Massa de Filó (Bimby)

( 1 voto )
Loading...
Imprimir Receita

Ingredientes

  • Adicionar à lista de compras +

Preparação

  • Peneire a farinha, com excepção de 2 colheres de sopa. Coloque-a num recipiente grande e abra um buraco no centro. Coloque dentro do buraco, 1 ovo, 1/2 copo de água, 1/2 colher cheia de margarina derretida e sal. Misture e amasse bem estes ingredientes. Polvilhe a massa com a restante farinha e deixe repousar durante 15 minutos coberta com um pano húmido.
    Com o rolo da massa, estenda-a até ter 2 centímetros de espessura. Espalhe por cima 3 colheres de sopa de margarina amolecida. Corte a massa em três porções, colocando umas por cima das outras. Estenda essas três porções de massa, e espalhe por cima a restante margarina. Corte de novo em três peças, e volte a colocá-las umas sobre as outras. Amasse durante alguns minutos e forme uma bola.
    Divida a massa em bolas um pouco maiores do que uma bola de ténis, e estenda cada uma de forma a obter a finíssima yufka.
    Depois de ter estendido a massa com um rolo da massa espesso até obter o tamanho e a forma de um prato, estenda-a cuidadosamente com o oklava, enrolando toda a massa no rolo. Com o rolo nas mãos e agarrando a massa ao mesmo tempo, faça-a chegar até às extremidades do oklava. Depois, abra a massa e repita a operação, desta vez com a outra extremidade da massa. Continue até a massa ter cerca de 60 centímetros de diâmetro. Deixe secar um pouco antes de utilizar.

    Vai precisar de um rolo para esticar a massa com a espessura de um dedo e com cerca de 80 centímetros de comprimento chamado oklava. Esse rolo será muito útil para ajudar a obter espessura finíssima da yufka, comparável a uma folha de papel. No entanto, se não encontrar um rolo com estas dimensões, pode sempre tentar com um vulgar rolo da massa, mais espesso.

    Receita colocada por Cazinha em Forumbimby.com

Fonte: Receita colocada por Cazinha em Forumbimby.com

Publicada em Mais de um ano
0 impressões
3 visualizações
Guardada em 0 favoritos
x

Registrar

Palavra passe perdida