Para que a massa não cole às paredes da forma / ramequins pincele de baixo para cima com manteiga à temperatura ambiente e polvilhe com pão ralado. Isto faz com que o soufflé cresça uniformemente e solto das paredes. Reserve no frigorífico.
Derreta a margarina e junte a farinha até ficar uma mistura homogénea. Depois acrescente aos poucos o leite e mexa com as varas de arame, para não fazer grumos.
Junte os cogumelos laminados e deixe cozer durante 5 minutos em lume brando.
Junte o fiambre, queijo e as gemas grosseiramente. Tempere este preparado a gosto com as especiarias e sal, tenha em atenção para que fique bem saboroso pois ainda vamos juntar as claras.
Bata as claras em castelo. Envolva 1/3 das claras à base, assim a massa fica menos grossa. De seguida envolva delicadamente com uma colher grande a restante quantidade de claras.
Deite a mistura na forma preparada e encha só até três quartos. Passa o polegar pela borda do soufflé a pressionar para dentro da massa. Isto faz com que cresça dos lados uniforme e com aspecto de "chapéu" típico dos soufflés.
Coloque no forno pré-aquecido a 200ºC e baixe imediatamente para 190ºC. Cuidado para durante a cozedura não abrir o forno.
Ao fim de 25 a 30 minutos está pronto.
Deve ser servido assim que sai do forno, senão perde toda a graça que lhe é típica.