22739      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Bola de Carne da Tia Alice" "Ovos Escalfados com Molho de Tomate"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Pudins, mousses e similares..  |  Tópico: Tarte de limão merengada
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Tarte de limão merengada  (Lida 6150 vezes)
DanSan
Petiscólico

« em: Abril 05, 2013, 00:35:03 am »

Olá olá!
Ultimamente a minha língua pede limão... e limão eu lhe dou!  Grin
Aqui vos deixo a receita para esta delícia doceda (doce+azeda), que retirei do site da Laura Vitale - http://www.laurainthekitchen.com/all/episode.php?episodenumber=121.
Ingredientes:
Uma massa quebrada já estendida de compra, ou outra massa que prefiram usar feita por vocês (eu fiz a minha, se depois quiserem a receita, terei todo o gosto em partilhar)
Para a custarda de limão:
1 ½ chávenas de água (chávenas com capacidade de 250 ml.)
1 chávena de açúcar
¼ chávena de maizena
¼ colher de chá de sal
Raspa de 2 limões grandes
Sumo de 2 limões grandes
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
4 gemas de ovo batidas
Para o merengue:
4 claras de ovo
6 colheres de sopa de açúcar em pó
¼ colher de chá de cremor tártaro

Pré-aquecer o forno a cerca de 170º.C. Untar uma tarteira com manteiga e forrá-la com a massa estendida. Picar a massa com um garfo, colocar uma folha de alumínio por cima e alinhá-la com a massa. Deitar lá feijões para fazer peso e levar ao forno durante 10 minutos. Retirar o alumínio e os feijões e deixar no forno por mais 15 minutos.

Entretanto faz-se a custarda. Num tacho leva-se a lume brando a água, o açúcar, a maizena, o sal, a raspa e o sumo dos limões, mexendo sempre para não formar carocinhos, até ferver gentilmente. Adiciona-se a manteiga e mexe-se até derreter. Mistura-se um pouco desta mistura nas gemas de ovo para temperar, mexendo depressa para não cozer as gemas, e depois adiciona-se esta mistura de gemas ao conteúdo do tacho, mexendo constantemente, ainda ao lume, durante mais um minuto. Retirar do lume e reservar.

Para fazer o merengue batem-se as claras de ovo numa tigela com a batedeira eléctrica. Quando começarem a ficar espumosas mistura-se o açúcar e o cremor tártaro e continua a bater-se com a batedeira até as claras estarem bem firmes.

Deita-se a custarda na tarteira com a massa e depois colocam-se as claras em castelo por cima, espalhando uniformemente por toda a custarda. Eu depois fiz "arrepios" em toda a superfície do merengue  Cool
Levar ao forno durante cerca de 15 minutos ou até o merengue começar a ficar dourado.

Deixar arrefecer cerca de 3 horas antes de cortar.

Eu adorei! Espero que vocês também! Para quem gosta daquele doce ácido, está óptima! Cheesy

Registado

CandyAngel
Mestre de Culinária

« Responder #1 em: Abril 05, 2013, 10:23:36 am »

Eu adoro merengueeeeee  Babar
Ficou linda DanSan! Parece muitooo apetitosa.

Há muitos anos fiz uma tentativa mas a parte de dentro ficou liquida e quando parti a tarte passei a maior vergonha lol
Um dia volto a tentar e esta receita por ter sido tão bem testada passa para o topo da lista Wink*
Registado

DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Abril 06, 2013, 20:06:13 pm »

Muito obrigado! ^__^ Eu também fiz uma primeira vez e a custarda ficou muito líquida também... maizena a menos ou líquido a mais Tongue Mas comia-se XD
Mas tenho de fazer outra vez. Sabes, eu para eventos sociais ou familiares prefiro fazer o que sei que sai bem Tongue
A próxima vez vai-te correr melhor! Cheesy Não desistas Cheesy  Kiss
Registado

carmelina
Petiscólico

« Responder #3 em: Abril 27, 2013, 21:38:17 pm »

Eu já me deixei dos doces.... só para ocasiões especiais, mas esta tarte tem um aspecto tão apetitoso...
Parabéns!
 Wink
carmelina
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #4 em: Abril 30, 2013, 00:37:34 am »

Muito obrigado! Não te deixes de doces! De vez em quando são o que de mais doce a vida nos dá! XD Mas respeto a tua decisão... eu não sou capaz disso  angel
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Pudins, mousses e similares..  |  Tópico: Tarte de limão merengada
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar