22590      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Veado com vinho tinto" "Biscoitinhos Amanteigados de Maizena"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Bolos e bolinhos  |  Tópico: Tarte de abóbora
Páginas: [1]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Tarte de abóbora  (Lida 5258 vezes)
DanSan
Petiscólico

« em: Setembro 20, 2012, 20:42:47 pm »

O Dia das Bruxas está aí a chegar e eu não penso noutra coisa desde meados de Agosto XD E esta tarte é óptima para esse dia Smiley
Ok, sem querer fazer publicidade, abriu uma loja de produtos americanos em Lisboa e eu sempre quis experimentar fazer esta tarte com puré de abóbora enlatado que é um ingrediente curriqueiro na América. No entanto eu sempre que fazia isto era com abóbora por mim cozida ou assada, depois descascada, depois espremida, depois feita em puré.... ufa.... um trabalhão! Para depois ficarmos reduzidos a um punhado de puré de abóbora de uma abóbora de 3 quilos  Undecided e não é que a loja americana tem estas latas de puré de abóbora?  Grin Oh happy day!
Bem, passando à receita (eu fiz a massa para a base e tudo! Grin).

Massa base (eu não tenho olho para isto e, para o tamanho da minha tarteira, estas quantidades fazem muita sobra, mas pode-se congelar ou refrigerar e usar noutra altura Cheesy):
2 chávenas de farinha (250ml)
1 colher de chá de sal
113 gr. + 113 gr. de manteiga (dividi porque vai ser adicionada em duas vezes)
cerca de 5 colheres de sopa de água gelada

Convém manter todos estes ingredientes refrigerados e é importante trabalhar a massa depressa.
Deitar a farinha numa tigela grande, adicionar o sal e misturar. Adicionar 113 gr. da manteiga, cortada aos pedaços, e misturar com a farinha, desfazendo-a com a ponta dos dedos rapidamente de modo a não derreter a manteiga. Depois cortar em pedaços maiorzinhos o resto da manteiga e desfazê-la também com a ponta dos dedos de modo a não derreter. Quando estiver uma mistura meio areada com pedaços do tamanho de ervilhas, pode adicionar-se a água, 3 colheres de sopa primeiro e amassar com a ponta dos dedos para não derreter a manteiga (é por isto que é tão importante ter ingredientes frios). Se a massa ainda não formar um corpo que se junte com relativa facilidade, adicionar mais água, pouco a pouco, até ficar uma massa mais moldável. Moldar um disco e refrigerar por cerca de 15 minutos.
Aqui deixo o link de onde tirei esta receita da massa http://www.youtube.com/watch?v=S77BzJBzCpg
Alguma dúvida com o inglês, não hesitem em perguntar! Cheesy

Ingredientes para o recheio:
Uma lata de 15 oz de puré de abóbora (425 gr. - podem usar abóbora fresca, mas lá está, têm de ter o trabalho de a cozer ou assar, descascar, espremer (que dá um trabalhão do caraças porque a abóbora tem muita água) triturar e por vezes uma abóbora só não chega para esta quantidade  Undecided)
3/4 chávena de açúcar (se for amarelo ou mascavado, melhor)
uma lata de leite evaporado (atenção que é EVAPORADO e não condensado nem cozido)
2 ovos
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre
1/4 colher de chá de cravinho em pó
1/4 colher de chá de noz moscada em pó
1/2 colher de chá de sal

Misturar e bater todos os ingredientes até obter um líquido homogéneo e reservar.

Vamos então estender a massa até cerca de meio centímetro de espessura, untar uma forma para ir ao forno, e com a ajuda do rolo da massa colocar a massa na forma e guiá-la cuidadosamente para a forma de modo a não parti-la. Retirar o excesso (eu deixo sempre ficar cerca de um dedo de massa de fora do rebordo da forma para fazer aquelas ondinhas) e, se quiser, fazer um rebordo bonito na massa.

Mexer o recheio e despejar na forma com a massa.

Levar a forno pré-aquecido a 218.ºC. durante 15 minutos e depois baixar a temperatura para 176.ºC. e deixar cozer por mais cerca de 50 - 55 minutos.
Possivelmente a tarte ainda estará meio "tremida" no meio mas é normal, ela depois ganha consistência.

Servir fria e, se desejar, com uma colherada de natas batidas com algum açúcar.

Daqui retirei a receita para o recheio - http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=BwIjNEBDpa4&NR=1

Nota: os americanos têm tudo feito... tudo! A receita para o recheio pede 1 colher de sopa de mistura de especiarias para tarte de abóbora -_- e eu pesquisei e é uma mistura de canela, gengibre em pó, noz moscada, pimenta e cravinho. Mas eu não adicionei a pimenta porque o gengibre já lhe dá um picantezito, mas para quem quiser, aqui fica a receita para fazer esta mistura (mas a pimenta é inteiramente opcional):
3 colheres de sopa de canela em pó; 2 colheres de chá de gengibre em pó; 2 colheres de chá de noz moscada em pó; 1 1/2 colheres de chá de pimenta em pó; 1 1/2 colheres de chá de cravinho em pó - misturar tudo num frasquinho e está feito.

Fotos da delícia!

« Última modificação: Setembro 20, 2012, 20:56:55 pm por DanSan » Registado

bye_xinha
Servente de Cozinha

« Responder #1 em: Setembro 21, 2012, 13:10:09 pm »

UAU... Grin
que bom aspecto!!obrigado por essa fantástica receita, também sou fã do halloween, será que me podes enviar a morada da loja e o nome em privado!!obrigado
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #2 em: Setembro 22, 2012, 12:16:30 pm »

Muito obrigado! Cheesy Já enviei a resposta privada Wink
Esta tarte é boa para desenjoar de tartes muito doces, e é uma relíquia do Outono porque aquele cheirinho a especiarias invade a casa e é uma completa tentação  Babar
Registado

Bazinha
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #3 em: Setembro 23, 2012, 09:21:54 am »

deve ser uma maravilha
Registado
DanSan
Petiscólico

« Responder #4 em: Setembro 23, 2012, 23:22:28 pm »

É uma autêntica perdição de Outono! Cheesy:D:D Todos aqueles aromas numa só tarte são suficientes para aquecer até o dia mais frio de Inverno  Cool
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Troca de Receitas  |  Doces e Sobremesas  |  Bolos e bolinhos  |  Tópico: Tarte de abóbora
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar