Confit:
Lave as coxas e as sobrecoxas do pato, retire as aparas, seque com toalha de papel e coloque-as numa assadeira refratária. Espalhe o sal grosso, o tomilho e o alho, cubra a assadeira com papel-alumínio e deixe descansar por 3 horas.
Em seguida, leve ao fogo uma panela grande com a gordura de pato por 3 minutos, ou até aquecer. Disponha as coxas e as sobrecoxas, com os temperos e retire do fogo. Assim que amornar, tampe a panela e deixe descansar na geladeira por 3 dias.
Passado este tempo, ligue o forno à temperatura média. Retire o pato da gordura, coloque numa assadeira e leve ao forno por 45 minutos, ou até a pele ficar dourada e crocante e a carne macia. Retire do forno e reserve.
Molho:
Enquanto isso, leve ao fogo uma panela com o vinho e o caldo de frango e cozinhe por 20 minutos, ou até reduzir e ficar levemente encorpado. Retire do fogo.
Acompanhamento:
Numa panela, leve ao fogo a batata-doce coberta com água por 20 minutos, ou até ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água e reserve a batata-doce.
Numa frigideira, aqueça a manteiga com o mel, junte a batata-doce e salteie até começar a dourar. Retire do fogo e reserve.
Montagem:
Faça uma cama de batata-doce e por cima coloque a coxa e a sobrecoxa confitada. Regue com o molho, salpique pimenta rosa e sirva.
Foto da Revista Menu.