa de água. No entanto a mistura estava demasiado grossa para a máquina e então decidi parar, retirar o conteúdo da tigela da batedeira e continuar a amassar à mão.
Foi aqui que reparei que 4 chávenas de farinha foram demais e então fui amassando e deitando água aos poucos. A esta altura era suposto bater a massa na batedeira à velocidade média por 10 minutos, mas eu trabalhei à mão durante cerca de 20 minutos e sempre a amassar e bater a massa vigorosamente.
Achei que a massa estava boa quando, apesar de não estar minimamente pegajosa, também não se abria ou rachava com facilidade, ou seja, estava mesmo no ponto!  Cool Nem seca nem húmida Wink
Formei uma bola com a massa, besuntei uma tigela com azeite e rolei a bola de massa lá para não formar crosta, tapei com película aderente e deixei levedar durante 1 hora e 20 minutos num sítio quente (tinha o aquecedor ligado no quarto  Grin devo ser a única pessoa que leva massas para levedar para o quarto XD). Terminado esse tempo, untei um tabuleiro com azeite, deitei a massa em cima e estiquei-a com as mãos até ter cerca de 1.5 cm de espessura. Voltei a cobrir com película e repousou mais 20 minutos. Piquei o rosmaninho grosseiramente e cortei o alho às rodelas finas. deitei um pouco de azeite na massa, espalhei o rosmaninho e o alho pela massa também e voltei a tapar com película e voltou a repousar por mais 20 minutos (pois é, neste ponto esqueci-me do sal e da pimenta para polvilhar XD, não se esqueçam disto!).
Pré-aqueci o forno a 200º.C. e lá foi o tabuleiro ao forno durante cerca de 20 minutos, até ficar cozido e dourado por cima. Ficou óptimo!
Podemos tentar este pão com tantas ervas e outras hipóteses que estou ansiosa para fazer o próximo, e não me esquecer de nada XD
O meu ficou um pouco doce porque, creio eu, esqueci-me de acrescentar o sal por cima, mas ficou muito bom na mesma.
Depois ainda há quem misture os ingredientes na própria massa e não apenas por cima. Ai, tenho de fazer mais deste pão! Ouvi dizer que o importante deste pão é sentir o sabor delicado do azeite, assim como este pão costuma ser servido com uma tigelinha de azeite para o molhar.
Enfim... receita aprovada. Apreciem! Cheesy

Registado

CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #1 em: Janeiro 23, 2013, 13:20:48 pm »

Parece delícioso!!  Babar

Mas perdi a vontade de experimentar fazer quando falaste em força de braços  Embarrassed Grin Grin Grin
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Janeiro 24, 2013, 00:11:00 am »

Muito obrigado CandyAngel! Ficou muito bom, ficou assim umgénero de pão/bolo... porque aquela massa, depois de cozida, é mais massa de bolo o que pão XD
Eu usei força de braços porque gosto muito de sentir a magia a acontecer Tongue e porque a batedeira estava em vias de se escangalhar toda. Mas se tiveres uma daquelas kitchen aids talvez te safes ao esforço XD
Mas tens de experimentar, a sério! Pelo menos pa saberes se vale a pena repetir ou não  Cool
 Kiss
Registado

CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #3 em: Janeiro 25, 2013, 18:39:09 pm »

não tenho cá nenhuma ajudante não....
só se o namorado oferecer os bracinhos dele...  Grin Grin
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #4 em: Janeiro 25, 2013, 23:02:31 pm »

Ahahahahah, eh pá, assim sendo, boa sorte!  Roll Eyes  Kiss
Registado

madalena
Petiscólico

« Responder #5 em: Janeiro 30, 2013, 15:08:49 pm »

Eu na minha consigo amassar,tenho que experimentar,Não tenho rosmaninho.... Sad
Registado

madalena
DanSan
Petiscólico

« Responder #6 em: Janeiro 30, 2013, 21:06:37 pm »

Podes usar qualquer erva que te dê na tola! Não precisas de usar rosmaninho  Wink Podes usar tomilho, manjericão, sei lá! Smiley
Registado

madalena
Petiscólico

« Responder #7 em: Janeiro 30, 2013, 21:22:05 pm »

Ah essas tenho.... Cheesy
Registado

madalena
Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Pão, broa ou padas  |  Tópico: Pão Focaccia com Alho e Rosmaninho
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar