Queijo fresco

( 1 voto )
Loading...
Imprimir Receita

Ingredientes

  • Adicionar à lista de compras +
  • Adicionar à lista de compras +
  • Adicionar à lista de compras +
  • Adicionar à lista de compras +

Preparação

  • Misture bem o leite do dia, o leite em pó e o sal. Coloque numa panela e aqueça (não deixe ferver). Apague o lume e verifique qual é a temperatura, o ideal é que esteja a 37 graus (pode fazê-lo com um termómetro de cozinha ou, se não tiver, colocar o dedo no leite. Se conseguir aguentar durante 10 segundos é porque a temperatura está correcta). Nessa altura junte o coalho e mexa bem.

    Espere 1h30 ou 2h, nessa altura o leite já deve estar coalhado. Com uma faca, faça pequenos cortes no leite para que o soro se comece a libertar. Espere mais meia hora.

    Com a ajuda de um pano limpo (eu dobrei o em duas partes, para ter duas camadas de pano sobrepostas) colocado por cima de uma peneira, comece a drenar o soro (pode colocar a mesma panela por baixo). Coloque todo o leite coalhado por cima do pano e leve ao frigorífico durante toda a noite. Tenha o cuidado de colocar uma panela grande por baixo, pois vai libertar bastante soro.

    Na manhã seguinte, salpique com mais sal e sirva. Pode aproveitar embalagens de queijo fresco ou requeijão para guardar o queijo fresco caseiro no frigorífico. Tenha sempre o cuidado de guardar o queijo em embalagens com furinhos, pois o soro libertado não deve estar em contacto com o queijo.

    Nota: O soro libertado pode ser depois utilizado para fazer requeijão, basta ferver o soro durante 5 minutos e o requeijão vai sendo libertado ao longo deste processo.

    Fonte: Fórum Bimby (Isabelinha)

Publicada em Mais de um ano
0 impressões
4 visualizações
Guardada em 0 favoritos
x

Palavra passe perdida