Comece por cozer as postas de bacalhau. Quando estas estiverem cozidas, deixe arrefecer um pouco e depois desfie-as. Reserve um pouco da água de cozedura.
Coza também os legumes e depois corte-os em pedaços pequenos. Corte as azeitonas em pedaços. E reserve.
Pique a cebola e o alho e num tacho faça um refogado juntando o azeite. Quando a cebola estiver alourada junte o bacalhau desfiado e envolva-o no refogado. Junto um pouco (meio copo) da água de cozedura. Deixe ferver e tempere a gosto com o sal e a pimenta.
Numa taça dissolva a Maizena com um pouco da água de cozedura do bacalhau e junte-a ao preparado. Mexa até este ficar com um aspeto cremoso (se for necessário pode adicionar mais um pouco de Maizena ou água).
Ponha água a ferver numa panela. Quando esta já estiver a borbulhar, mergulhe as placas de lasanha durante cerca de 3 minutos cada uma (dependendo da panela pode colocar 3 ou 4 de cada vez). Mexa de vez enquando para evitar que estas se colem.
Num pirex, unte o fundo com um pouco de azeite (ou manteiga) e coloque placas de lasanha de forma a cobrir o fundo. Ponha por camadas: bacalhau, placas, molho bechamel, placas, legumes e azeitonas, placas, bacalhau, placas, molho bechamel e termine com placas de lasanha. Polvilhe com queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.
Pode servir acompanhada de salada. Bom apetite!
Nota: Recomendo as placas de lasanha da marca Minipreço. Opto sempre por cozê-las um pouco em água, mesmo aquelas em que a marca refere que não é necessário, pois assim o calor do forno apenas ajuda na finalização da cozedura.