1. Coloque a farinha num monte e deite no meio a banha, o sal a gostoe a água, amasse ligeiramente. Cubra-a com um pano húmido e leve-a ao frigorífica pelo menos 1 hora
2. Corte a galinha em bocados. Coloque-a num tacho e junte a cebola cravejada de cravos de cabecinha, o toucinho. pimenta em grão, o ramo de salsa, um fio de vinagre e cubra com água. Leve ao lume e deixe a carne cozer brandamente até estar bem tenra.
3. Retire do lume e corte a carne e o toucinho em bocadinhos.
4. Passe o caldo por um passador. Aproveite 250 ml de caldo e junte as gemas, leve ao lume sem ferver, mexendo sempre, até que o molho engrosse . Retire do lume e junte à carne. Tempere com sal, pimenta,noz-moscada e sumo de limão. Deixe em repouso até arrefecer.
5. Estenda a massa e forre as formas de empadas previamente untadas com manteiga. Encha as formas com o recheio e tape com uma tampa de massa recortada com uma forma.
6. Una os bordos, pincele com ovo batido e leve a cozer em forno quente.
Pode preparar as empadas com sobras de carne branca como galinha, frango ou perú. Para dar um sabor mais intenso pode acrescentar pedacinhos de chouriço.
Já experimentei várias massas, mas é este a que mais me agrada. Retirei-a de uma revista de culinária. Espero que gostem.