Nome da Receita:Bolo do Homem-Aranha
Número de pessoas:Bem partidinho deu para umas 20 e tal pessoas :-)
Preparação:Viva!
Há muito tempo que não venho a este forum fazer nada, mas chegou-se a altura de mais um aniversário e calhou o tema ser o "Spiderman", coisa que merecia um bolo especial.
A ideia original era arrojada: fazer duas torres de arranha/céus e ter o Homem-Aranha a balançar entre elas. Bastou pensar um pouco para perceber que isso iria ser complicado e dar trabalho, e como se começou a fazer o bolo às 22:00, desmoralizámos de imediato. Passou assim a ser apenas um arranha-céus com o Homem-Aranha lá colado de lado.
Começámos entusiasmadamente a fazer o bolo. Uma grande diferença entre este ano e os anos transactos é que a "Maria" comprou uma Bimby!
Adeus meia-hora a bater ovos! Adeus grumos! Adeus massa encruada! Fizemos o bolo de cenoura como mandavam as instruções e correu às mil maravilhas e sem nenhum stress.
Como não tínhamos forma alta fizemos numa forma baixa, ficando um bolo espalmado. Assim tivemos de fazer dois, recheando o meio.
Íamos para cortar o bolo quando se percebeu que esta coisa de montar um arranha-céus em partes ia dar asneira... ainda pensei em segurar a estrutura com palitos no interior, mas isso depois ia dar problemas para o corte das fatias Além disso, em termos de decoração temática, se se retirasse o boneco do Homem-Aranha do prédio íamos ficar apenas com uma porcaria de um bolo que parecia um prédio.
Mudança de planos de última hora: nada de prédios, era melhor fazer uma cobertura subjacente ao tema e depois de uma curta busca pelo Google achei melhor e mais rápido fazer o sinal do Aranha, só precisava que o bolo fosse redondo.
Como não era redondo, recortei-o.

Prosseguiu-se para os recheios e cremes. Mais uma vez, adeus meia-hora-a-mexer-o-açúcar-até-ficar-no-ponto-de-fio! E fazer a cobertura colorida, uma tarefa que me recordo ser penosa, com muitas mexidelas e testes de consistência, foi coisa que passou a demorar 30 segundos... vá lá, um minuto, contando com a adição do corante vermelho até conseguir o vermelho do fato do Spiderman.
(isto parece um anúncio à Bimby, mas não é! Eu até tenho o meu monte de críticas à maquineta, mas sem dúvida que nestas tarefas a maquineta é genial!)

Ao tornar o bolo redondo verificámos que ficou pequeno. Mas havia todas as outras sobras e tinham de ser aproveitadas, vai daí, achámos que ficava bem fazer uma espécie de "queques" abolachados e adicioná-los ao tema

Desenhar as aranhas foi uma tarefa penosa, não tanto pela dificuldade do desenho mas pelo facto de ser preciso manter o ponto de temperatura ideal do chocolate de forma a ser suficientemente líquido para poder ser maleável e se poder desenhar com ele, e ao mesmo tempo não estar muito quente, senão não conseguia segurar a bisnaga para fazer o desenho. Tive de reaquecer o chocolate 3 vezes e fiquei com os dedos quase cozidos, mas acho que valeu a pena!
Eis o resultado final:

E pronto, espero que tenham gostado.
Dicas/Notas:Para conseguir o vermelho uniforme e ideal foi preciso metade de um frasco de corante vermelho... usar a quantidade indicada implicaria ficar com um Homem-Aranha com fato cor-de-rosa!
Para fazer os desenhos, depois de experimentar vários lápis de desenho de pasteleiro cheguei à conclusão que são tudo porcarias que não servem ao efeito e apenas nos fazem gastar dinheiro: arrefeciam o chocolate num instante e não dava para desenhar com eles. A solução adoptada foi meter a pasta de chocolate dentro de um saco de plástico e fazer um buraquinho na ponta. Depois envolve-se o saco de plástico num pano, não evitando algumas queimadelas mas pelo menos conseguindo desenhar, coisa que com os lápis de pasteleiro me foi impossível!