22574      

Últimas Receitas Pesquisadas:"Creme de Laranja no Forno" "Arroz Chinês"    ver mais
Forum
 .
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Início Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Licores e coktails..  |  Tópico: Mais uma receita de Sangria (Tinta)
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Mais uma receita de Sangria (Tinta)  (Lida 84654 vezes)
JC_PT
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #30 em: Setembro 04, 2006, 08:27:32 am »

Obrigada pela sugestão e ainda bem que perguntei! Grin Grin Grin
Mas vou ter q fazer algumas alterações á sua receita: não tenho em casa Gin nem Coientreau, vou por vinho do Porto.
Tenho licor de tangerina caseirinho mas não é azedo, será q devo por um bocadinho???
Desculpe tanta pergunta mas como percebe disto bem melhor do que eu e queria fazer uma sangria boa.
Muito obrigada Wink

De nada, a sangria é uma bebida com milhares de receitas possíveis.

O essencial é uma boa base: fruta, açucar e aguardente, que até pode ser de vinho verde (se tens acesso facilitado a esse precioso néctar, cada vez mais escasso) desde que não seja muito nova e consequentemente acidulada. Se a aguardente for demasiado ácida podes tentar corrigir com mais açucar (ai, se o meu fígado ouve isto ainda entra em greve... Cheesy). Também tenho usado, com sucesso, uns muito doces cognacs franceses (daqueles que se arranjam, de vez em quando no Carrefour, a preço de saldo).

O Gin e o Cointreau são os meus catalisadores favoritos, mas estão longe de ser fundamentais e "históricos". Para dizer a verdade, nas receitas de sangria mais antigas que encontrei (1910-Espanha/1918-Portugal) nem sequer há nota de adições à base. É só aguardente, açucar e fruta macerada, com Jerez, Madeira ou Porto para temperar e fruta não esborrachada para decorar (as já famosas laranjas amargas que ninguém queria). Daí que a sangria ibérica seja considerada uma descendente dos ponches (punches) e saia fora da categoria dos cocktails... A sangria "original", para o meu palato, é demasiado bruta e daí a adição "moderna" do Gin e do Cointreau, para se conseguir beber.

O vinho do Porto pode muito bem substituir o Cointreau (ajudando o vinho tinto a dar "corpo" à sangria) e acredito que o licor de tangerina lhe empreste o carácter cítrico que tanta falta faz para cortar o bafo alcoólico da base de aguardente. Parece-me uma boa conjugação que até tenho de experimentar.

Podes apurar a tua sangria, misturando mais aguardente e/ou mais limão, caso queiras um final mais forte ou mais àcido e ainda reforçar a base macerada com mais laranjas e limões.

Cheguei a esta receita depois de fazer muitas sangrias intragáveis e de escutar, testar e adaptar outras tantas dezenas de receitas de outras pessoas. Não é estática - nem pode ser - a bem da verdade histórica: os ingredientes fundamentais arranjam-se (fruta, açucar, aguardente), o que não conseguimos é fazer andar para trás o tempo e replicar as condições dos lugares onde a sangria nasceu e as "afinações" pessoais dos seus percussores...

Por isso cabe-nos a nós faze-la evoluir.

Em resumo e neste caso o que deves fazer é reforçar a dose de laranjas e limões na base macerada, acrescentar o Porto e o licor de tangerina e um pouco mais aguardente na mistura posterior e corrigir com açucar e sumo de limão (ao teu gosto) antes de pores a sangria no frigorífico.

Depois conta como correu... Wink
Registado

JC
ddar
Petiscólico

« Responder #31 em: Setembro 04, 2006, 08:35:28 am »

Bem ... JC, é cada explicação melhor que a outra! Shocked
Vou experimentar sim, ainda esta semana e, claro, que conto tudo! Wink
Registado

ddar
Petiscólico

« Responder #32 em: Setembro 07, 2006, 09:29:30 am »

Já está em fase de fermentação Grin Grin logo à noite já provo e amanhã dou notícias! Wink
Mas depois de provar "a quente" e rectificar com mais açucar pq estava mt ácida pareceu-me que vai ficar boa.
Fiz só com 1 garrafa de vinho, é q lá em casa só somos 2! E com o vinho e as demias bedidas, açucar e fruta tenho uma caneca de 2 litros cheia Shocked E ainda é para misturar 7up nos copos!! Se fizesse com 2 garrafas tinha q ir vender sangria para a rua ou ficavamos a dormir 1 semana! Grin Grin Grin Grin
Utilizei laranja, lima, limão, maçã verde (da árvore lá de casa mas não sei o nome), pêssego (de roer), hortelã e canela em pau, açucar amarelo, vinho tinto maduro (porta da ravessa), aguardente amarela (caseira), vinho do porto e licor de tangerina (feitinho por moi Wink).
E para "espremer" a fruta utilizei uma garrafa vazia (devidamente lavada) pq com a colher de pau não ía lá! Grin Grin Grin
Amanhã dou mais notícias Wink
Registado

JC_PT
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #33 em: Setembro 08, 2006, 08:34:18 am »

Parece-me uma óptima receita!

Os ingredientes que escolhestes parecem ter um equilíbrio de sabores, levando em conta o sabor final da sangria, que - de certeza - contribuem para uma óptima sangria!

O único ingrediente que não usaria, porque nunca percebi que função pode ter numa sangria - para além de a "secar" ainda mais e roubar um bocadinho do sabor da síntese entre a aguardente e a fruta é a canela. Mas é corrente e acredito que o vinho do Porto e o licor de tangerina se ocupem de lhe estragar os planos de "tomar conta" da sangria. De qualquer forma, e como quando acabares de beber essa sangria, ainda ficas com a massa do fundo para fazer outra, sempre podes tirar a canela.

A menos que, como acontece aqui por casa onde vivem pessoas indefectíveis da canela, tenha de ter uma caixinha de paus de canela para por nos copos dessas pessoas!! Cheesy Cheesy

Estou cheio de curiosidade para saber como correu a tua sangria!
Registado

JC
ddar
Petiscólico

« Responder #34 em: Setembro 08, 2006, 08:44:54 am »

Como correu a minha sangria??? Lindamente! Está óptima!!! Wink
Confesso q já tinha experimentado fazer sangria tinta por 2 vezes e não gostei muito mas desta vez, está um espetáculo! Achei a receitinha certa para a minha sangria tinta! Adoramos!! E logo à noite vai haver mais gente a provar, vamos ver os comentários, mas só podem ser bons!  Cheesy Cheesy
Muito obrigada JC por partilhares connosco uma receitinha tão boa e que tão bem sabe Wink
Quanto à canela eu adoro canela mas realmente e agora q falas nisso não notei o sabor da canela na sangria Roll Eyes
E sinceramente, tb não lhe faz falta nenhuma Cheesy Cheesy Como tu dizes, o vinho do porto e o licor de tangerina devem ter-lhe estragado os planos Grin Grin Grin
E, claro, mais que merecido, cá vai um pontinho! Cheesy
Registado

JC_PT
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #35 em: Setembro 09, 2006, 15:51:58 pm »

Obrigado Dulce!

Ainda bem que ficou boa. É quase uma receita perdida para os cocktails - de cada vez que bebo uma num restaurante fico angustiado. Ainda bem que há quem consiga preservar o espírito inicial da receita..

Registado

JC
aicirtap
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #36 em: Outubro 16, 2006, 00:07:19 am »

gostaria de saber fazer a brtanac que é a minha preferida! alguem explica?
Registado
aicirtap
Cozinheiro de Microondas
*

« Responder #37 em: Outubro 16, 2006, 00:09:12 am »

ops lol a branca keria eu escrever!
Registado
first
Petiscólico

« Responder #38 em: Outubro 16, 2006, 08:04:10 am »

Juro que não sei , mas o JC_PT deve dar-te um esclarecimento longoginal e até eu vou estar de olho para ver.
  é que além de me manter informada já me despertou interesse pela sangria e brevemente vou experimentar.
  só hoje vi este tópico mas fez-me recuar no tempo e imaginei-me numa espreguiçadeira com os pés em leque , um copo de sangria na mão, e um índigena daqueles mulatos e bem torneado a abanar umas folhas de palmeira para me refrescar,e espero fazer-vos rir neste dia de chuva.
Registado

JC_PT
Aventureiro da Cozinha
**

« Responder #39 em: Outubro 16, 2006, 13:04:58 pm »

gostaria de saber fazer a brtanac que é a minha preferida! alguem explica?

Claro que sim, mas vou criar um tópico só para esse fim.

É que a sangria branca não tem nada a ver com a sangria tinta. São coisas tão afastadas como um robalo o é de uma posta mirandesa... e não se dão lá muito bem.

Para mais a sangria tinta tem o condão de poder ser bebida satisfatóriamente no Outono/Inverno, moderando a "quantidade" de frio que se lhe dá. Já a branca é ultra-dependente do friasco dos congeladores e frigoríficos. Mas só de pensar em sangria branca já me está a dar os "calores", mesmo com uns modestos 22 graus lá fora...

Registado

JC
first
Petiscólico

« Responder #40 em: Novembro 03, 2006, 08:03:25 am »

Bom hoje decidi dar-te o meu pontinho, bem sei que já não está calor , mas como no feriado houve quem me trouxe laranjas amargas , aproveitei para pôr em prática esta receitinha e fiz com uma aguardente que já leva 10 anos dentro de um barril de casca de carvalho , portanto está amarelinha e com um gostinho .....bom voltando á sangria pois está a descansar no frigo e pelo que provei não está mal de todo, utilizei maçãs camoesas e vinho que já tem 7 anos , isto para falar em alguns pontos que tanto relevo tiveram na descrição inicial. Wink Wink
Registado

Páginas: 1 2 [3]   Ir para o topo
Imprimir
Petiscos  |  Comunidade dos Gulosos!  |  Licores e coktails..  |  Tópico: Mais uma receita de Sangria (Tinta)
Ir para:  

Receitas Minhas Receitas

Bacalhau    
    Livros de Receitas

Comunidade

Extras

Tem algum comentário ou sugestão a fazer?
 Fale connosco!    Anuncie connosco!

Acompanhe as novidades aqui:

| |

© Petiscos.com.Todos os direitos reservados.

Sites Associados para petiscar