Lave as batatas, descasque e lave-as novamente. Rale na parte grossa do ralador ou use um ralador próprio para cortar à julienne, aparando as tiras de batata numa tigela com água. Em seguida, escorra a água e seque a batata muito bem com toalha de papel. Troque o papel várias vezes até a batata ficar com pouca umidade.
Leve ao fogo uma panela com o óleo por 4 minutos, ou até atingir 175°C. Divida a batata em 4 porções e coloque uma porção numa peneira funda e pequena de aço ou de ferro, de forma a cobrir toda a lateral da peneira. Se preferir, use uma peneira específica para fazer ninhos de batata. Mergulhe a peneira e frite por 5 minutos, ou até dourar. Retire a peneira do fogo e desenforme o ninho cuidadosamente.
Disponha os ninhos sobre toalha de papel para escorrer o excesso de gordura e salpique sal. Repita o processo até fritar toda a batata e reserve.
Lave os filés de frango e elimine as aparas. Disponha os filés de frango na parte superior de uma panela própria para cozimento a vapor, com água fervente na parte de baixo. Cozinhe por 15 minutos, ou até os filés ficarem macios. Retire do fogo, desfie o frango e reserve.
Coloque numa panela o azeite de oliva, a cebola, o curry e o frango. Refogue, mexendo de vez em quando, por 6 minutos. Misture o creme de leite e acerte o sal. Cozinhe por mais 4 minutos e retire do fogo.
Distribua os ninhos de batata em pratos e recheie com o refogado de frango. Sirva com a salada de rúcula.
Dicas:
Não guarde batatas na geladeira, porque a baixa temperatura transforma o amido em açúcar e deixa um sabor adocicado não muito agradável depois de cozida. O mais indicado é usar as batatas até 15 dias depois de comprá-las.