Picar os cogumelos (piquei com uma faca, mas pode ser triturado, o resultado é que triturados ficam em pasta, mas optei por algo mais suave). Secá-los numa frigideira anti-aderente bem quente, cerca de 10 minutos, até ficar seco. Guardar no frigorífico.
Temperar a carne com sal e pimenta.
Selar a carne em todos os seus lados em azeite bem quente. Depois de arrefecer um pouco, barrar com um pouco de mostarda. Guardar no frio.
Colocar fatias de presunto estendidas umas ao lado das outras em cima de um pouco de película aderente. Barrar com os cogumelos. Colocar a carne no meio e enrolar bem apertadinho. Guardar de novo no frio cerca de meia hora.
Estender a massa folhada e pincelar com gema de ovo.
Colocar a carne, desembrulhada da película aderente, no meio da massa folhada e enrolar fechando dos lados. Voltar a guardar no frio cerca de 20 a 30 minutos
Pincelar com mais ovo à volta da massa folhada. Colocar num tabuleiro que vai ao forno previamente aquecido a cerca de 180/200 graus. Fica no forno cerca de 40 minutos.
Preparar o molho com um refogado de azeite com cebola e alho. Quando estiver tudo lourinho, colocar o vinagre e os 2 vinhos. Reduzir esta mistura a 1/4. Temperar com sal e pimenta. Colocar a margarina fria. Reduzir a 1/2. Está então pronto a acompanhar o bife...
Quando a carne enrolada estiver pronta (basta controlar a massa folhada, os 40 minutos bastam), deixá-la repousar 10 minutos. Parti-la em fatias grossas. Está pronto a servir, acompanhado do molho, que faz toda a diferença, e acompanhamentos que pretendam... Regra geral serve com puré, podem também cozer uns legumes adicionalmente ou salteá-los.