22620      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Folhado de maçã" "Doce de Amora (Bimby)"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Marisco  |  Tópico: Cataplana de Lagosta
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Cataplana de Lagosta  (Lida 22105 vezes)
Raposa
Petiscólico

« em: Outubro 10, 2005, 10:55:10 am »

Ontem fiz esta receita para o meu jantar (que retirei de um site da "concorrência") e ficou divinal...

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 lagosta com 600/800 gr. (fresca ou congelada)
12 camarões descascados, c/ cabeça
1 lombinho de tamboril
500 gr de ameijoas
3 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros
6/8 tiras de bacon (ou presunto)
1/4 pimento verde
1/4 pimento vermelho
azeite e margarina
calda de pimentão
vinho branco e gin
sal e pimenta
coentros

Com antecedência descongela-se o tamboril, parte-se aos cubos, tempera-se com sal e reserva-se.
Unta-se a base da cataplana com margarina e deita-se no fundo um pouco de azeite. Cortam-se as cebolas em rodelas fininhas, picam-se os alhos, os tomates, acrescentam-se o pimento às tirinhas e o bacon, a calda de pimentão e tempera-se com sal e pimenta. Rega-se com o vinho branco e um pouco de gin, acrescenta-se mais um pouco de azeite, tapa-se a cataplana e vai ao lume a refogar em lume brando +/- 15 minutos. Abra a cataplana de vez em quando para mexer e, se necessário, acrescentar mais um pouco de vinho.
Entretanto coze-se a lagosta em água e sal. Não deixe a lagosta cozer o mesmo tempo que é normal, pois ainda vai a apurar dentro da cataplana. Retira-se da água, parte-se aos bocados e reserva-se.
Quando o refogado estiver apurado, acrescenta-se o peixe, os camarões e a lagosta, envolve-se tudo muito bem, tapa-se a cataplana e vai ao lume (brando) mais 10 minutos. Por fim acrescentam-se as ameijoas os coentros picados e torna-se a envolver tudo. Rectifica-se o sal, salpica-se com gin e vai novamente ao lume o tempo suficiente para abrir as ameijoas.

Acompanhamento: eu servi com pão frito, mas tb se pode fazer um pouco de arroz branco e fritar umas batatas.

Nota: existem no mercado uns "rabos" de lagosta congelados que se tornam mais baratos e são perfeitos para esta receita de cataplana. À quem utilize os "lombos de lagosta", uma espécie de delicias do mar, estes sim completamente em conta.

Esta receita tb se aplica perfeitamente a uma cataplana de peixe utilizando, por exeplo, tamboril, maruca, camarão e ameijoas... É sem dúvida uma excelente receita base para diversas cataplanas!!!  Wink

Espero que gostem!!!  Kiss
« Última modificação: Outubro 10, 2005, 10:58:04 am por Raposa » Registado

Mokinita
Mónica
Petiscólico

« Responder #1 em: Outubro 10, 2005, 10:57:00 am »

Cry  que receitas tão boas... e eu não as posso fazer  Cry 

tenho de pedir ao Pai Natal uma cataplana!  Cheesy
_________
Mónica
Registado
coelhinha
Mestre de Culinária

« Responder #2 em: Outubro 10, 2005, 10:59:03 am »

As cataplanas n asão assim mt caras, acho que as maiores devem custar aí uns 20€.
Registado

coelhinha
Raposa
Petiscólico

« Responder #3 em: Outubro 10, 2005, 10:59:37 am »

Nem sabes o que perdes!!! Aposto que se tivesses uma cataplana a utilizavas mais vezes que aquelas que estavas à espera...  Wink
Registado

Mokinita
Mónica
Petiscólico

« Responder #4 em: Outubro 10, 2005, 11:00:32 am »

lá vou eu explicar tudo outra vez!! lolol...  Grin

eu tenho placa vitrocerâmica de indução e as cataplanas normais não dá! entendes? tem de ser uma própria para indução

custa 75 euros nas Amoreiras! já andei a namora-lá  Wink
________
Mónica
Registado
coelhinha
Mestre de Culinária

« Responder #5 em: Outubro 10, 2005, 12:01:32 pm »

Ah Mónica tens razão. Eu tb tenho placa mas a minha cataplana é das normais e consigo utiliza-la, embora seja verdade q qd começa a aquecer começa a tremer um pouco.
Registado

coelhinha
Mónica
Petiscólico

« Responder #6 em: Outubro 10, 2005, 12:03:47 pm »

mas a minha placa nem sequer liga! tem de ser tachos com o fundo próprio  Undecided
________
Mónica
Registado
coelhinha
Mestre de Culinária

« Responder #7 em: Outubro 10, 2005, 12:08:26 pm »

pois a minha é placa vitroceramica, mas n é de indução - por isso é que consigo
Registado

coelhinha
Mónica
Petiscólico

« Responder #8 em: Outubro 10, 2005, 12:36:16 pm »

isso mesmo...  é essa a diferença!  Undecided
________
Mónica

Registado
ddar
Petiscólico

« Responder #9 em: Outubro 10, 2005, 13:51:14 pm »

Raposa, "rabos" de lagosta congelados? Huh Onde arranjas?
Não conheço? Aquelas delicias de lagosta tipo delicia do mar, comi estes dias em casa de uns amigos num arroz de marisco e não gostei muito, acho que fica um pouco enjoativo!
Mas esses "rabos" é de lagosta mesmo? E há onde?

Queria experimentar esta receita e sempre era mais económico!
Registado

Raposa
Petiscólico

« Responder #10 em: Outubro 10, 2005, 14:06:22 pm »

Em relação às delicias de lagosta, não sei se fica bom ou não, mas como não sou grande fã de delicias do mar acho que tb não vou gostar muito das outras...

Os rabinhos da lagosta já encontrei em alguns sítios, inclusivé no viveiro de marisco onde costumo fazer compras. Para além de terem marisco vivo tb têm uma secção de congelados onde vendem tanto a lagosta inteira como só os rabinhos congelados. Sempre sai mais barato, ou melhor, menos caro!!!

Esta receita é perfeita para um jantarinho a dois, não?! (para muita gente é que não dá!  Cheesy )

Espero ter ajudado, Ddar!!  Kiss
Registado

Mokinita
ddar
Petiscólico

« Responder #11 em: Outubro 10, 2005, 14:41:45 pm »

Esta receita parece ser muito boa mesmo!
E eu e o meu namorado adoramos usar a nossa cataplana. Compramo-la em finais de Agosto e já usamos umas 6 ou 7 vezes.
E esta é mais uma para a lista.

Vou tentar descobrir por aqui os rabos de lagosta. Nos hipers nunca vi mas ver em alguma loja de congelados. Se bem q há uma peixaria que eu acho que tem viveiro de marisco não sei tb têm congelado!
Obrigada Kiss
Registado

xinesa
Petiscólico

« Responder #12 em: Outubro 10, 2005, 18:12:05 pm »

esta receita parece bastante boa!!!!!!!!!!!! mas lagosta e muito caro.......
tenhu que ganhar coragem para comprar uma para fazer esta receita
Registado

Raposa
Petiscólico

« Responder #13 em: Outubro 11, 2005, 08:48:57 am »

Xinesa, experimenta a fazer esta receita compensando a falta da lagosta com um pouco mais de tamboril e camarão, por exemplo.

Tb podes substituir a lagosta por outro marisco (navalheiras, sapateira) ou por outro tipo de peixe (maruca). Fica boa de qualquer maneira!!!

Depois se gostares já é mais seguro "investires" na lagosta a próxima vez que a fizeres, certo?!  Wink
Registado

Mokinita
Mónica
Petiscólico

« Responder #14 em: Outubro 11, 2005, 09:17:18 am »

ai Raposinha... tens sugestões tão boas!!  Wink

quanto mais comentas as receitinhas mais vontade tenho de ir a correr comprar o raio da cataplana
________
Mónica
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Marisco  |  Tópico: Cataplana de Lagosta
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar