Petiscos
Dezembro 16, 2019, 10:40:39 am *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: sushi?! alguem m ajuda?  (Lida 34369 vezes)
cneves
Cozinheiro de Microondas
*

« em: Março 25, 2006, 17:52:11 pm »

ola gostaria de saber como se faz o sushi?alguem tem a receita? adorava fazer ca em casa pois aprecio imenso a cozinha japonesa.obrigado.
Registado

meus anjos 2 na terra e um no ceu!
decamacho
Petiscólico

« Responder #1 em: Março 26, 2006, 18:44:03 pm »

Ola cneves Smiley
na revista da mulher moderna, comemorativa do 10º aniversario (nº 120), vem como fazer passo a passo... as folhas vi à venda no Celeiro.
Espero ter ajudado!
Registado

Cristina
martaA
Servente de Cozinha

« Responder #2 em: Março 27, 2006, 15:45:52 pm »

Olá cneves. Dá uma olhadela nestes sites:  http://www.temaki.com.br/receitas.htm

http://www.jfservice.com.br/cgi-bin/sabor/sabor?s=1005&rec_codigo=1246

Ajudou?  Kiss
Registado

marta
cneves
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #3 em: Março 27, 2006, 22:11:08 pm »

ola martaA OBRIGADA PELA DICA NEM SABES O KANTO  AJUDAS TE! EU ADORO COMIDA JAPONESA E TUDO O Q E ORIENTAL. AMANHA VAI HAVER SUSHI CA EM CASA DE CERTEZA! OBRIGADA MAIS UMA VEZ BJKS
Registado

martaA
Servente de Cozinha

« Responder #4 em: Março 28, 2006, 12:44:45 pm »

ola martaA OBRIGADA PELA DICA NEM SABES O KANTO AJUDAS TE! EU ADORO COMIDA JAPONESA E TUDO O Q E ORIENTAL. AMANHA VAI HAVER SUSHI CA EM CASA DE CERTEZA! OBRIGADA MAIS UMA VEZ BJKS

Sempre ás ordens!!!!  Wink E BOM APETITE. Jokas  Kiss Kiss
Registado

marta
cfp
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #5 em: Março 30, 2006, 18:32:19 pm »

Sugestão se és de Lisboa: Vai ao Martim Moniz e junto em qualquer das lojas chinesas encontrarás tudo o que necessitas para fazer sushi, com excepção dos frescos, mas já lá vamos...

Compras no Martim Moniz: arroz de sushi, vinagre de arroz, soja japonesa, esteira para enrolar, wasabi em bisnaga, nori (folhas de algas) e sementes de sésamo (as brancas são mais apreciadas) e gengibre de conserva.
Compras na praça: peixe fresco (atum, salmão, já em lombinhos limpos); vegetais (cebolinho ou coentros, pepino) e fruta (manga, pera abacate). Ou quaisquer outras à medida que te vais aventurando. Tudo é permitido.

Em casa e cerca de 2 horas antes, colocar o peixe no congelador para facilitar o corte. Afiar uma faca e preparar a bancada de trabalho com uma tábua grande, uma tigela grande com água e um pano onde pousar a esteira e obrigatóriamente junto a água corrente. Escusado será dizer que a higiene é a marca do sushi.

Faça o arroz deixando-o ferver 10 minutos no dobro da água, com menos sal que o habitual. Depois de apagado o forno deixar outros 10 minutos e juntar vinagre de arroz a gosto: comece com 1 colher de sopa por cada chavena de arroz que fez e vá juntando mas não deixe que o sabor se torne demasiado evidente.

Entretanto pode preparar o sésamo numa pequena frigideira, sem nada até começar a ouvir estalidos. Cuidado, se ficarem escuros serão também amargos.

Enquando o arroz arrefece descasque cuidadosamente os vegetais e a fruta e retire as sementes. Corte tudo em lascas de menos d 1 cm de lado e o mais compridas possível. Arrume-as na tábua sem as misturar. O cebolinho é feito em fios e aos coentros tiram-se as folhas.

Se gosta de wasabi (a pasta verde super picante) prepare-a caso tenha comprado em pó. Atenção que 1 gota de água e 2 colheres de café bastam para muitos rolos.

É hora de cortar também o peixe de tiras semelhantes com a tal faca que afiou, de juntar tudo perto de si e de começar a criar.

Sobre a face da esteira sem arestas e com as mãos secas, coloque uma folha de nori com a rugusidade para cima. Construa sobre ela, e no mesmo sentido das tiras da esteira, uma "cordilheira de arroz que calcará de seguida sem chegar a tapar totalmente a folha no lado oposto a si. Se todos apreciarem, espalhe um fiozinho de wasabi e coloque sobre ele a combinação que desejar de frescos (pode ser só peixe, só fruta, ou qualquer mistura) a cerca de 3 cm da extremidade do nori perto de si. Cubra os frescos com o arroz e o nori, flectindo e pressionando a esteira sobre eles e vá enrolando com pressão, assegurando-se que se está a erolar sobre si mesmo. Uma vez terminado retire simplesmente a esteira e corte-os em fatias de não mais de 2 cm com uma faca afiada e molhada.

Mais tarde poderá tentar fazer rolos com o arroz à vista, coberto de sésamo mas terá de aprender a virar a esteira antes de colocar os frescos . Um vez feito o rolo, de forma idêntica, role-o sobre o sésamo ou até sobre caviar.

Na mesa coloque tigelas com soja; montinhos de wasabi e gengibre em conserva e deixe que apreciem o seu trabalho.

Paciência e boa sorte !
Registado
cneves
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #6 em: Março 30, 2006, 20:03:00 pm »

obrigada pela paciencia! de facto estou apaixonda pela cozinha japonesa,infelismente n tenho a oportunidade de visitar  a loja k recomendas pois sou do porto! mas de qualquer forma agradeço a dica e ja anotei tudo na minha pastinha! obrigada novamente pela atençao.
Registado

Marta H.
Mestre de Culinária

« Responder #7 em: Novembro 20, 2006, 19:57:17 pm »

Fantástica descrição!!

Tenho que ir ao martim moniz à procura das lojas (costumo comprar o material no corte inglês, aposto que é estupidamente caro...)
Registado
maria ziza
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #8 em: Setembro 12, 2007, 21:27:04 pm »

já andei no martim moniz à procura desse tipo de loja mas não encontrei!......diga-se de passagem que também sou algo distraída..... Cheesy
mas onde há lojas dessas exactamente? ali perto da praça da figueira por exemplo? ou mais pro outro lado?  Huh
Registado

Marta H.
Mestre de Culinária

« Responder #9 em: Setembro 13, 2007, 05:19:06 am »

Essa é uma boa pergunta, também já lá andei e não vi loja nenhuma...
Registado
Ali
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #10 em: Setembro 14, 2007, 11:02:35 am »

Para quem vem do lado da Praça da Figueira em direcção à Almirante Reis, existe um supermercado Chinês logo a seguir ao centro comercial do Martim Moniz (o que fica no lado direito). Logo a seguir, no inicio da rua Almirante Reis (penso que o inicio da rua até tem outro nome...) há outro supermercado Chinês do lado direito.
Registado
carol123
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #11 em: Fevereiro 17, 2008, 23:25:00 pm »

Olá a todos e boa noite!!

Este é o meu primeiro post, e fico contente por poder ajudar em alguma coisa, já que este forum me tem ajudado IMENSO desde que casei (e, logo, me pus a fazer experiências a cozinha!): para além das duas lojas do Martim Moniz, existe uma loja enorme mesmo à entrada de Sacavém (para quem vem do lado da Portela), chama-se Exotic Asia Market, e tem tudo o que possam imaginar que seja necessário à comida japonesa, chinesa e indiana. Fica aqui a morada certa: R. Maria Umbelina, 5 r/c, Sacavém. 
Tenho lá ido muitas vezes às especiarias indianas e tb para comprar as coisas para fazer sushi...
« Última modificação: Fevereiro 17, 2008, 23:44:27 pm por carol123 » Registado
ella
Mestre de Culinária

« Responder #12 em: Fevereiro 18, 2008, 01:15:42 am »

E já agora no Porto?
Onde há lojas dessas tipo as do Martim Moniz?
( sem ser Supermercado Corte Inglés pois como já foi referido é caro  Grin)
Registado
fiorenza
Petiscólico

« Responder #13 em: Janeiro 18, 2010, 13:54:29 pm »

estou a pensar aventurar-me no sushi  Embarrassed
Registado
DanSan
Petiscólico

Doce!

« Responder #14 em: Janeiro 18, 2010, 15:12:32 pm »

É trabalhoso e dispendioso... mas também é delicioso. Tenho aqui alguns livros de culinária japonesa, qualquer coísa é só pedirem e eu vejo se consigo ajudar Wink
Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: