Normalmente quando faço qualquer tipo de lasanha, cozo as folhas da massa, em água fervente temperada com sal, por 3 minutos, para garantir que ficam bem cozidas. O bacalhau também se coze previamente, limpa-se de peles e espinhas. Numa frigideira, refoga-se a cebola picada, com o alho, o louro, a malagueta, o pimento cortado aos quadradinhos, até a cebola ficar loura. Junta-se a cenoura ralada e o bacalhau desfiado. Junta-se o vinho branco e a polpa de tomate e deixa-se refogar. À parte prepara-se o molho bechamel, ou se preferir use do que já se compra preparado. Num pirex dispõe-se nesta ordem: FOLHAS DE LASANHA
REFOGADO DE BACALHAU
MOLHO BÉCHAMEL
Na última camada (sobre as folhas de lasanha), põe-se o molho bechamel que sobrou, o queijo para gratinar e algumas azeitonas. Vai ao forno pré-aquecido (200ºC) a gratinar durante uns 30 minutos.
DICA: Gosto sempre de deixar a lasanha arrefecer um pouco antes de ir à mesa, de forma e que não se desmanche quando for cortada. Este prato conserva-se muito bem no frigorífico e dá para comer aquecido.